Os incríveis benefícios de tomar levedura de cerveja pelas manhãs
Escrito e verificado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Antes de tudo, você já conhece os grandes benefícios do consumo de levedura de cerveja pelas manhãs? Ou você ainda não teve curiosidade de experimentar? Se este for o caso e você ainda não tiver incluído no seu café da manhã esse suplemento nutricional tão benéfico, então você deve ler este artigo para se convencer.
Com certeza iremos te convencer de que não há nada melhor do que incluir levedura de cerveja pelas manhãs com o intuito de desfrutar de uma melhor qualidade de vida. E, além disso, ela é muito adequada para toda a família! Como resistir?
O que é a “levedura de cerveja” exatamente?
Se você ainda não conhece o que é a levedura de cerveja, é muito possível que a associe à clássica bebida onde quase sempre é incluída uma dose de álcool e que, além disso, é elaborada à base de cereais, como o malte.
Bom, em primeiro lugar, diremos que este complemento nutricional pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou em supermercados especializados, e também em farmácias. Ele não é caro e, no fim das contas, combina muito bem com muitos alimentos.
Pode ser encontrado em cápsulas, líquido ou em pó, embora essa última opção a mais recomendável. Não se assuste quando lhe dissermos que a levedura de cerveja é, na verdade, um tipo de fungo.
Conhecida há muito tempo, essa levedura é incrivelmente benéfica para nossa saúde, pois passa por um adequado processo de fermentação, no qual se acaba produzindo um composto – uma essência rica em múltiplas proteínas, vitaminas e minerais.
Afinal, você quer saber tudo o que a levedura de cerveja pode fazer por nós?
1. Um tesouro de nutrientes naturais
Em primeiro lugar, você está passando por uma fase em que se encontra mais cansado do que o normal? Nota que seu cabelo está caindo? Que suas unhas estão mais fracas e quebradiças? Então, não duvide em tomar levedura de cerveja pelas manhãs e vai ver como, em pouco tempo, você vai se sentir bem melhor graças a estas propriedades:
- A cada 100 gramas de levedura de cerveja, assimilamos quase 8 gramas de proteínas.
- É muito rica em vitaminas do grupo B, perfeitas para fortalecer seu cabelo e suas unhas.
- Ajudar a sintetizar enzimas e hormônios que vão cuidar da saúde cardíaca, reforçando, assim, as artérias e a circulação sanguínea.
- A levedura de cerveja é rica em aminoácidos, fibras e minerais, como o ferro, zinco, magnésio e cromo, por exemplo.
Saiba como melhorar as unhas quebradiças.
2. Evita a prisão de ventre
Você tem muitas dificuldades para ir ao banheiro? Certamente você é uma daquelas pessoas que sofre regularmente de constipação, não é? Nesse caso, você deve saber que a levedura de cerveja é muito rica em fibra, perfeita para regular o trato intestinal e para evitar este clássico problema, que afeta principalmente as mulheres.
Além disso, ela reforça nossa flora intestinal e evita os dolorosos gases ou o inchaço abdominal.
3. Combate o cansaço e nos dá energia
A levedura de cerveja é muito adequada para as pessoas que estão se recuperando de alguma doença, para crianças que têm algum déficit em vitaminas ou para nós mesmos quando, por exemplo, sofremos de anemia ou nos sentimos mais cansados do que o comum devido ao estresse.
Não duvide e inclua este suplemento nutricional nos seus cafés da manhã. Dessa forma você vai ver como vai se sentir muito melhor no dia-a-dia.
A razão pela qual recomendamos que você tome levedura de cerveja pelas manhãs é porque assim vai desfrutar do seu dia com mais energia. Além disso, seus efeitos são notados em poucas horas.
Então como posso tomar levedura de cerveja pelas manhãs?
A opção mais adequada na hora de tomar levedura de cerveja é incluindo-a nos nossos cafés da manhã. Principalmente se ela for em pó, pois o organismo poderá assimilá-la muito mais rápido e isso vai lhe ajudar a começar o dia com mais energia e com mais ânimo. Então, aqui deixamos deliciosas opções que incluem esse saudável complemento nutricional.
Opção 1
- Iogurte grego com 30 gramas de levedura de cerveja em pó, misturado com uma ameixa em pedacinhos.
- Uma tortilha com espinafres.
Opção 2
- Uma xícara de café.
- Uma maçã batida com 30 gramas de levedura de cerveja e um pouquinho de canela em pó.
- Uma torrada de pão de centeio com umas gotinhas de azeite de oliva.
Opção 3
- Uma tigela de aveia com 30 gramas de levedura de cerveja, junto com 2 nozes e alguns morangos.
- Uma xícara de chá verde.
Opção 4
- Um copo de água morna com limão.
- Uma tigela de frutas variadas: dois morangos, uma pera e cinco uvas. Por cima, podemos acrescentar iogurte grego natural misturado com 30 gramas de levedura de cerveja, por exemplo.
Opção 5
- Um ovo cozido cortado em fatias com dois tomates tipo cherry.
- Um suco de mamão misturado com 30 gramas de levedura de cerveja.
- Uma xícara de chá branco.
Opção 6
- Um sanduíche de pão de centeio com peito de peru em fatias finas.
- Um copo de água de aveia misturada com 30 gramas de levedura de cerveja em pó.
Opção 7
- Uma xícara de café.
- Uma torrada de pão integral com geleia de ameixa.
- Uma maçã cortada em pedacinhos com 2 nozes e 30 gramas de levedura de cerveja polvilhada por cima junto com umas pitadas de canela.
Então, qual dessas receitas você vai escolher para consumir a levedura de cerveja pelas manhãs?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cordell, B.; McCarthy, J. (2013). “A Case Study of Gut Fermentation Syndrome (Auto-Brewery) with Saccharomyces cerevisiae as the Causative Organism”. International Journal of Clinical Medicine 04 (7): 309. doi:10.4236/ijcm.2013.47054.
- Cerevisiae, A. (1998). Saccharomyces cerevisiae. Trends in Genetics. https://doi.org/10.1016/S0168-9525(98)80006-1
- Moyad, MA (2008, febrero). Levadura de cerveza / panadería (Saccharomyces cerevisiae) y medicina preventiva: Parte II. Enfermería Urológica, 28 (1), 73-75. Obtenido de
nlm.nih.gov/pubmed/18335702
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.