6 erros comuns que devemos evitar ao decorar a cozinha

Você acha que não pode ter um estilo decorativo claro em sua cozinha? Você provavelmente está cometendo alguns erros que fazem com que ela não seja um lugar agradável. Veja quais podem ser e como corrigi-los!
6 erros comuns que devemos evitar ao decorar a cozinha

Última atualização: 19 Junho, 2021

A cozinha é um dos locais mais importantes do nosso lar. No entanto, em algumas casas, é comum descuidar da sua estética. Apesar disso, é um espaço que pode ser muito beneficiado se tivermos os conhecimentos adequados. Neste artigo, compartilharemos com você 6 erros que cometemos ao decorar a cozinha.

Desde o início da vida humana, o lugar onde se cozinha tem sido fundamental. Na era antiga, havia fogo e a atividade da casa girava em torno desse espaço. Depois disso, durante o Renascimento, o equipamento e a decoração começaram a ser aperfeiçoados.

Hoje ela é um ponto central para o projeto de casas e apartamentos. Ao longo dos anos e do desenvolvimento da tecnologia, tornou-se um espaço projetado para compartilhar, experimentar e criar. A cada dia surgem mais eletrodomésticos que permitem que o ato de cozinhar seja mais rápido, prazeroso, saudável e fácil.

A importância de ter uma cozinha agradável

Independentemente da sua cozinha ser rústica, moderna, elegante ou vintage, deve ser funcional e agradável. É um espaço onde se passa muito tempo e se realiza uma das atividades mais importantes para o bem-estar: a alimentação.

Não basta escolher a cor de pisos e móveis; devemos conseguir uma combinação que combine com o estilo de vida de quem vai utilizar esse cômodo. Um artigo sobre design e ergonomia na cozinha aponta que uma colocação correta de móveis e elementos impacta na redução do tempo de trabalho e facilita os movimentos, por isso deveria ser uma questão básica.

Como evitar erros ao decorar a cozinha?

A cozinha é um local que pode parecer difícil de decorar porque está repleto de objetos. Além disso, o primeiro ponto em que pensamos é a funcionalidade.

No entanto, existem pequenos ajustes que podem dar a este espaço um toque mais harmonioso e agradável. Aqui estão os 6 erros mais comuns de decoração de cozinha e como corrigi-los.

1. Má iluminação

A cozinha deve ser uma das áreas mais iluminadas da casa, como o escritório ou a área de trabalho. É útil ter luz natural das janelas.

No entanto, se você não tiver luz natural, precisará de luz artificial suficiente para preparar os alimentos com facilidade e poder ver sua coloração corretamente. Isso ajuda a prevenir acidentes e torna o espaço mais harmonioso.

Muitas cozinhas são anexadas a áreas de lavanderia, onde geralmente há luz e ventilação. Se você deseja separar esses dois espaços, opte por divisórias de vidro que permitam o fluxo de ar. Este material não escurece desnecessariamente a cozinha, como portas de madeira ou divisórias drywall.

Cozinha decorada
Uma cozinha iluminada permite apreciar as cores do que é preparado e ajuda a trabalhar com facilidade.

2. Excesso de itens decorativos

Ter detalhes decorativos em todos os móveis e paredes cria um desequilíbrio e esgota a visão. Quando se pensa em decorar uma cozinha, é melhor optar pela simplicidade. São ambientes compostos por muitos elementos, por isso adicionar mais decoração fará com que pareça carregado.

3. Não aproveitar a altura e as dimensões do espaço

É comum as cozinhas terem móveis que não se adaptam bem ao espaço. Consequentemente, gera-se uma sensação visual de desequilíbrio.

Se a área para colocar a geladeira for muito grande e esse eletrodoméstico for pequeno, parecerá que o local está incompleto e será esteticamente desagradável de olhar. Além disso, se houver móveis que cortem a parede pela metade, deixando um espaço muito grande até o teto, haverá um desequilíbrio.

Não se trata de ter todos os móveis tocando o teto. No entanto, você deve aproveitar a altura para o armazenamento de forma inteligente e equilibrada.

4. Eletrodomésticos que não combinam entre si

Este é um erro muito comum em cozinhas. Se você tiver uma geladeira cinza, um micro-ondas branco, uma cafeteira vintage, uma panela elétrica de arroz azul e uma fritadeira preta, será difícil para sua cozinha ter um estilo definido.

Portanto, ajuda muito se planejarmos a compra dos eletrodomésticos com antecedência. Assim, o estilo e as cores não vão brigar entre eles. Agora, se você já comprou tudo, ou ganhou alguns de presente, pode guardar os itens que mais atrapalham o estilo para não se tornarem distrações desnecessárias.

