Ideias imperdíveis para organizar a cozinha

13 Maio, 2020
Existem diferentes ideias muito práticas para ter uma cozinha organizada. Trata-se de aproveitar o espaço da melhor maneira para gostar cada vez mais de cozinhar. Como você pode otimizar a área da sua cozinha?
 

Praticidade, organização e estética. Essas oito ideias irão ajudá-lo a organizar a cozinha e garantirão um espaço para você desfrutar enquanto prepara aquela comida deliciosa. É apenas uma questão de dedicação e de começar a trabalhar.

Uma bancada cheia de objetos costuma ser uma visão comum. Panelas, potes, temperos, frutas e até carne se aglomeram para oferecer uma imagem caótica. Nós percebemos que nos falta espaço, e isso pode nos levar ao desespero quando estamos nos preparando para cozinhar.

Felizmente, é possível se organizar e manter o hábito para que tudo fique no seu devido lugar. Com criatividade, teremos espaço para cada utensílio e a ordem necessária para desfrutar do agradável prazer de cozinhar. Se analisarmos bem, até o carrinho de vegetais será um grande aliado na cozinha.

Oito ideias para ajudá-lo a organizar a cozinha

Se mesmo após armazenar panelas e frigideiras você percebe que não tem espaçoé hora de tomar decisões e fazer mudanças. 

Gavetas organizadas

Aproveite ao máximo o espaço que você tem. Mantenha os talheres em ordem, usando os compartimentos da gaveta corretamente. Não desperdice a profundidade e a altura.

Se possível, adicione bandejas e divisórias dentro das gavetas para que seja mais fácil obter o utensílio necessário no menor tempo possível.

Leia também: 20 maneiras criativas de reciclar caixas de frutas em casa

Sempre à mão

Oito ideias para ajudá-lo a organizar a cozinha
Coloque os utensílios mais usados nas proximidades para um maior conforto durante a preparação da comida.
 

Por conveniência, objetos do dia a dia devem ficar à mão. Os de menor uso podem permanecer no topo das prateleiras e ser retirados somente quando necessário. As louças que são usadas apenas para ocasiões especiais também podem ficar no alto.

Guarde tudo que não estiver em uso

O liquidificador, a torradeira e a sanduicheira podem ser armazenados no armário. Vamos retirá-los apenas quando precisarmos usá-los e devolvê-los ao seu local para manter a cozinha em ordem. Isso garantirá um espaço de trabalho maior ao preparar alimentos.

Prateleiras abertas e ajustáveis

Se, apesar dessas dicas, você ainda não conseguiu obter o ambiente desejado, é hora de recorrer a certos auxílios. Prateleiras abertas permitem que você tenha tudo à vista e também à mão.

Você pode escolher modelos de prateleiras que não ocupam tanto espaço, mas que permitem organizar melhor. Existem até algumas ajustáveis ​​para atender melhor às suas necessidades.

Para tornar as prateleiras mais atraentes, em vez de armazenar alimentos em embalagens, faça isso em potes ou caixas que proporcionem uma melhor visibilidade ao local. Se você tiver vários pacotes pequenos de temperos, por exemplo, coloque-os em uma caixa que proporcione organização e uma boa estética.

Não perca: 13 ideias para aproveitar espaços pequenos da casa

Portas de correr e barras penduradas

Ideias para organizar a cozinha
Encontre novas ideias para organizar seu espaço, com gavetas ou prateleiras.
 

Armários com portas de correr ou sanfona também são uma solução muito eficaz. São ideais para pequenos espaços onde podemos colocar os móveis, mas não há como abrir as portas.

Para ter mais espaço, as barras suspensas são muito úteis. Elas permitem localizar utensílios, xícaras e outros elementos com muita facilidade. A maioria pode ser instalada com tiras ou adesivos, sem precisar perfurar as paredes.

Do chão ao teto

Os armários que vão do chão ao teto e os chamados armários embutidos são muito confortáveis. Eles economizam muito espaço e permitem uma maior organização. Encha-os com bandejas removíveis, suportes para prateleira e outros acessórios de armazenamento que proporcionarão o dobro do espaço. 

A utilidade das paredes 

Não desperdice as paredes. Você pode pendurar utensílios do dia a dia sem afetar a estética da sua cozinha. Você sempre os terá à mão quando precisar e eles não afetarão o espaço.

Tudo pronto para cozinhar

O prazer de cozinhar
Uma cozinha prática e funcional permitirá que você aproveite melhor as tarefas culinárias.

Antes de começar a preparar a comida, é importante que você se organize. Tenha todos os ingredientes e panelas à mão, prontos para começar. Lembre-se de que, se você não mantiver uma metodologia para a organização, as coisas não vão funcionar. Cozinhe, lave, seque e guarde para manter uma cozinha prática e organizada.

 

Como recomendação adicional, se você tiver uma caixa reciclável, aproveite-a. Coloque resíduos orgânicos, de vidro, papelão ou plástico nos respectivos compartimentos.

Essas oito ideias para ajudá-lo a organizar a cozinha tornarão a preparação dos alimentos mais agradável. arte de cozinhar também é um prazer, mas fazê-lo em um ambiente limpo, organizado e prático aumentará a sua diversão.