Roupa íntima: aprenda a cuidar dela

27 de março de 2019
Para manter sua roupa íntima em boas condições você precisa recorrer a alguns truques. Lembre-se de que uma roupa de baixo bem cuidada e de boa aparência nos ajuda a nos sentir mais confiantes e mais bem dispostos ao longo do dia.

A roupa íntima, independentemente do estilo e material com o qual é feita, deve ser confortável e agradável aos olhos.

Considere que é uma peça de uso diário que está em contato com uma área muito delicada do nosso corpo: os genitais. Não custa nada fazer uma boa manutenção. Saiba como fazê-la!

Truques para cuidar de sua roupa íntima

Não estique demais a sua ropua íntima

1. Lave suas roupas íntimas à mão

Primeiramente, para manter a sua roupa íntima em bom estado é dispensar a máquina de lavar e lavá-la à mão. Para isso, recomenda-se usar um sabonete neutro (sem aroma) ou um especial para roupas delicadas. Nesse sentido, é muito importante lembrar que não devemos exagerar no uso do sabonete, isso pode causar desconforto na pele.

Não se trata apenas de lavar com o sabão certo, você também tem que usar água à uma temperatura adequada. Idealmente, deve estar entre 20 ºC e 30 ºC, desta forma as peças não serão deformadas.

Também é necessário deixar a roupa íntima de molho durante cerca de 20 a 30 minutos, antes de continuar a enxaguar e esfregar. No caso de você decidir usar a máquina de lavar roupa, use sacos de pano especiais para proteger suas roupas.

Leia também: 8 erros comuns que costumamos cometer com nossas roupas íntimas

2. Aprenda a remover manchas de sua roupa íntima

Agora, no que diz respeito às manchas, devemos proceder com delicadeza. Muitas vezes ficamos desesperados e tendemos a esfregar com força sem que a mancha desapareça. Para esses tipos de inconvenientes, é melhor aplicar os seguintes truques:

  • Em primeiro lugar, se a mancha for de sangue ou outro tipo de fluido corporal, ponha a peça em um balde e coloque um pouco de xampu na mancha. Adicione um pouco de água fria, e deixe descansar por 20 a 25 minutos antes de enxaguar com água em abundância. Uma vez que a mancha sair, você pode lavar sua roupa íntima normalmente.
  • Mas, se a peça for completamente branca, para remover a mancha é melhor adicionar uma colher de suco de limão ou bicarbonato de sódio.
  • No caso de ser propícia a se desbotar facilmente, ou ficar muito áspera e rígida, sempre lave-a separadamente. Além disso, adicione sal grosso à água enquanto estiver de molho.
  • Finalmente, se a peça for de seda é melhor lavá-la com um pouco de condicionador de cabelo.

3. Seque suas lingeries corretamente

A menos que sua roupa íntima seja completamente branca e sua intenção seja embranquecê-la, não é aconselhável secar sua roupa sob o sol. Isso faz com que ela tenda a desbotar facilmente. Então, o mais aconselhável é colocá-la em um lugar onde o ar circula, e o sol não incida diretamente.

Por outro lado, a secagem correta da roupa íntima sempre envolve evitar a secadora.

É porque as fibras com as quais a maioria das roupas de baixo são feitas se deterioram (perdem a elasticidade) em altas temperaturas. Assim, diga adeus a esta máquina de uma vez por todas. Além disso, não as coloque no aquecedor para secar, pois ele tem o mesmo efeito.

Além disso, se você for pendurar sua roupa íntima para secá-la, certifique-se de escorrer bem e usar prendedores que não sejam muito fortes. Esses elementos tendem a deixar marcas e deformar as extremidades das roupas. Na verdade, a melhor coisa a fazer é pendurá-las sem prendedores, em um varal interno.

Veja também: Faça seus próprios organizadores de roupas com estes elementos básicos

4. Guarde bem sua roupa íntima

Cuide bem da sua roupa íntima

Em relação a manter os sutiãs, é importante saber como colocá-los para que não percam sua forma. Se tivermos espaço suficiente, é melhor empilhá-los um sobre o outro, sem dobrá-los. Mas se, por outro lado, tivermos pouco espaço, podemos colocar um bojo sobre o outro, de modo que os aros formem um círculo.

Quanto às calcinhas, não há necessidade de apertá-las como meias, com uma dobra simples pode ser guardada sem ocupar muito espaço.

Em conclusão, você pode manter sua roupa íntima em boas condições com apenas alguns truques. Que não levam muito tempo e não envolvem muito esforço. Vá em frente e coloque-os em prática agora mesmo, para dar uma vida mais longa às suas peças!