Aprenda a decorar seus espaços com plantas

Incluir plantas em seus espaços internos é muito divertido, pois não só permite adicionar textura e cor a um ambiente, mas também ajuda a se conectar com a natureza e aproveitar os benefícios que ela oferece.

Com certeza você sabe que pode decorar espaços com plantas para lhes dar vida. Um toque de verde (de preferência natural) nos dá a sensação de que tudo está completo e, portanto, harmonioso.

As plantas não apenas purificam o ar, mas também ajudam a reduzir consideravelmente a eletricidade estática dos espaços carregados com dispositivos eletrônicos e aparelhos de vários tipos. Elas têm várias apresentações e podem fazer com que um cômodo ganhe uma aparência particular.

Por exemplo, certas plantas podem fazer com que nossa sala aparente ser um ambiente mais selvagem e profundo. Estas costumam ter folhas largas e uma cor verde escura que é perfeita para destacar a paleta de cores dos móveis, acessórios, paredes e piso.

Decoração elegante com plantas

Agora, quando se trata de decorar espaços com plantas, você deve levar em conta o tipo de cuidado que cada espécie merece, o lugar onde ela será colocada (se tem boa luz ou se for um único ponto de sombra), as cores, as texturas e, é claro, os tamanhos.

Geralmente, recomenda-se usar poucas plantas grandes nos espaços internos. Ou seja, algumas podem ser incluídas em um ambiente pequeno, mas não é aconselhável colocar mais, pois o espaço pode ficar reduzido e sobrecarregado.

Por outro lado, recomenda-se usar plantas pequenas para dar altura às superfícies. Para conseguir uma combinação perfeita, devemos evitar que a planta tenha a mesma altura que, por exemplo, um vaso decorativo ou uma luminária, localizada no mesmo lugar. Se a planta for maior ou menor, visualmente não haverá problema, mas se ambos os elementos tiverem a mesma altura, não ficará harmonioso.

Como decorar espaços com plantas?

Muitas pessoas acham que você só pode ter plantas se tiver um enorme jardim ou uma grande sala dentro da casa. No entanto, esta é uma crença equivocada. Na verdade, você pode incluir plantas em seus espaços internos, embora não da mesma maneira que faria em um jardim. Algumas das maneiras mais fáceis e comuns de decorar seus espaços com plantas são as seguintes:

  • Prateleiras. Você pode fazê-lo a partir do material e tamanho desejado. Este local é ótimo para colocar pequenas plantas em frascos ou vasos decorados.
  • Armários. Você pode colocá-las em uma parede sem decoração. É um ótimo lugar para plantas médias.
  • Ganchos no teto. Quando o espaço é escasso, você pode escolher colocar um gancho no telo e pendurar uma planta.
  • Vasos grandes. Você pode colocá-los em um canto do cômodo. Caso queira, pode colocar um grande vaso atrás e um ou dois menores na frente. Desta forma, você pode colocar plantas de tamanhos diferentes, onde todas ficarão visíveis e não cobrirão umas às outras.

Considerações para decorar espaços com plantas

  • Luz. Algumas plantas precisam de mais luz do que outras. Você deve levar em conta este detalhe para que a planta escolhida não sofra e se desenvolva bem. Caso precise de muita luz, coloque-a perto de uma janela.
  • Ventilação. Todas as plantas precisam de boa ventilação, o que também é importante para uma casa. Elas o ajudarão a purificar o ar.
  • Umidade. Este é um ponto fundamental. Enquanto algumas plantas precisam de pouquíssima água e umidade, como os cactos, outras só se desenvolvem bem em ambientes úmidos.
  • Irrigação. Pense muito bem no tempo que você pode gastar cuidando das suas plantas, já que algumas podem precisar ser regadas apenas uma vez por semana e outras precisam de uma frequência maior.

Como decorar com plantas de tamanhos diferentes?

Após termos definido o tipo de planta que vamos escolher e o local onde queremos que ela fique, vamos nos concentrar na decoração. Elas não apenas devem parecer bonitas, mas devem combinar com o local onde foram designadas, para que possam estar sempre em perfeitas condições. Tendo em vista que as dimensões das plantas variam muito, nós as dividiremos em três grupos para nos guiarmos melhor.

Parede decorada com plantas

Plantas pequenas

Estas são muito versáteis. Você pode colocá-las nas prateleiras, nas mesas, nas paredes, nos armários e assim por diante. Existem muitas variedades que você pode escolher. Entre as mais comuns estão:

  • Com flores, que trazem cor ao ambiente.
  • Cactos; eles são ótimos para decorar, e o cuidado que exigem é mínimo.
  • Cavalinha; é uma planta hidrofílica que vive apenas na água. Você pode colocar pedras para decorar o vaso.
  • Plantas aéreas. Elas não precisam de terra e seu cuidado é ótimo para iniciantes.

Plantas médias

Há muita variedade entre as plantas médias. Você pode escolher plantas com flores, que além de fornecerem cor e textura à sua decoração, também proporcionarão um perfume agradável. Uma opção muito recomendada são as chamadas “suculentas”, que são muito coloridas e fáceis de cuidar. Elas devem ser regadas duas vezes por semana, no máximo.

Plantas grandes

As plantas grandes devem ser colocadas em vasos grandes, para que suas raízes possam se desenvolver adequadamente. Este tipo de planta é perfeito para preencher um canto vazio ou qualquer outro espaço em desuso.

Recomendados para você