Sucos naturais para frear o envelhecimento

· 9 de janeiro de 2018
Na hora de frear o envelhecimento e favorecer a regeneração da pele, os sucos naturais são a melhor forma de obter um plus de vitaminas e nutrientes.

Na hora de diminuir ou frear os efeitos do envelhecimento, qualquer estratégia de origem natural interessa e beneficia.

Por isso, falaremos das ações que podem ser praticadas no dia a dia. Essas que, além de melhorar a saúde geral, oferecem todo um tesouro de antioxidantes, hidratação e vitamina C; ideais para suavizar as rugas ou para recuperar a elasticidade da pele.

A saber, no tema de envelhecimento não há milagres. Há foco, tratamento e, antes de tudo, a inevitável afirmação de que o passar do tempo é inexorável.

Dessa maneira, antes de assumir uma atividade passiva diante do passar dos anos, sempre é importante se cuidar, se sentir bem e prestar atenção no que se come.

Portanto, propomos o seguinte: tome todos os dias um ou vários dos seguintes sucos naturais para conseguir manter um hábito de vida saudável e reduzir as marcas da passagem do tempo.

Pegue lápis e papel!

1. O suco natural de tomate ajuda a frear o envelhecimento

O suco de tomate é rico em um tipo de antioxidante muito concreto: o licopeno.

Este pigmento carotenoide e fitoquímico é um especialista na hora de combater os radicais livres (moléculas ou íons que podem danificar as células saudáveis, atacar o sistema imunológico e acelerar o envelhecimento).

Além disso, o licopeno ajuda a conseguir uma pele mais firme e tonificada ao inibir a atividade da colagenase; um tipo de enzima que, ano após ano, degrada o colágeno da pele.

Descubra algumas ervas que ajudam a prevenir o câncer de pele

2. Suco de couve galega

O suco de couve galega é um dos mais tradicionais na hora de frear o envelhecimento.

Suas folhas são ricas em vitamina K, um nutriente excelente para prevenir doenças do coração e a osteoporose.

Também não podemos esquecer que a couve galega oferece outros vários nutrientes, como por exemplo:

  • Minerais (manganês, cobre, cálcio, potássio, ferro, magnésio).
  • Vitaminas (B1, B2, B6 e E)
  • Fibras
  • Ácidos graxos ômega 3

Estamos diante de um vegetal multivitamínico com uma grande atividade antioxidante.

3. Suco ou água de berinjela

Suco natural de beringela para frear o envelhecimento

Já explicamos em várias ocasiões em nosso espaço que um dos vegetais mais saudáveis que podem ser consumidos é a berinjela.

Nesse sentido, um modo sensacional de aproveitar seus benefícios é cozinhá-las e tomar a água com a qual fizemos isso.

Também há quem a corte em pedacinhos pequenos para passá-la depois no processador; bem como combinar seu suco com o de maçã. Desse modo, seu sabor melhora.

Enfim, tome-o como desejar e mais gostar, porque a berinjela é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes.

4. Suco de uvas tintas para o envelhecimento

As uvas, sua casca e suas sementes são usadas já há muito tempo para preparar produtos de beleza focados em frear o envelhecimento.

Seu segredo se encontra no resveratrol. Trata-se de um tipo de antioxidante que também está nas amoras, no mirtilo e na groselha e que tem um grande efeito na hora de combater a passagem do tempo.

Para se beneficiar delas o melhor é aproveitar a temporada de sua colheita.

  • Antes de comprar sucos engarrafados, procure fazê-los você mesmo em casa e inclua tanto a casca quanto as próprias sementes.

Descubra também este suco de melão, espinafre e uva para a fadiga muscular

5. O suco da romã. Maravilhoso!

Suco natural de romã para frear o envelhecimento

Uma das melhores frutas que podemos ter em casa cada vez que chega a temporada é a romã.

Não só ajuda a combater o colesterol ruim, como também é boa para enfrentar as bactérias alojadas na bexiga e nos rins. Por outro lado, oferece um remédio para paliar o impacto das rugas.

As romãs ajudam a produzir urolitina A, uma molécula conhecida por sua capacidade de regenerar as mitocôndrias. Dessa maneira, cuidar de cada célula do organismo.

Portanto, não deixe de aproveitá-la cada vez que encontrá-la em feiras e supermercados.

6. A melancia

Apesar da crença popular de que a melancia se compõe somente por água e açúcar, de fato, é uma fruta que proporciona uma alta quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Além disso, a melancia oferece uma grande hidratação, algo que pele agradece.

Também não podemos esquecer da sua riqueza em vitamina A, um nutriente muito necessário para renovar a epiderme e manter sempre a umidade a fim de combater o ressecamento e as rugas.

7. O kiwi

Suco natural de kiwi para frear o envelhecimento

Recomendamos consumir o kiwi dourado. Ao combiná-lo em um suco natural com uma maçã e um pouco de limão, conseguirá uma bebida fabulosa para frear o envelhecimento.

  • Os compostos antioxidantes que se encontram no kiwi ajudam a reafirmar a pele e a atrasar a formação das clássicas linhas de expressão.
  • Seu poder se concentra, antes de tudo, em seu alto teor de vitamina C e E. Essas ajudam a reduzir o dano da pele causado pelos radicais livres.

Agora nos diga… Qual suco apresentado aqui você vai tomar hoje?

Lembre-se de preparar você mesmo os sucos e não adicionar nenhum tipo de adoçante, sempre que possível.

  • Shami, N. J. I. E., & Moreira, E. A. M. (2004). Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrição17(2), 227-236.
  • David, J. M. P., David, J. P., Santos, V. L. C. S., de Lourdes, M., Santos, S., & Mota, M. D. (2007). Resveratrol: Ações e benefícios à saúde humana. Revista da rede de ensino FTC, 1-11.
  • Scapini, L. (2018). Ação Antioxidante do Resveratrol na Pele: uma Revisão da Literatura. International Journal of Nutrology11(S 01), Trab60.