Os 20 utensílios de cozinha mais necessários

Quando falamos de utensílios que não podem faltar na cozinha, alguns deles podem vir à sua mente. Mas você sabe quais são todos os instrumentos que você deveria ter em casa? Descubra!
Os 20 utensílios de cozinha mais necessários

Última atualização: 11 dezembro, 2021

A cozinha é o santuário de uma casa, o lugar onde são preparadas deliciosas refeições. Para atender o paladar dos familiares é preciso possuir os utensílios de cozinha necessários. Por este motivo, fizemos uma lista dos instrumentos que não devem faltar para que você se destaque na culinária.

1. Fouet

Quando não temos esta ferramenta recorremos ao uso de talheres. No entanto, para que uma mistura fique sem grumos, como no caso das panquecas, esse utensílio é necessário.

Algo semelhante acontece ao fazer uma omelete. Acredite ou não, a diferença entre uma omelete deliciosa e uma ruim pode estar no utensílio usado para bater o ovo.

2. Conjunto de facas

Você precisa de um conjunto de facas duráveis e com uma boa lâmina. Lembre-se de que existem diversos tipos diferentes, cada um com uma finalidade específica.

Saber para que cada uma é usada te ajudará a economizar energia durante o uso e permitirá um corte mais preciso. Além disso, a sua cozinha precisa ter pelo menos uma faca multiuso, além de uma cortar pão, outra para desossar e outra para as carnes.

3. Tesouras de cozinha

Este é um utensílio que não pode faltar em uma cozinha. Elas são úteis para cortar vegetais, frango e retirar a gordura das carnes. Algumas inclusive são projetados para abrir nozes, latas ou destampar garrafas. Recomendamos que você compre uma com lâmina de aço.

4. Tábua de corte

Além de evitar arranhões na bancada, a tábua protege as lâminas das facas. Embora existam muitos materiais disponíveis para esse produto, a madeira ainda é um dos mais recomendados.

Obviamente, elas devem ser higienizadas com frequência para evitar o acúmulo de bactérias. Também é recomendável ter várias tábuas de corte; uma para carnes e peixes e outra para vegetais.

Faca e tábua de cozinha.
Facas e tábuas de cozinha são elementos essenciais para quem gosta de cozinhar.

5. Frigideira antiaderente

Frigideiras antiaderentes são grandes aliadas. Você pode confiar que além de os alimentos não ficarem grudados na superfície, elas também são muito mais fáceis de lavar. Uma dica é optar por uma frigideira revestida de cerâmica.

6. Colher de pau

Um bom cozinheiro precisa de uma colher de pau. Ela é superior às de outros materiais porque não altera o sabor dos alimentos, como acontece com as de metal. No entanto, assim como no caso das tábuas de corte, elas devem ser lavadas com frequência e à mão.

7. Espátula

Independentemente do material de que são feitas, as espátulas foram criadas para facilitar a incômoda tarefa de mexer e retirar os alimentos de panelas e caçarolas. Obviamente, se você gosta de confeitaria provavelmente achará uma espátula de silicone mais conveniente.

8. Ralador

Às vezes, para adicionar alguns ingredientes aos pratos, você precisa ralá-los. É aí que esse utensílio é necessário.

Lembre-se de que você não precisa ter um ralador para cada tipo de lâmina. Você pode optar por um ralador de caixa, que inclui todos os quatro tipos básicos.

9. Coador

Quando estiver cozinhando, você se verá em muitas situações em que precisará usar uma peneira, embora seja verdade que cada alimento pode exigir um tipo especial.

Se for passar um café, usará um coador de pano. Porém, se estiver preparando macarrão ou arroz é mais recomendável usar um de plástico ou aço inoxidável. Por último, para molhos e purês, a melhor opção é um coador chinês.

10. Descascador

Se você tem uma família grande ou cozinha para a semana inteira, é importante que você tenha um descascador. Ele facilitará a árdua tarefa de tirar a casca dos vegetais, além de ser muito útil se você quiser cortar vegetais ou frutas em tiras.

11. Pinças

As pinças funcionam como uma extensão da mão, permitindo que você segure e mova os alimentos. Dependendo do tipo usado você pode executar diferentes ações. Um exemplo disso são as pinças de aço inoxidável, ideais para saltear, selar e assar alimentos.

12. Concha

Sem uma concha, servir creme ou sopa pode se tornar uma tarefa impossível. Principalmente se levarmos em consideração os poucos substitutos (para não dizer nenhum) que este utensílio possui.

13. Abridor de latas

Como nem todas as latas têm abre fácil, este é um dos utensílios mais necessários na cozinha. Existem muitos tipos: você pode até escolher entre manuais, que utilizam de força ou elétricos.

14. Saca-rolhas

Assim como o abridor de latas, este utensílio não pode faltar em uma das gavetas da sua cozinha. Embora existam opções elétricas, muitos preferem o saca-rolhas de dois tempos por seu custo e eficiência. Como o próprio nome já diz, são necessários dois passos para abrir uma garrafa de vinho.

15. Conjunto de panelas

Na cozinha não podem faltar panelas, caçarolas e frigideiras. Embora seja verdade que o ideal é comprar um conjunto de qualidade, você também pode comprar as peças separadamente.

Tudo depende da situação financeira em que se encontra. Além disso, se você tiver uma máquina de lavar louças em casa, é melhor optar por recipientes de aço inoxidável.

Panelas de cozinha.
Ter panelas de tamanhos diferentes facilita o preparo das refeições.

16. Assadeira

Embora sua função principal seja cozinhar no forno, usar uma assadeira pode ter outras vantagens. Para começar, ela é perfeita para colocar a refeição à mesa, além de ser capaz de manter a temperatura dos alimentos por mais tempo.

17. Luva de forno

Por falar em forno, não poderíamos deixar de citar a luva, necessária para a manipulação dos pratos e bandejas em que os alimentos foram colocados para assar. A luva do forno é necessária para evitar queimaduras, por isso certifique-se de que ela seja feita de um material à prova de fogo.

18. Avental

Evitar que as suas roupas fiquem repletas de respingos de comida também é muito importante. Por isso é importante colocar o avental próximo à entrada da cozinha, para não se esquecer de utilizá-lo sempre que for para preparar alguma refeição.

19. Panos de prato

Os panos de prato são consideradas essenciais. Eles permitem que você limpe e recolha os restos enquanto prepara os alimentos. Além disso, você pode escolher entre vários materiais.

20. Potes

Os potes não são apenas ideais para guardar as sobras, mas também são muito úteis para quem gosta de cozinhar para a semana toda. Com um pouco de criatividade você poderá identificá-los e organizar o que preparou na geladeira.

Prepare os utensílios de cozinha necessários para a ação!

Para degustar iguarias é necessário ter em mãos os utensílios de cozinha necessários para prepará-las. De facas, tesouras e tábuas de corte a luvas, avental e panos de prato. O que seria de nós sem qualquer um desses elementos essenciais?

This might interest you...
5 truques para eliminar o cheiro de peixe da cozinha
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 truques para eliminar o cheiro de peixe da cozinha

Eliminar o cheiro de peixe que permanece na cozinha após a preparação deste alimento pode ser um pouco difícil. Confira algumas dicas aqui!