Truques para se livrar da poeira acumulada

A poeira acumulada não é apenas feia; seu acúmulo pode levar a problemas respiratórios e alergias. Portanto, é importante saber como removê-la corretamente.
Truques para se livrar da poeira acumulada

Última atualização: 14 Fevereiro, 2021

Não importa o quanto você limpe, a poeira está sempre lá. Ela se acumula nos cantos da casa sem você perceber. Você limpa e depois ela reaparece… Você sabe como eliminar a poeira acumulada de maneira eficaz? Neste artigo, compartilharemos alguns truques.

Como eliminar a poeira acumulada

Livrar-se da poeira acumulada em casa não é apenas uma questão estética. Pelo contrário, seu acúmulo pode ser prejudicial à saúde e contribuir para o aparecimento de condições como alergias, asma ou problemas respiratórios.

Portanto, é importante se livrar dela, mesmo que seja uma tarefa difícil. Vemos a poeira em todos os lugares, até mesmo logo após a limpeza. Ela se acumula em lâmpadas, na tela do computador ou na televisão…

Limpe a poeira acumulada de cima para baixo

Como se livrar da poeira acumulada
A ordem para limpar efetivamente a poeira deve ser de cima para baixo, para evitar que o pó se acumule nas peças já limpas.

Vamos começar com o mais básico; precisamos limpar de cima para baixo. O motivo é pura lógica: o pó, quando limpo, cai. Assim, se começarmos a limpar de baixo, quando chegarmos ao topo, o pó cairá sobre as superfícies que já limpamos.

Por esse motivo, se você limpar com um pano ou espanador, lembre-se de que, necessariamente, você levantará poeira e, consequentemente, é melhor começar pelas partes mais altas e terminar pelas mais baixas.

Lembre-se também de que aspirar é o mais indicado. Ao contrário da vassoura, o aspirador não levanta a poeira e a elimina melhor.

Panos de microfibra para eliminar a poeira acumulada

Como a limpeza da poeira pode fazê-la passar para outros cantos da casa, é melhor não usar nenhum tipo de pano ou acessório para removê-la.

A melhor opção é ter um pano de microfibra que retenha a poeira para que ela não se espalhe ainda mais. Com este tipo de tecido, será muito mais fácil se livrar daquele pó irritante e prejudicial.

Além disso, o mesmo deve ser levado em consideração ao escolher um espanador: ele precisar reter o pó. Caso contrário, você só conseguirá mover a poeira para outro lugar.

Pano de microfibra molhado

Pano de microfibra molhado
Além de escolher um pano adequado, ao umedecê-lo com água ou com um produto de limpeza garantiremos a retenção do pó em vez de espalhá-lo.

Não é apenas importante que os panos sejam feitos de microfibra, capazes de reter a poeira em vez de espalhá-la ainda mais. Idealmente, os panos também devem estar levemente umedecidos.

Você pode umedecê-los com um pouco de água ou algum produto de mobiliário especial. Na verdade, você pode até usar produtos naturais como vinagre ou bicarbonato de sódio. A umidade do pano impedirá que a poeira se espalhe para outras partes dos móveis ou da casa.

Limpe os filtros do ar-condicionado

Há muitas maneiras pelas quais o pó pode entrar em uma casa. O principal, é claro, é através de portas e janelas. No entanto, ele também pode entrar na casa através dos filtros de ar-condicionado.

Se seus filtros não forem bem limpos, é muito possível que, ao usar este dispositivoa poeira acumulada entre na casa sem você perceber. Então, idealmente, você deve verificar e limpar periodicamente esses filtros.

O mesmo deve ser levado em consideração ao usar um aspirador de pó elétrico. Como no caso do ar-condicionado, quando usado, a poeira acumulada nos filtros pode se espalhar para o resto da casa em vez de ajudar a eliminá-la.

Tapete de entrada

Tapete de entrada
Ter um capacho na entrada impede que partículas e sujeira entrem na nossa casa.

Uma grande quantidade de poeira ou sujeira que entra na nossa casa, e que mais tarde pode ser transportada para os móveis, vem diretamente dos nossos sapatos. Portanto, é importante ter um tapete na entrada da casa e usá-lo para remover a poeira e a sujeira das solas antes de entrar.

Com isso em mente, também é importante limpar a poeira do tapete periodicamente para que ele possa desempenhar sua função de forma ainda melhor.

Livre-se da poeira em todos os lugares

Não basta removê-la dos móveis e pisos. Como você entenderá, a poeira também se acumula nos tecidos, portanto, não devemos nos esquecer de sacudir e limpar tapetes, sofás e cortinas.

Se não o fizermos, esse pó retido nos vários tecidos sempre pode se espalhar para outros lugares dentro de casa. Dessa maneira, o problema estará sempre presente.

A poeira é uma realidade. Mesmo aplicando todas as técnicas e todos os truques, ela sempre existirá. Por esse motivo, a melhor opção é removê-la periodicamente. De qualquer forma, lembre-se dessas dicas. Caso contrário, em vez de se livrar da sujeira, você a espalhará ainda mais.

Pode interessar a você...
4 soluções eficazes para eliminar os ácaros da sua casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 soluções eficazes para eliminar os ácaros da sua casa

Além de eliminar os ácaros da sua casa, essas soluções têm a vantagem de ser completamente naturais e desinfetam sem prejudicar a saúde.