Boas estratégias de limpeza antes de uma mudança

21 de setembro de 2019
Uma mudança pode ser cheia de caos e provocar estresse. No entanto, com alguns conselhos de limpeza e organização, poderemos realizá-la de uma forma eficaz.

Precisamos enfrentar a limpeza geral da casa que vamos deixar e daquela na qual vamos morar. Por isso, aqui você vai conhecer algumas estratégias de limpeza antes de uma mudança que serão muito práticas e efetivas.

Boas estratégias de limpeza antes de uma mudança

Passo a passo e cima para baixo

Antes de uma mudança embale tudo

Para começar, embora pareça óbvio e um senso comum, é bom comentar que se você vive em uma casa de dois andares, a limpeza geral deve começar pelo andar de cima. Desse modo, você pode limpar tudo, deixando o andar de cima perfeito para quando for entregar a casa sem sujar constantemente o andar de baixo.

Além disso, comece a limpar por um cômodo qualquer e feche-o assim que terminar. Não tente fazer tudo de uma vez, visto que dessa forma podemos acabar sujando o que já estava limpo e desarrumando o que já estava organizado.

Caixas com etiquetas

Se há alguma coisa em comum em todas as mudanças é a sensação de incerteza e desordem. Onde será que está aquele abajur? Onde será que guardamos aqueles documentos? Se você não quiser acabar se sentido mal por perder alguma coisa de importância, aconselhamos utilizar caixas identificadas com etiquetas para cada grupo de objetos.

A ordem e a organização são a base do sucesso em uma mudança. Uma maneira de manter a limpeza organizada é utilizar caixas para o transporte. Você vai economizar tempo ao limpar se empacotar suas coisas com ordem. Inclusive, você pode enumerar as caixas e escrever qual é o conteúdo de cada uma delas.

A limpeza antes de uma mudança… também envolve emoções passadas

Imagine onde irá colocar todas as caixas

Em cada mudança que fazemos na nossa vida, não apenas mexemos em móveis e objetos, mas também remexemos nas emoções e nos sentimentos. O apego pelo espaço físico, o fim de uma etapa no bairro, na cidade etc.

Os objetos também têm uma carga de emoções nas nossas lembranças. Por isso, outro tipo de limpeza é se desfazer do que você quer deixar para trás na sua vida. Emoções passadas que já não te trazem mais nada hoje.

Não tenha medo de se desfazer de objetos dos quais você já passou uma vida só tirando pó. Aproveite para jogar fora, vender ou dar de presente a alguém tudo o que de alguma forma te prende a outra fase da sua vida pela qual você já passou.

O presente é a única coisa que temos. Não se deixe condicionar por lembranças ruins e compre alguns móveis ou objetos novos para começar essa nova história. Uma nova etapa começa com esperança.

Leia também: Perdoe, solte e feche o passado

E na nova casa? Quarto, cozinha e banheiro

Na hora de começar a limpar nossa nova casa, pode parecer um trabalho bastante difícil. É inimaginável a quantidade de cantinhos para limpar e objetos para colocar no lugar. E também certamente haverá mais sujeira do que esperávamos.

Estabeleça a prioridade no banheiro, na cozinha e no seu quarto. Dedique atenção especial a lugares de difícil acesso para que seja mais confortável quando você já estiver se instalado na nova casa.

Você pode aproveitar que a casa está meio vazia para limpar as paredes, os cantos no teto, o ar condicionado etc. E principalmente os cantos da cozinha e do banheiro (box, gavetas, vaso sanitário etc.).

Além disso, fazer uma limpeza exaustiva também serve para conhecer o estado em que a casa se encontra. É o momento de ver o que precisa de um conserto ou uma arrumação mais adequada.

Leia também: 10 dicas para limpar sua cozinha

Se você se estressa, não hesite em procurar um profissional

Casal se mudando

Por fim, nem todo mundo tem tempo para se dedicar à limpeza antes de uma mudança. Por isso, se seu trabalho e suas obrigações forem muito exigentes e você não conseguir lidar com tudo, não hesite em contratar uma empresa de profissionais do setor.

Se você puder se permitir, faça isso sem culpa e preocupe-se com outras coisas que também são necessárias na mudança. Essa opção vai te poupar dores de cabeça e garantirá o sucesso da sua mudança sem contratempos nem surpresas de última hora. 

Há muitos tipos de serviços que as empresas de mudança podem oferecer. Informe-se e aproveite essa mudança em sua vida. Assim, você poderá cuidar dos detalhes que só você pode resolver.

  • Jiménez, F. (2018). ¿Qué hacer para que tu mudanza no sea un caos? Retrieved May 22, 2019, from https://midecoracion.com/casas/que-hacer-para-que-tu-mudanza-no-sea-un-caos/
  • Gimeno Landa, M. P. (2018). 4 consejos que debes tener en cuenta a la hora de una mudanza. Retrieved May 22, 2019, from https://midecoracion.com/casas/4-consejos-que-debes-tener-en-cuenta-a-la-hora-de-una-mudanza/
  • Martín, A. (2019). Lo que no debes hacer en una mudanza -. Retrieved May 22, 2019, from https://midecoracion.com/casas/lo-que-no-debes-hacer-en-una-mudanza/