9 dicas que irão ajudá-lo a identificar roupas de qualidade

Quando queremos comprar roupas novas, muitas vezes temos que escolher entre preço e qualidade. No entanto, nem sempre gastar mais é a melhor opção. A seguir, descubra como identificar peças de qualidade.
9 dicas que irão ajudá-lo a identificar roupas de qualidade

Última atualização: 16 Julho, 2021

Atualmente, o mercado está cheio de roupas de qualidade e de peças mal feitas que são vendidas em todos os tipos de estabelecimentos, mas muitas vezes não percebemos a diferença entre elas.

Se você quiser aprender a identificar uma peça de qualidade, não perca estas nove dicas que irão ajudá-lo a distinguir o que vale a pena comprar e o que não.

1. Comprove a qualidade do algodão

Como escolher roupas de qualidade

A primeira coisa que você pode fazer para distinguir uma peça de qualidade é verificar a qualidade do algodão. Para isso, você terá que segurar um pedaço do tecido no seu punho por alguns segundos e soltá-lo.

Se você notar que o tecido parece um papel amassado, isso significa que a peça foi feita com um material especial para que as roupas mantenham a forma. Isso indica que não é algo de qualidade, porque depois da primeira lavagem ela perderá a essa aparência e se transformará em um trapo.

2. Estique as costuras para identificar roupas de qualidade

É importante esticar as costuras para ver os espaços entre elas. Se for uma peça de vestuário de boa qualidade, você verá que as costuras são coladas.

Para fazer isso, você terá que esticar a roupa ligeiramente. Se você notar que a costura também fica esticada, a peça é de má qualidade.

3. Tenha cuidado com os zíperes

Zíper travado

É melhor comprar roupas com zíperes de metal cobertos de tecido, porque são os mais duráveis. Os zíperes de plástico quebram muito cedo e são um sinal da falta de qualidade da peça.

Também é importante que você veja se o comprimento dos zíperes corresponde. Ambos os lados dos zíperes nos vestidos, saias e outras peças de vestuário devem ter o mesmo comprimento, ser bem costurados e ter a mesma cor que a do tecido.

4. Verifique as bainhas

É importante que você verifique o tipo de bainha das calças e saias. Uma boa bainha tem que ter um comprimento de até 4 centímetros.

No caso de blusas, camisas e camisetas, deve ser cerca de 2 centímetros. Se você notar que elas não têm bainha e as bordas são apenas costuradas com fio, é porque a peça não está muito trabalhada.

5. Verifique o tecido

Como escolher roupas de qualidade

Você terá que verificar o tecido esticando-o. Se o tecido for de qualidade, manterá sua forma.

Então, estique uma peça e solte-a. Se o tecido perder a sua forma, é um material barato e de baixa qualidade, mesmo que o preço seja elevado.

6. Analise a etiqueta para identificar roupas de qualidade

Observe a etiqueta para ver de que tipo de tecido a peça de roupa realmente é feita. Tenha em mente que os tecidos naturais, como algodão, seda e lã, são resistentes e se desgastam menos que os tecidos sintéticos.

Isso também tem certas nuances, porque a composição de 100% algodão é um material que encolhe após a lavagem.

Sem dúvida alguma, o mais aconselhável é selecionar peças com 5 a 30% de um tecido sintético, entre os quais podem estar a viscose, poliéster, nylon e assim por diante. Essas roupas não se esticam e duram por mais tempo.

7. Observe o fio das costuras

Observe bem as peças

Às vezes, o fio das costuras não é da mesma cor que o tecido, e esse é um ponto importante para distinguir uma peça de qualidade. Examine a cor bem e veja se ela corresponde ao padrão.

Se você perceber que eles não combinam e as costuras são feitas de fios de um tom diferente, é um sinal de que as roupas foram feitas com pressa. Certamente, na sua produção, a prioridade não foi a qualidade, e sim a quantidade.

8. Verifique os botões para identificar roupas de qualidade

É importante que você verifique os botões das peças de roupa. Se for um item de baixa qualidade, nenhuma atenção será dada a esses detalhes.

Observe atentamente os botões e certifique-se de que eles estão bem costurados e de que os fios não se soltaram. Também é importante que os buracos estejam bem trabalhados.

9. Analise o tingimento

Mulher escolhendo roupas

Em detalhes como os bolsos, é importante que você analise bem o tingimento. Se você notar que a cor não está bem tingida ou deixa marcas ao dobrar, é um sinal de que a peça é de má qualidade. Outro indício importante é se o bolso tiver uma parte mais clara do que o restante.

Pode interessar a você...
Descubra as novas tendências de moda praia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Descubra as novas tendências de moda praia

Neste artigo, apresentaremos quais são as principais novas tendências de moda praia para o verão de 2018/2019. Não deixe de conferir!