Um truque eficaz que deixará suas toalhas velhas como novas

08 Setembro, 2020
Uma solução com ingredientes naturais pode ser suficiente para deixar as toalhas limpas e macias. Do que você precisa? Por que usar esse método? Neste espaço, vamos falar sobre esse assunto.

As toalhas são um dos elementos que mais usamos em nosso lar. Portanto, é comum que com o passar do tempo, elas comecem a perder a sua capacidade de absorção e adquiram um certo odor desagradável. Afinal de contas, elas servem para tirar o excesso de umidade após tomar banho, lavar as mãos ou secar o corpo depois de um mergulho na piscina. É possível melhorar a aparência delas?

Obviamente, se as fibras das toalhas estiverem muito danificadas, é impossível deixá-las como novas após a lavagem. No entanto, se elas apenas estiverem encardidas e envelhecidas, podemos usar um método simples para branquear e amaciar o tecido. 

Em que consiste esse método de limpeza para toalhas velhas?

Na maioria das vezes, as toalhas adquirem um odor desagradável e resquícios de sujeira porque não são lavadas de forma contínua. Embora não seja necessário fazê-lo várias vezes por semana, é importante lavar as toalhas, pelo menos, uma vez a cada 10 ou 15 dias.

Também pode ser que você esteja utilizando um sabão ou um amaciante inapropriado. Pouco a pouco, eles se acumulam nas fibras das toalhas até estragá-las. Inclusive, podem até começar a emitir um odor desagradável depois de usadas.

Felizmente, existem fórmulas naturais de limpeza que, aparentemente, permitem remover a sujeira e o mau cheiro das toalhas sem os inconvenientes mencionados acima. Entre estes, temos uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre que também fornece um efeito suavizante.

Por que usar essa solução de limpeza nas suas toalhas velhas?

É verdade que os produtos de limpeza convencionais costumam ser seguros quando usados ​​em quantidades moderadas. No entanto, devido ao seu alto teor de substâncias químicas, poluem o meio ambiente e podem ser irritantes em pessoas sensíveis.

De fato, uma publicação da American Lung Association destaca que produtos como detergentes, produtos de limpeza e agentes de branqueamento podem liberar compostos voláteis que contribuem para problemas respiratórios crônicos, reações alérgicas e dores de cabeça.

Por isso, o uso de soluções de limpeza naturais é uma boa opção em termos de ecologia e saúde. Embora não sejam tão potentes quanto muitos produtos convencionais, eles produzem bons resultados quando não são manchas muito difíceis. Além disso, são seguros de usar e bastante econômicos.

As qualidades atribuídas ao bicarbonato de sódio vêm principalmente da literatura popular. É considerado um dos melhores agentes naturais de limpeza.

Benefícios do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto bastante econômico presente na despensa de quase todas as pessoas por suas variadas aplicações na gastronomia, na medicina e no lar.

No caso da limpeza, o bicarbonato é classificado como uma das melhores alternativas aos químicos agressivos porque ajuda a branquear, reduz a presença de bactérias e limpa completamente, de acordo com informações da AARP (American Association of Retired Persons).

Combinado com outros ingredientes, serve para tirar as manchas de gordura e outras substâncias que penetram nos tecidos. O bicarbonato de sódio também tem a capacidade de neutralizar os maus odores, o que permite sentir as toalhas completamente limpas.

Leia também: 6 truques para remover manchas de óleo nas roupas

Benefícios do vinagre branco

O vinagre branco é um dos ingredientes mais antigos no que diz respeito à limpeza do lar. Muitas de suas propriedades são atribuídas ao seu teor de ácido acético. De acordo com uma publicação da College of Agricultural, Consumer and Environmental Sciences (ACES), o ácido acético é um agente de limpeza multiuso natural.

Portanto, esse produto nos ajuda a remover os odores desagradáveis ​​da toalha e, é claro, a sujeira presa nos tecidos. Podemos até remover os resíduos de sabão que costumam ficar presos entre as suas fibras.

Leia também: 6 truques para remover manchas de suor das roupas

Dica para lavar suas toalhas velhas

É importante usar o bicarbonato de sódio separado do vinagre, pois os dois juntos podem reagir. Portanto, siga as instruções ao pé da letra.

É importante observar que o bicarbonato de sódio reage com o vinagre branco. Portanto, cada ingrediente deve ser usado separadamente em diferentes ciclos. Siga as instruções que apresentamos abaixo e acabe com o amarelado das suas toalhas.

Ingredientes

  • 1 xícara de vinagre branco (250 ml)
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio (50 g)
  • Água quente (quantidade necessária)

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, coloque as toalhas na máquina de lavar e acrescente água quente. Você também pode utilizar a função de aquecedor de água, embora possa ser mais simples fervê-la no fogão.
  • Em seguida, acrescente a xícara de vinagre à máquina e inicie um ciclo de lavagem completo.
  • Deixe as toalhas na máquina e volte a encher com água quente, dessa vez acrescentando a meia xícara de bicarbonato de sódio.
  • Inicie outro ciclo completo de lavagem e, depois, coloque as toalhas para secar em um local bem ventilado.

Você vai gostar muito do resultado. Quando as toalhas secarem, você vai notar que elas estarão mais macias, mais absorventes e livres de maus odores. Portanto, mãos à obra!

  • Cleaning Supplies and Household Chemicals. (n.d.). American Lung Association.
    Available in https://www.lung.org/our-initiatives/healthy-air/indoor/indoor-air-pollutants/cleaning-supplies-household-chem.html
  • Shelley Emling. (November 1, 2017). Why You May Want to Buy More Baking Soda. AARP. Available in https://www.aarp.org/home-family/friends-family/info-2017/baking-soda-cleans-fd.html
  • Holder Susan. (September 2012). College of Agricultural, Consumer and Environmental Science. Available in https://aces.nmsu.edu/pubs/_g/G304/