3 truques de limpeza usando bolas de algodão 

8 de setembro de 2019
Embora geralmente relacionemos as bolas de algodão com a higiene do corpo, a verdade é que elas podem ter muitos outros usos úteis em nossa casa.

As bolas de algodão podem ser usadas em muitos aspectos do dia a dia. Nesta ocasião, queremos dizer como elas podem ser transformadas para se tornarem um material importante de nossa limpeza.

As bolas de algodão são fáceis de conseguir e muitos de nós as temos em casa, em caso de sofrermos com algum ferimento. No entanto, essas bolinhas podem servir para muito mais.

O que é o algodão 

Limpeza do rosrto com algodão

O algodão é uma fibra vegetal obtida de uma planta, e usada principalmente como matéria-prima na fabricação de tecidos, trajes, peças de roupa e vestuário.

A árvore da qual é extraída provém da família da Malvaceae. À medida que se desenvolve, seu casulo cria uma bola que, quando eclode, revela sementes pretas ou marrons, cercadas por fibras brancas. Quando amadurecem completamente, essas fibras são achatadas e estão unidas à uma semente.

O que são as bolas de algodão 

As bolas são compostas por 100% de fibra de algodão e seu principal uso é em procedimentos médicos. Elas são criadas a partir de um processo mecânico que dá forma de bola ao algodão, tornando-se um produto macio com grandes propriedades de absorção.

Não causa irritações na pele, por isso é usada junto com a água oxigenada ou iodo para curar feridas, limpá-las, e aplicar pomadas tópicas usadas para parar o sangramento. Também é usada em procedimentos cirúrgicos, ou para cobrir feridas antes de serem enfaixadas com gaze estéril. Também é amplamente utilizada para nos ajudar a aplicar produtos cosméticos.

Entre as diferentes formas de comercialização podemos encontrar essas bolas de algodão embaladas em sacos de papel, sacos plásticos, ou blisters.

Usos das bolas de algodão para a limpeza 

Se você quer aproveitar essas bolas de algodão que você tem no armário do banheiro, dizemos o que pode fazer com elas para limpar melhor sua casa, ou usá-las como boas técnicas de limpeza.

Confira ademais: O óleo essencial de lavanda, uma maravilha para a pele e para a casa

1. Ajudam a perfumar nossa casa 

Podemos usá-las como purificadores de ar em casa. Para isso, precisaremos de algumas bolas de algodão embebidas em água de colônia, óleos essenciais, ou em qualquer aroma que desejar. À medida que vai secando, o aroma emanará deste algodão. Sem dúvida, é uma ideia simples e muito eficaz trazer um bom cheiro para nossa casa.

  • Você pode colocá-la em qualquer área da casa, até criar pacotes e decorar o banheiro, a cozinha ou os armários.

2. Deixam um cheiro bom na nossa geladeira 

Às vezes, nossa geladeira ou refrigerador pode emitir maus odores. Para que isso não aconteça podemos ser ajudados com essas bolas de algodão. Se você umedecer uma bola com extrato de baunilha poderá evitar esses odores, e sua comida não corre o risco de ficar estragada.

Funcionará como um purificador natural e, além disso, permanecerá útil por mais tempo, pois na geladeira permanecerá por mais tempo úmida.

3. São boas para combater o mofo 

Tente limpar a geladeira com algodão

Às vezes encontramos pontos difíceis onde o mofo aparece. Isso não apenas suja o ambiente, mas também cheira mal.

O mofo pode aparecer nas juntas do banheiro ou nas áreas mais úmidas da casa. Se você quiser se livrar desses pontos, pode ajudar-se com algumas bolas de algodão.

  • Mergulhe algumas bolas com alvejante e coloque-as nos locais onde deseja remover aquela quantidade de mofo. Deixe-as ali até secarem ou por algumas horas.
  • Ao removê-las você verá que a grande maioria do mofo terá desaparecido. Por fim, limpe a superfície com água morna.

Descubra ademais: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário

Outros usos das bolas de algodão 

O algodão é usado principalmente para fabricar roupas, pois a fibra pode ser facilmente manipulada e se transformar em fios resistentes, prontos para gerar esses tecidos. Além disso, este material pode ser lavado, absorve a umidade, e aceita qualquer tipo de corante.

Por outro lado, além de ser usado em um grande número de produtos têxteis, o algodão também é utilizado para produzir itens industriais, como condicionadores de ar, botes salva-vidas, pneus de carro, capacetes de segurança, tendas…

Em conclusão, estas são algumas técnicas simples para cuidar dos maus odores de nossa casa. As bolas de algodão nos servem muito mais do que para curar feridas, ou para limpar o rosto. Tome nota, e pratique estas dicas muito úteis e simples.