Os melhores conselhos para lavar roupas de lã

3 de junho de 2019
As roupas de lã são delicadas e requerem um tratamento especial durante o processo de lavagem. Neste artigo, compartilhamos algumas dicas boas.

Caso você tenha roupas de lã e tenha se arriscado a lavá-las sem as devidas precauções, é possível que tenha sofrido as consequências. Porque para lavar as roupas de lã é necessário conhecer algumas dicas.

A roupa de lã

A lã é a escolha perfeita para os dias frios, já que é um isolante ideal para nos manter em uma temperatura agradável e sem umidade. No entanto, esta fibra natural é muito delicada e absorvente, por isso que é necessário aprender como tratá-la e lavá-la da maneira adequada.

Caso não o façamos da maneira correta, poderemos estragar a roupa, encolhê-la ou deformá-la. E como queremos manter a qualidade, o conforto e a suavidade da lã, compartilhamos algumas dicas imprescindíveis para consegui-lo.

Não deixe de conferir: 10 truques para manter as roupas sempre novas

Conselhos para lavar as roupas de lã

1. Observe a etiqueta do fabricante

Roupa de lã para o inverno

Para lavar as roupas de lã é importante revisar as recomendações da etiqueta. Dessa forma, é possível detalhar alguns cuidados requeridos.

Em primeiro lugar, na hora de lavar a roupa, seja de lã ou outros tecidos, é bom prestar atenção na etiqueta do fabricante. Ali encontrará a informação necessária para cuidar da roupa da maneira adequada. Além disso, também descobrirá a qualidade do tecido e se é 100% lã.

No caso das roupas de lã, isso é fundamental porque nem todas requerem os mesmos cuidados. Algumas, às vezes, precisam ser limpas a seco e outras, lavar a mão. Ainda mais, com algumas é possível utilizar a máquina de lavar roupas.

2. Se escolher a máquina de lavar, preste atenção

É possível lavar as roupas de lã na máquina de lavar roupa? Sim! No entanto, é preciso prestar atenção ao programa que será escolhido, já que se tem a chance de estragá-las.

Algumas máquinas automáticas já incorporam um programa específico para a roupa de lã. Caso não o tenha, deverá selecionar a opção de «roupa delicada» ou «lavagem a mão».

Contudo, assegure-se sempre de que seja um ciclo de água fria e de pouca intensidade. Cuidado, pois a água morna também pode chegar a encolher a roupa!

  • Também recomendamos deixar a roupa em água fria antes da lavagem durante uma meia hora, para evitar que encolha.
  • Na hora de introduzi-la na máquina, pode-se colocar a roupa em uma bolsa de malha para que assim não enganche ou se danifique com outros tipos de tecidos. Porém, isso é opcional.

3. Secagem das roupas

Mulher estendendo roupa de lã

Com a secadora não se pode fazer exceções, já que estaríamos arriscando estragar a roupa. O calor fará com que a roupa se encolha, mesmo que tenhamos seguido todos os passos para uma correta lavagem.

Na hora de estender a roupa, é bom fazê-lo na horizontal por cima do varal. Caso a pendure, o peso da água na roupa esticaria e deformaria a peça.

Também pode-se optar por envolver a roupa com uma toalha e assim retirar parte da umidade antes de secá-la. Faça como se a dobrasse ou mesmo a enrolasse com cuidado e apertasse para escorrer o excesso de água.

Leia também: Branquear as roupas com certos truques

4. Conselhos gerais

Tanto se for lavar as roupas de lã a mão ou na máquina, existem alguns conselhos gerais que devem ser seguidos:

  • Lavar as peças de lã quando seja imprescindível, não com muita regularidade. Não se pode lavá-las com a mesma frequência que as outras roupas.
  • Recomendamos virar a peça ao avesso antes de lavá-la.
  • A intensidade sempre deve ser suave. Caso seja na máquina, selecione o programa, se for a mão, evite esfregar com força.
  • Escolha sempre um detergente suave dissolvido na água, e se possível, que seja específico para roupas de lã.
  • Caso queira somente retirar o cheiro da peça, é possível areá-la ou mesmo deixá-la somente de molho.
  • Se, apesar de todos os cuidados, a roupa parece ter se encolhido logo depois da lavagem, o momento de estendê-la com suavidade é quando ainda está úmida.
  • Opte sempre pela lavagem a mão quando a peça for muito delicada. Por exemplo, se tem bordados ou lantejoulas.

Quer cuidar de suas peças de lã e que pareça sempre novas? Siga estes simples conselhos e desfrute da suavidade desse tecido natural.