4 maneiras de desinfetar os panos de cozinha

· 26 de janeiro de 2019
Além de desinfetar os panos de cozinha, é muito importante destinar um diferente para cada tarefa e evitar contaminações cruzadas, assim como enxaguá-los antes de secarem. 

Desinfetar os panos com eficácia pode ser complicado, porque muitas vezes vemos que continuam com um mau cheiro. Se você também se preocupa com a saúde da sua família devido ao acúmulo de bactérias e micróbios que podem estar ali, fique tranquila: hoje você aprenderá a limpar os panos de cozinha com os seguintes truques.

Ideias para desinfetar os panos de cozinha perfeitamente

Desinfetar os panos evita maus cheiros

O mofo, a umidade, os germes, as bactérias e os micróbios desaparecerão se você seguir nossos conselhos para eliminá-los pela raiz. Seus efeitos são quase imediatos. E surpreenderão você!

  1. Amoníaco

O amoníaco pode servir de grande ajuda para múltiplas tarefas domésticas da casa. Neste caso, coloque todos os panos de cozinha em uma bacia com algumas gotas de amônia, deixe-os descansar por algumas horas, para que elas absorvam e soltem a sujeira.

  • Em seguida, retire os panos e coloque-os na máquina de lavar. Lave apenas com os panos e não misture com outras roupas. Não use amaciante.

Leia este artigo: 13 truques de cozinha que te darão vontade de cozinhar mais vezes

  1. Máquina de lavar louças

Quase todos optaram por lavar os panos na máquina de lavar roupas. No entanto, uma boa maneira de lavá-los é aproveitando as altas temperaturas da nossa lava-louças. Você terá uma limpeza e desinfecção total. A única coisa que deve levar em conta é a maneira de colocá-los ali dentro.

  • Tente encontrar uma maneira para que estes não enganchem nos trilhos ou nas espirais ou lâminas que lançam a água.
  1. Água fervente

A água fervente é muito eficaz para que a sujeira saia, especialmente a gordura incrustada nos panos. É uma das técnicas mais utilizadas.

  • Para fazer isso, coloque água em uma panela e despeje em uma bacia que suporta altas temperaturas.
  • Coloque ali os panos, junto com um pouco de detergente e água sanitária, e deixe-os de molho por algumas horas até que a água esteja fria.
  • Enxágue com água, e estenda do lado de fora, ou seque na secadora.
  1. Vinagre

Use vinagre para desinfetar os panos de cozinha

O vinagre é altamente recomendado para eliminar os maus odores, e também age como um desinfetante natural. Embora o vinagre possa ser muito agressivo para matar bactérias, não estragará os tecidos.

  • Como no caso anterior, você pode preparar uma bacia com água quente. Adicionar os panos junto de uma boa quantidade de vinagre, e deixar agir por algumas horas.
  • Em seguida, lave com água, e deixe secar ao ar livre.

Descubra nesse artigo: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

Conselhos práticos para os seus panos de cozinha

Além de boas técnicas de limpeza, devemos ter bons modos ao usar esses panos, que utilizamos diariamente.

Para isso, você deve levar em conta sempre essas dicas toda vez que entrar na cozinha:

  • Não use o mesmo pano para tudo. O ideal é ter panos diferentes para diferentes áreas da cozinha: um para as tábuas de cortar pescados, outro para as carnes, outro para limpar as superfícies, e outro para secar as mãos, por exemplo.
  • Não seque as mãos diretamente depois de manusear alimentos crus: lave-as antes.
  • Se você limpa as superfícies, use os panos sempre que precisar, mas depois enxague-os com água. Não deixe secar sujo. Pois desse modo, se acumularão mais germes.
  • Seque os panos da cozinha corretamente e não faça uma bola com eles. É melhor esticá-los ou estendê-los.
  • Você tem que se certificar que quando você lavar os panos, a água que use esteja acima de 60 ° C, para que a limpeza seja eficaz.
  • Aproveite a luz do sol. O sol pode ajudar a remover as manchas mais resistentes e persistentes. Estenda-os à luz do sol quando esta seja direta. As manchas de frutas ou vegetais desaparecerão como um passe de mágica.

Diferença entre limpar e desinfetar os panos

Quando falamos de limpeza, não é a mesma coisa “limpar” e “desinfetar”. Nós dizemos a você as diferenças:

  • A limpeza requer o uso de sabão e água para retirar a sujeira e alguns germes, mas não se eliminam todos os encontrados na superfície ou no produto.
  • Para desinfetar os panos, necessita-se de soluções mais fortes, que eliminam praticamente todos os micróbios, bactérias, e germes presentes.

Geralmente com a limpeza diária, poderíamos ter uma cozinha limpa e adequada para fazer nossa comida. No entanto, é aconselhável desinfetar superfícies, panos, e tábuas de corte, com produtos mais agressivos e fortes, para que não fiquemos doentes devido aos germes alojados ali.

Como você pode ver, existem muitas técnicas para limpar os panos de cozinha, por isso não hesite em colocá-los em prática. Já conhecia algum? Conte-nos!