5. Ter muitos objetos

Na cozinha você encontrará comida, eletrodomésticos, as panelas, os talheres e uma longa lista de utensílios que facilitam o preparo das refeições. Se também houver elementos decorativos em excesso, será difícil olhar para este espaço.

Cada local da casa tem uma função e as cozinhas devem ser adequadas de forma a serem práticas para cozinhar. Ter quadros, vasos, estatuetas, plantas, objetos pendurados nas paredes e potes em todos os lugares não só estragará a decoração, mas também reduzirá a funcionalidade do local.

6. Um estilo que não combina com o resto da casa

Este erro atinge, sobretudo, as cozinhas abertas ou de estilo americano que se ligam a outros espaços da casa, como a sala de estar ou a sala de jantar. É normal que os elementos para a cozinha sejam comprados aos poucos e a variedade é tanta que eles costumam ser adquiridos em diversos estilos.

O problema com isso é que os elementos da cozinha acabam não se encaixando no resto da decoração da casa. Quando você tem uma cozinha aberta, deve pensar nos diferentes espaços que se conectam como o todo.

Algumas dicas para evitar erros ao decorar a cozinha

Agora que você já sabe como evitar erros ao decorar a cozinha, vamos falar sobre alguns truques simples que podem te ajudar a ter um estilo bonito e agradável.

Ter uma quantidade suficiente de gavetas

Se há algo que funciona bem para harmonizar uma cozinha, é ter gavetas que permitem uma boa organização. As cozinhas com uma aparência de desleixo costumam ter muitos itens à vista.

Se você não tiver gavetas suficientes e tiver tudo sobre a bancada, é melhor construir alguns móveis que combinem com o seu estilo.

Aproveite as cores

Se a sua cozinha for pequena e todas as cores dos móveis, pisos e bancadas forem escuras, ela parecerá ainda menor. É importante que haja um equilíbrio de tons e materiais. A madeira dá elegância e fica bem.

Um guia da Universidade Autônoma Metropolitana explica que os tetos e paredes pintados em cores claras aumentam a sensação de amplitude e colaboram com a luminosidade do ambiente. As cores vermelha, laranja e amarela evocam calor; o branco faz sentir ordem e higiene; o prateado, por sua vez, aumenta o efeito de limpeza.

Cozinha colorida
A combinação de cores é muito importante para ter um ambiente agradável.

Aprimorar o espaço

A cozinha deve ser disposta de forma a permitir a praticidade. É necessário que os utensílios estejam localizados de acordo com o uso. Se não for este o caso, todos os dias você terá que deslocar os elementos, e isso poderá prejudicar a decoração.

Se houver um vaso ou uma fruteira que você queira destacar, coloque-o em um local onde não interfira com o trabalho de cozinhar. Você também pode esvaziar suas gavetas e reorganizá-las levando em consideração os aspectos práticos.

Transformar as desvantagens em vantagens

Embora possa parecer uma tarefa impossível, transformar desvantagens em vantagens às vezes requer apenas criatividade. Se você achar que sua cozinha tem muitas prateleiras à vista e elas parecem desordenadas, você pode optar por comprar potes de vidro para organizar grãos e temperos.

Além disso, existem diferentes maneiras de fazer prateleiras de cozinha em casa sem investir muito dinheiro. Você pode aproveitar algumas caixas de madeira para expor as frutas e os vegetais. Suas cores e formas brilhantes podem adicionar um toque agradável à cozinha se forem organizados corretamente.

A limpeza é fundamental

Depois de conhecer os erros ao decorar a cozinha, é importante manter a limpeza adequada. Uma cozinha nunca será agradável se estiver suja; não importa se possui os melhores acabamentos e os mais modernos sistemas tecnológicos.

É importante limpar muito bem o forno, o fogão e a geladeira, pois são eles que acumulam sujeira com mais facilidade.

Pode interessar a você...
Como decorar a cozinha com um toque clássico?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como decorar a cozinha com um toque clássico?

A cozinha é o cômodo da casa que já ficou obsoleta. Por isso, a solução pode ser decorar a cozinha com um toque clássico.



  • Hernández LE. Lineamientos de Diseño en la Planificación de Mobiliario de Cocinas para Viviendas en Guatemala. [Guatemala ]: Universidad San Carlos de Guatemala ; 2010.
  • Nowakowski, Przemyslaw. (2015). Designing Kitchens for Small Domestic Spaces. 340-351. 10.1007/978-3-319-20687-5_33.
  • UNIVERSIDAD AUTÓNOMA METROPOLITANA – Unidad Ascapotzalco. El diseño de cocinas en casa habitación [Internet]. 2010. Disponible en: http://zaloamati.azc.uam.mx/bitstream/handle/11191/1146/El_dise%C3%B1o_de_cocinas.pdf?sequence=1&isAllowed=y