Água oxigenada na limpeza de sua casa: como usar

· 6 de fevereiro de 2019
A água oxigenada tem a capacidade de eliminar germes graças a um processo de oxidação. Por isso, é um dos melhores desinfetantes naturais para realizar várias tarefas de limpeza de sua casa.

A tendência de usar produtos naturais para a limpeza doméstica é cada vez mais popular. Por isso, é conveniente conhecer as várias maneiras de usar a água oxigenada na limpeza. Esse ingrediente, também chamado de peróxido de hidrogênio, destaca-se por sua ação desinfetante.

Embora seja geralmente usada no tratamento de feridas superficiais, é também um agente que elimina micróbios de várias superfícies. Na verdade, substitui alguns antibacterianos químicos vendidos no mercado. Além disso, é muito econômica e geralmente está no armário de quase todos.

Acima de tudo, é muito seguro de usar e, diferentemente de outros produtos de limpeza, não afeta negativamente o meio ambiente. A seguir, queremos compartilhar suas aplicações mais populares nas tarefas domésticas, para que você não hesite em aproveitá-las.

Como usar a água oxigenada na limpeza da casa?

A água oxigenada tem se destacado como alternativa de limpeza devido aos seus componentes germicidas. Devido à sua composição, tem a capacidade de matar alguns microrganismos nocivos pela oxidação, isto é, através de uma “queimação controlada”.

Na maioria dos casos, utiliza-se a que vem com 3%, que costuma ser vendida em farmácias e supermercados. Assim, sem mais rodeios, vamos ver em detalhes quais são seus usos.

1. Limpar o banheiro

Como usar a água oxigenada na limpeza do banheiro

Uma das maneiras mais interessantes de usar água oxigenada na limpeza é a desinfecção do vaso sanitário. Como muitos supõem, sua superfície é geralmente um foco de bactérias, mofo, e outros microrganismos que podem ser infecciosos.

Como usá-la?

  • Despeje a água oxigenada em um frasco com spray, e pulverize-a por todas as paredes do vaso sanitário.
  • Esfregue o vaso com uma esponja limpa, e enxague o resíduo.
  • Use pelo menos 3 vezes por semana.

Você pode estar interessado em ler: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário

2. Tábuas de cortar

As tábuas de cortar carne da cozinha vão se transformando em um foco de germes como a Salmonela. Devido a umidade retida pela madeira, torna-se um ambiente adequado para os fungos. Felizmente, pode ser limpa de forma eficaz com um pouco de água oxigenada.

Como usá-la?

  • Limpe os resíduos alimentares da tábua com água e detergente.
  • Em seguida, borrife água oxigenada e deixe secar.

3. Geladeira

O interior da geladeira acumula resíduos de alimentos, germes, e fungos que causam odores desagradáveis. Por sua ação desinfetante, esse ingrediente é ideal para complementar sua limpeza, sem tantas complicações.

Como usá-la?

  • Armazene a água oxigenada em um frasco com spray, e aplique sobre as partes sujas do refrigerador.
  • Deixe agir 5 minutos, e limpe-o com um pano úmido.

4. Esponjas de cozinha e banheiro

Limpeza de esponjas com água oxigenada

Apesar de não ser percebível a olho nu, as esponjas da cozinha e do banheiro são uma poderosa fonte de germes nocivos. Pelo fato de reterem água, resíduos alimentares, ou células mortas, facilitam a proliferação de bactérias e fungos. Desinfete-as com água oxigenada!

Como usá-la?

  • Em primeiro lugar, combine o produto em partes iguais com água quente.
  • Em seguida, mergulhe as esponjas.
  • Finalmente, deixe agir por pelo menos uma hora, enxágue e seque ao ar livre.

Leia também: Como recuperar o branco da sua roupa com 5 soluções de origem natural

5. Branquear roupas

Há muitas maneiras de usar água oxigenada na limpeza de roupas. Por exemplo, graças à sua ação de clareamento, é uma excelente solução para remover o suor ou as manchas de vinho das roupas brancas.

Como usá-la?

  • Esfregue um pouco de água oxigenada na mancha.
  • Deixe agir por 30 minutos e enxágue.
  • Se desejar, adicione o produto no compartimento da máquina de lavar roupa.

Nota: use apenas em roupas brancas.

O crescimento de ácaros em casa é um dos principais desencadeadores das alergias respiratórias e cutâneas. Embora estes não possam ser vistos, estão presentes em tapetes, quartos, ou camas de animais de estimação. Felizmente, um pouco de água oxigenada é a solução.

Como usá-la?

  • Em primeiro lugar, despeje o produto em um borrifador, e borrife-o nas superfícies que lhe causam suspeita.
  • Deixe agir por 20 minutos, e limpe com um pano.

6. Limpar janelas

Limpeza de janela com água oxigenada

 

Agora, se as superfícies de vidro, incluindo as janelas, parecerem sujas e opacas, restaure o seu brilho e limpeza com um pouco de água oxigenada. Graças aos seus componentes, pode remover qualquer resíduo de poeira ou impressões digitais em questão de segundos.

Como usá-la?

  • Em primeiro lugar, borrife o líquido no vidro e esfregue com uma bola de jornal.
  • Repita a ação se considerar necessário.
  • Bascones, A., and S. Morante. "Antisépticos orales: Revisión de la literatura y perspectiva actual." Avances en periodoncia e implantología oral 18.1 (2006): 21-29.
  • Castillo, Paulo. "Quemaduras. Conceptos para el médico general." Cuadernos de cirugía 17.1 (2018): 58-63.
  • Fang Mercado, Luis, Alejandra Herrera Herrera, and Antonio Díaz Caballero. "Enjuagues de Calendula officinalis como alternativa de los antisépticos orales." Revista cubana de Estomatologia 50.4 (2013): 436-442.