Suco de melão, espinafre e uva para a fadiga muscular
Com este delicioso suco de melão, espinafre e uva iremos cobrir as necessidades que nosso organismo apresenta diante de uma fadiga muscular.
Certamente você também já teve estes dias em que notou uma certa fraqueza em seus músculos e, assim, parecia ser impossível seguir em frente com a energia de sempre.
As causas desta incômoda fadiga muscular são muitas, e trata-se de algo que não podemos descuidar. Em caso de senti-la todos os dias, devemos ir ao médico para que ele possa determinar o problema.
Enquanto isso, para estes momentos em que nos encontramos um pouco mais fracos ou sobrecarregados, não hesite em experimentar este delicioso e econômico remédio natural… que fica pronto em apenas 5 minutos!
Causas da fadiga muscular
A fadiga muscular é uma condição que sempre relacionamos com ter realizado um grande esforço. Pois bem, o autêntico problema surge quando sentimos este incômodo sem termos feito nenhuma atividade física.
Mas, por que isso acontece? Se este é o seu caso, se você sofre de fadiga muscular com muita frequência, então vale a pena ter em conta as seguintes dimensões:
A Síndrome da Fadiga Crônica é uma das causas mais comuns que se relaciona com o cansaço ou a dor muscular. Ela costuma afetar mais às mulheres e, além disso, costuma surgir também um enfraquecimento do sistema imunológico.
Às vezes, a fadiga muscular é acompanhada de uma fraqueza nos músculos: nos falta força. Isso se deve a várias doenças, como uma possível distrofia muscular ou uma miopatia inflamatória, por exemplo.
A artrose e a artrite também se relacionam com a fadiga muscular. Assim, não é preciso ter carregado peso ou corrido para sentir dor e cansaço, é algo comum.
A falta de cálcio é um dos fatores mais importantes que caracterizam a fadiga muscular. Temos que lembrar que este mineral é o que estimula e facilita a contração muscular, e, então, quando sofremos um déficit de cálcio aparecem a dor e o cansaço.
Leia também: 7 dicas para prevenir a osteoartrite
Suco de melão, espinafre e uva para a dor nos músculos
Benefícios do espinafre para seus músculos
Se há um vegetal que vai cuidar da saúde dos seus músculos, é, sem dúvida, o espinafre. As razões por trás disso podem ser resumidas nos seguintes aspectos:
O espinafre é rico em um tipo de nitrato que aumenta a produção de proteínas. Graças a elas, fortalecemos o tecido muscular.
Por sua vez, algo que não deveríamos esquecer é que o espinafre também é um dos vegetais mais ricos em cálcio. É assim que ele propicia a liberação de íons de cálcio para favorecer a contração muscular.
A melhor forma de nos beneficiarmos do espinafre é comendo-o cru. Lembre-se de que o cálcio que obtemos dos vegetais sempre será melhor do que o dos laticínios (os processos de esterilização alteram as substâncias nutritivas do leite e ele não fica mais tão saudável).
O melão cuida dos seus músculos
O melão é uma fruta adorada por muitos, refrescante, deliciosa e saudável. Você sabia que ele é um carboidrato de alta assimilação, rico em diversas vitaminas e minerais?
Além disso, o melão previne a artrite e a gota, é ideal para depurar o organismo de toxinas e melhora a saúde dos nervos e dos músculos. Vale a pena incluí-lo na dieta!
A uva potencializa a sua saúde muscular
Os esportistas costumam comer uvas com muita frequência, tanto as frescas quanto as uvas passas. De nossa parte, recomendamos as uvas roxas ou vermelhas, pois elas têm um maior número de antioxidantes e são excelentes para cuidarmos da nossa saúde.
As uvas são ricas em antioxidantes, magnésio e potássio, ideais para melhorar o rendimento físico, bem como para combater o cansaço muscular.
Não há nada melhor do que começar o dia com uma boa tigela de aveia com uvas e nozes. Dessa forma iremos obter estes nutrientes indispensáveis para enfrentar a jornada com uma grande energia.
Leia também: Uvas, medicina natural para seus rins
Como fazer meu suco de melão, espinafre e uva
Ingredientes
- 1 xícara de melão (150g) da variedade que você desejar
- 8 folhas de espinafre cru
- 10 uvas roxas ou vermelhas
- 1 copo de água (200ml)
Como preparar
- Em primeiro lugar, corte em pedaços cerca de 150g de melão. Você pode escolher o que estiver na época ou o que mais gostar. Cuide para que ele não esteja exageradamente maduro;
- Em seguida, lave bem as folhas de espinafre e leve-as ao liquidificador;
- Lave bem as 10 uvas roxas e coloque-as também no liquidificador junto com o melão, o espinafre e o copo de água;
- Obtenha um suco o mais homogêneo possível.
Se você quiser, em vez de incluir água, pode acrescentar leite de aveia ou até um iogurte branco natural, por exemplo. Tudo depende da sua tolerância e da sua preferência.
Tome este suco de melão, espinafre e uvas logo depois de se levantar pela manhã para prevenir e tratar a fadiga muscular.
No entanto, assim como falamos no início, se isso é algo que você sofre de forma recorrente, não hesite em consultar seu médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bested, Alison C.; Marshall, Lynn M. (2015). «Review of Myalgic Encephalomyelitis/Chronic Fatigue Syndrome: an evidence-based approach to diagnosis and management by clinicians» 30 (4): 223-49.
- Mayo Clinic Staff. (2018). Chronic fatigue syndrome.
mayoclinic.org/diseases-conditions/chronic-fatigue-syndrome/symptoms-causes/syc-20360490 - Myalgic encephalomyelitis/chronic fatigue syndrome: Possible causes. (2017).
cdc.gov/me-cfs/about/possible-causes.html - Allen, DG, y Westerblad, H. (2001). Papel de las reservas de fosfato y calcio en la fatiga muscular. The Journal of Physiology, 536 (3), 657–665. https://doi.org/10.1111/j.1469-7793.2001.t01-1-00657.x.
- Abu Al-Qumboz, Mohammed N. and Abu-Naser, Samy S., Spinach Expert System: Diseases and Symptoms (March 2019). International Journal of Academic Information Systems Research (IJAISR), 3(3), 16-22, March 2019. Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=3369032
- Chan, FK, Hsu, C., Li, T.-C., Chen, W.-H., Tseng, K.-T., y Chao, P.-M. (2018) El aceite de semilla de melón amargo aumenta el contenido mitocondrial en el músculo gastrocnemio y mejora la resistencia al correr en ratones sedentarios C57BL / 6J. The Journal of Nutritional Biochemistry, 58, 150-157. https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2018.05.008
- O’Connor, PJ, Caravalho, AL, Freese, EC y Cureton, KJ (2013). Efectos del consumo de uva sobre la condición física, las lesiones musculares, el estado de ánimo y la salud percibida. Revista internacional de nutrición deportiva y metabolismo del ejercicio, 23 (1), 57–64. https://doi.org/10.1123/ijsnem.23.1.57