Como decorar o quarto de hóspedes?

16 de março de 2019
Se você tiver dúvidas sobre como decorar um quarto de hóspedes, não se preocupe. A seguir, vamos ajudá-lo com algumas ideias. Continue lendo!

O quarto de hóspedes é um espaço que deve proporcionar uma sensação acolhedora e, ao mesmo tempo, de placidez. Ao contrário de outros espaços, aqui não precisamos personalizar cada canto, mas arrumá-lo de uma forma mais sutil e, caso queira, minimalista. No entanto, este quarto deve manter uma certa harmonia com o resto da casa.

Quando um hóspede é levado até o seu quarto, o que geralmente desejamos é causar o mínimo de perturbação possível. Por quê? A razão é muito simples: os convidados entraram em um lugar desconhecido para eles, por isso vai lhes custar um pouco até conseguirem relaxar.

Para ajudá-los a se sentirem confortáveis ​​em pouco tempo, é necessário reduzir o impacto da estranheza, em primeiro lugar, através da decoração do ambiente.

O conceito

Para decorar bem um quarto de hóspedes é necessário avaliar o espaço que você possui e tentar tirar o máximo de proveito dele da melhor maneira possível. Em seguida, será necessário colocar apenas os móveis essenciais (e as dimensões apropriadas)  e se concentrar em manter as gavetas vazias, para que os hóspedes possam utilizá-las.

Leia também: Como decorar o quarto para descansar melhor?

Pode decorar o quarto de hóspedes com quadros

Um quarto de hóspedes deve estar focado em um único conceito; pode ser uma paisagem (praia, campo, bosque, entre outros) um tema em particular (floral, étnico, espiritual, animal, vintage, etc.) ou um certo tom (pastel, neutro, vívido, terra ou outro). O importante é deixá-lo claro e “suavizar” a visão, já que não se trata de personalizar o quarto ao nosso gosto, mas de torná-lo agradável para todos.

Geralmente, recorremos aos tons brancos, marfim e crus nas paredes, para dar uma sensação de espaço e brilho. Também não devem ser colocados muitos acessórios; é muito melhor colocar um móvel em um ponto estratégico. Pode ser uma pintura, uma tapeçaria, um pedaço de tecido feito à mão ou até mesmo um adesivo de paredeNaturalmente, se o acessório for muito marcante em sua totalidade, podemos transformá-lo no centro das atenções do quarto e adicionar alguns objetos em alguma superfície (mesa, cômoda ou mesa de cabeceira).

Acessórios interessantes no quarto de hóspedes

Quanto às superfícies, os acessórios clássicos são geralmente: uma pequena planta interior ou um vaso, uma figura (pequena ou média) de madeira, um relógio e um caderno com uma bonita capa e um lápis. Não se preocupe se você ver tudo “muito vazio”, a ideia é deixar espaço para o hóspede colocar seus objetos. Por outro lado, você sempre pode “vestir” as superfícies um pouco mais com uma toalha de mesa.

Agora, devemos deixar algo muito claro: os quartos de hóspedes devem fazer com que a pessoa se sinta em casa. Portanto, os tecidos que irão decorar a cama e a janela devem ser agradáveis ​​aos olhos e ao toque! Lembre-se de que uma cama que possui uma aparência suave, com almofadas bem cheias e fofas, convidará a pessoa a descansar e a dormir bem.

O que você deve saber sobre o quarto de hóspedes?

  • Neutralidade não é sinônimo de frieza. Tenha isso em mente: há uma diferença muito grande entre um quarto decorado com um estilo neutro e um quarto que não reflete nenhum tipo de esforço ou recepção.
  • Na mesa de cabeceira, você pode colocar um jarro de água e um copo pequeno para que, caso os seus convidados fiquem com sede durante a noite, não precisem andar pela casa.
  • É importante que o quarto de hóspedes esteja sempre bem ventilado. Coloque um item com um odor agradável ou aromatizante: pode ser uma vela, incenso, uma colônia ou óleo de bebê (visto que estes são aromas frescos, pouco penetrantes e agradável para todos).

Confira também: Faça essas perguntas antes de decorar um ambiente

Decore o quarto de hóspedes para que entre luz natural

Mais detalhes a levar em conta para decorar o quarto de hóspedes

  • Por outro lado, os lençóis da cama devem estar sempre limpos e prontos para receber os hóspedes. Desta forma, eles vão dormir bem e você se tornará um bom anfitrião.
  • O armário deste quarto de hóspedes deve ter apenas um conjunto de toalhas e alguns cobertores para que os convidados possam usá-los se precisarem.
  • Se o quarto tiver um banheiro, a ideia de ordem, minimalismo e recepção deve ser mantida. Então, além de deixar tudo limpo e em boas condições, você também deve considerar em colocar no banheiro: um sabonete e, pelo menos, um conjunto limpo de toalhas.
  • Você pode colocar um espelho em um canto da sala ou dentro da porta do armário.

Um quarto de hóspedes não é o quarto que “sobra” na casa, longe disso. É o espaço que usamos para receber as pessoas mais próximas de nós: sejam familiares ou amigos. Portanto, não negligencie esse espaço. Afinal, a forma como recebemos aqueles que apreciamos também diz muito sobre nós.