Um truque eficaz que deixará suas toalhas velhas como novas

· 16 de abril de 2016
Em algumas situações o problema de que as toalhas deixem de absorver a água e tenham um odor desagradável é culpa do sabão em pó ou do amaciante, que se acumulam nas fibras.

Você conhece algum truque para manter suas toalhas sempre em bom estado? Veja esta dica de como deixar suas toalhas velhas com a aparência de novas.

As toalhas são um dos elementos que mais usamos em nosso lar. Portanto, é comum que com o passar do tempo comecem a perder sua capacidade de absorção e adquiram um certo odor desagradável.

Elas servem para tirar o excesso de umidade após tomarmos banho, lavar as mãos ou secar o corpo após um mergulho na piscina.

No entanto, pouco a pouco as toalhas vão acumulando sujeira e uma grande quantidade de bactérias que só podem ser eliminadas através da lavagem.

O inconveniente é que algumas pessoas não sabem como lavá-las corertamente e têm dificuldades para deixá-las macias.

Devido a isso, hoje queremos revelar um truque interessante que serve para limpar em profundidade os tecidos enquanto damos a eles um “extra” de maciez. Não perca!

Em que consiste esse método de limpeza para toalhas velhas?

Na maioria das vezes, as toalhas adquirem um odor desagradável e resquícios de sujeira porque não são lavadas de forma contínua.

Embora não seja necessário fazê-lo várias vezes por semana, é importante lavar as toalhas, pelo menos, uma vez a cada 15 dias.

Também pode ser que você esteja utilizando um sabão ou um amaciante inapropriados. Pouco a pouco, eles se acumulam nas fibras das toalhas.

Se elas começarem a ficar com um odor desagradável após o uso, o mais provável é que tenham resíduos de sabão que não são notados a olho nu.

Para que isso não aconteça nunca mais, uma boa opção é escolher o seguinte método de limpeza, que aproveita as propriedades de dois ingredientes caseiros muito econômicos e versáteis.

Trata-se do bicarbonato de sódio e do vinagre branco cujas aplicações no lar são conhecidas há muitas décadas.

A combinação de ambos em uma só solução cria um potente detergente caseiro para tirar as manchas, a sujeira e a sensação áspera.

Benefícios do bicarbonato de sódio

toalhas velhas

O bicarbonato de sódio é um produto bastante econômico presente na despensa de quase todas as pessoas por suas variadas aplicações na gastronomia, na medicina e no lar.

No caso da limpeza, o bicarbonato é classificado como uma das melhores alternativas aos químicos agressivos que encontramos no mercado.

Isso porque ajuda a clarear, reduz a presença de bactérias e limpa em profundidade.

Combinado com outros ingredientes, ele serve para tirar as manchas de gordura e outras substâncias que penetram nos tecidos.

O bicarbonato de sódio também tem a capacidade de neutralizar os maus odores, o que permite sentir as toalhas completamente limpas.

Leia também: 6 truques para remover manchas de óleo nas roupas

Benefícios do vinagre branco

toalhas velhas

O vinagre branco é um dos ingredientes mais antigos no que diz respeito à limpeza do lar.

Seus ácidos naturais e sua capacidade de acabar com os odores desagradáveis são úteis para tirar a sujeira de qualquer tipo de superfície e tecido.

Ao usá-lo para lavar as toalhas, podemos remover os resíduos de sabão que costumam ficar presos em suas fibras.

No caso de estas adquirirem pequenas fibras de algodão, também iremos eliminá-las com a aplicação desse produto.

Além disso, o vinagre branco é perfeito para cuidar das toalhas brancas. Isso porque ajuda a tirar as manchas amareladas causadas pela sujeira e pelo suor.

Leia também: 6 truques para remover manchas de suor das roupas

Como preparar essa solução para lavar suas toalhas velhas

toalhas velhas

Para preparar esta solução caseira para renovar a aparência de suas toalhas velhas, basta adquirir esses dois ingredientes no mercado.

Eles são bastante fáceis de encontrar e, em geral, costumam ter preços baixos.

Ingredientes

  • 1 xícara de vinagre branco (250ml)
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio (50g)
  • Água quente (quantidade necessária)

Como fazer

  • Em primeiro lugar, coloque as toalhas na máquina de lavar e acrescente água quente. Você também pode utilizar a função de aquecedor de água, ainda que possa ser mais simples fervê-la no fogão.
  • Em seguida, acrescente a xícara de vinagre à máquina e inicie um ciclo de lavagem completo.
  • Deixe as toalhas na máquina e volte a encher com água quente.
  • Dessa vez, acrescente a meia xícara de bicarbonato de sódio e inicie outro ciclo completo de lavagem.
  • Por fim, coloque as toalhas para secar em um local bem ventilado.

Você vai gostar muito do resultado. Quando as toalhas secarem, você vai notar que elas estão mais macias, mais absorventes e livres de maus odores. Portanto, mãos à obra!