Odor de umidade nas roupas: como tirá-lo

3 de julho de 2019
Suas roupas estão ficando com um cheiro desagradável? Esse problema é bastante comum. Por isso, nesta oportunidade, queremos compartilhar algumas recomendações para mantê-la com um bom aroma.

Alguma vez você já se perguntou como remover o odor de umidade nas roupas? Como muitos sabem, é um problema muito frequente, especialmente em espaços fechados. Se a roupa não secar bem ou for armazenada em um armário úmido, isso pode ser uma desvantagem.

Truques para remover o cheiro de umidade da roupa

Para remover o cheiro de mofo das roupas, é importante identificar qual é a fonte do problema. Roupas limpas não adquirem um cheiro desagradável porque sim. Muitas vezes, é o resultado de um processo de secagem ruim, umidade nos armários ou uso de produtos de lavagem de baixa qualidade.

Assim, a primeira coisa a se fazer é avaliar a razão pela qual as roupas têm aquele cheiro. Com base nisso, você pode dar alguns passos para começar a evitá-lo. Se você enfrentar esse problema, use os seguintes truques.

Leia também: Como reconhecer um problema de umidade em casa

Dê manutenção na máquina de lavar

Limpeza da máquina de lavar roupa

A máquina de lavar é o aparelho por excelência para facilitar a tarefa de lavar a roupa. No entanto, quando não recebe uma manutenção adequadamente, pode abrigar mofo e outros microrganismos que produzem um odor indesejado nas roupas. Portanto, a primeira medida para remover o mau cheiro da roupa é desinfetar este dispositivo.

Dicas:

  • Opte por um profissional para dar uma manutenção completa na máquina de lavar roupa.
  • Faça uma limpeza regular, certificando-se de desinfetar todos os seus compartimentos. Você pode usar sabão líquido ou soluções com vinagre branco e bicarbonato de sódio.
  • Deixe a máquina de lavar roupa aberta após o uso.
  • Seque bem a borracha e verifique se não tem mofo.

Use vinagre branco para remover o odor de umidade da roupa

O cheiro de vinagre branco não é exatamente agradável, no entanto, este produto é um excelente aliado para cuidar das roupas e evitar que elas adquiram um mau cheiro. De fato, é aconselhável como uma alternativa aos amaciantes convencionais, uma vez que cumpre sua mesma função sem causar um impacto negativo no meio ambiente.

Dicas:

  • Adicione uma xícara de vinagre branco em um dos compartimentos da lavadora e inicie o ciclo normal.
  • Se você lavar à mão, mergulhe as roupas em uma solução de água e vinagre branco por 20 minutos.
  • Por fim, o odor desaparecerá quando a roupa secar.

Confira ademais: 5 formas de eliminar o cheiro de umidade de espaços fechados

Seque as roupas ao ar livre e combata o odor de umidade

Para tirar o odor de umidade das roupas, seque ao sol

A fim de evitar roupas com cheiro de mofo, é essencial secá-las ao ar livre após a lavagem. Às vezes, quando elas não passam por um bom processo de secagem, adquirem um cheiro forte que pode ser durar com os dias. Portanto, as roupas devem estar completamente secas antes de serem armazenadas no armário.

Dicas:

  • Seque as roupas assim que o processo de lavagem estiver concluído. Evite deixá-las acumuladas na máquina.
  • Tente secar as roupas ao sol (desde que isso não afete os tecidos).
  • Deixe-as ao ar livre pelo tempo que for necessário para secá-las bem.

Limpe bem os armários para combater o odor de umidade

Muitas vezes, o problema não ocorre nos processos de lavagem e secagem. Em alguns casos, ele acontece quando você guarda suas roupas no armário. A razão? Problemas de umidade são comuns neste tipo de espaço fechado. Embora nem sempre seja perceptível, a madeira pode abrigar mofo que afeta diretamente às roupas.

Dicas:

  • Verifique todos os compartimentos no armário para ver se apresentam um problema de umidade.
  • Caso apresentem, compre um produto para removê-la e evitá-la.
  • Limpe todos os móveis regularmente, usando uma solução de vinagre branco e água. Este produto desinfecta e neutraliza odores.
  • Certifique-se de ventilar o armário, pelo menos 3 vezes por semana. Para isso, deixe as portas abertas por várias horas.
  • Por fim, se você notar um odor indesejado, coloque alguns grãos de café nos cantos do armário. Desta forma, terá um aroma agradável. Se você não tiver grãos de café, experimente sal marinho.

Então, você está pronta para remover o cheiro de mofo da roupa em passos simples? Tenha em mente todos os conselhos dados e diga adeus a este problema chato.

  • Van Leeuwen, K. (1992). Environmental effects of fabric softeners. Chemosphere, 24(4), 629–639.
  • Heras Berigüete, M. (2018). 10 ideas para mantener ordenado tu armario. Retrieved May 1, 2019, from https://midecoracion.com/dormitorio/10-ideas-para-mantener-ordenado-tu-armario/