Onde colocar uma fonte de água de acordo com o Feng Shui?

A filosofia chinesa que harmoniza o espaço dá especial importância à circulação da água. Saiba em quais setores da casa é conveniente ter uma fonte.
Onde colocar uma fonte de água de acordo com o Feng Shui?

Última atualização: 26 janeiro, 2022

O Feng Shui é um antigo sistema filosófico de origem chinesa que baseia parte de suas doutrinas na ocupação harmônica do espaço. Seu objetivo é conseguir uma influência energética positiva sobre as pessoas que o habitam. Para isso, a presença de uma fonte de água torna-se um aspecto fundamental.

De acordo com essa corrente, quanto maior a quantidade de água, melhor a qualidade de vida. O próprio nome « Feng Shui » significa «vento e água». No entanto, nem todas as áreas da casa são adequadas para a instalação de uma fonte. Há dicas para diferentes setores, como jardins ou interiores. Você quer saber mais sobre isso?

Onde localizar uma fonte de água de acordo com o Feng Shui?

Colocar uma fonte de água dentro de casa tem um grande efeito decorativo. Existem opções muito estéticas, feitas em várias formas, cores e materiais. É possível decorá-las com pedras de diferentes tipos, de acordo com o gosto pessoal. Por exemplo, quartzo, granito ou mica.

No entanto, além da questão decorativa, a filosofia do Feng Shui sugere que a água tem o potencial de reduzir as energias negativas. Dessa forma, não só harmoniza os ambientes, mas também melhora o humor das pessoas que o habitam.

Obviamente, para que isso aconteça, o local de instalação de origem deve ser adequado. O que você deve considerar? Vamos dar uma olhada em algumas recomendações.

Onde localizar uma fonte de água de acordo com o feng shui?
De acordo com o feng shui, ter um recurso de água em casa ajuda a manter um fluxo de energia positivo.

Seguir o mapa

Uma das principais ferramentas do Feng Shui é o mapa bagua. Este analisa os espaços de uma casa ou um ambiente para detectar itens ausentes, a fim de melhorar a localização e distribuição dos objetos.

Em sua estrutura, estabelece a correspondência entre os pontos cardeais e os circuitos pelos quais a energia se move. No caso da fonte de água, geralmente sugere setores como a sala de estar. Aliás, ele mostra áreas onde não deve ser colocada.

Deve ser desenhado de forma personalizada para cada casa e, desta forma, obtêm-se as referências mais precisas para determinar o espaço da fonte.

Fonte de água para interiores

Se a casa não tiver jardim, terraço ou varanda, é aconselhável ter algum tipo de fonte interior, seja ela decorativa ou um aquário. Nesses casos, é aconselhável instalá-la em espaços como a sala principal, a entrada, o hall, a sala de jantar, o escritório ou a sala de jogos.

Sudeste

Utilizando o mapa bagua como referência, a principal área para colocação de uma fonte de água é a sudeste. Este ponto cardeal está relacionado à abundância e prosperidade. É aconselhável usar uma bússola para estabelecer a localização de cada ponto da casa.

Norte

O norte também é uma boa alternativa para colocar a fonte de água. Isso está relacionado ao fluxo de dinheiro e à ativação da carreira profissional.

Leste

O ponto leste está ligado à saúde e à vida familiar. Dessa forma, quem deseja priorizar esses aspectos de sua vida deve colocar a fonte nesse ponto da casa.

Posição da fonte de água

Outro detalhe importante é a posição do objeto. As recomendações do Feng Shui indicam que ela deve ser instalada voltada para dentro. Colocá-la em uma janela voltada para o exterior não tem o mesmo efeito energético.

Locais onde você deve evitar colocar uma fonte de água

Assim como existem espaços ideais para seu descarte, a filosofia do Feng Shui marca os setores onde não é conveniente instalar uma fonte zen. Baseia-se em questões de conforto, som e efeito dos pontos cardeais.

Cozinha e banheiro

No mapa bagua , não é recomendada a colocação de fontes nesses setores da casa. Por esta razão, é aconselhável evitá-los.

Quarto

Além das crenças filosóficas, uma das razões pelas quais a instalação no quarto é desencorajada é o som da água. O espaço para descanso deve ser projetado para esse fim, e o som da água ou do motor pode interferir no descanso ideal.

Móveis muito altos

É muito provável que uma fonte de água salpique pelo menos algumas gotas enquanto estiver em operação. Por isso, deve ser mantida afastada de aparelhos eletrônicos e partes elevadas de móveis.

Sul

Voltando ao mapa bagua, sugere pontos cardeais onde não é conveniente colocar o fluxo de água. Por exemplo, o sul, relacionado ao fogo. Nem o sudoeste e nordeste, ligados ao elemento terra.

Exteriores

No caso de ter um terraço ou jardim, o mapa bagua deve ser desenhado da mesma forma que em um ambiente interno. Assim, é possível conhecer os pontos que são favoráveis e os que não são para a colocação do manancial.

Vantagens de uma fonte de água

De acordo com o Feng Shui,, a presença de água em casa é essencial. Além da finalidade decorativa, tamanho, cor e design, o importante é que seja de gosto pessoal.

Da mesma forma, para obter o efeito desejado, é conveniente que a água circule e não fique estagnada. Alguns recursos que fornecem benefícios são os seguintes:

  • Combinável. É um objeto que pode ser vinculado a diferentes figuras, como Budas ou dragões. Aumentam o seu efeito harmonizador.
  • Energia. O movimento da água estimula a energia positiva da casa.
  • Cascata. Fontes Zen do tipo cascata geram íons negativos com o movimento, o que melhora o ar e o humor.
  • Som. Muitas pessoas gostam do som da água caindo. O volume pode ser ajustado para ter mais ou menos intensidade. É conveniente verificar que o motor não seja tão barulhento, para que seu efeito relaxante não seja perdido.
  • Óleos. Algumas fontes são preparadas para a adição de diferentes tipos de óleos, o que contribui para um efeito mais agradável.
Vantagens de uma fonte de água
Uma fonte de água interna é ideal para harmonizar espaços. Além disso, tem um efeito relaxante.

Descubra: 4 dicas de decoração Feng Shui para alugar um imóvel

Composição da fonte de água

Um aspecto que deve ser levado em conta dentro da fonte é a escolha das pedras. Por razões estéticas, recomenda-se que sejam de origem natural. Além disso, é essencial controlar o nível e a limpeza da água, pois se ela evaporar demais pode queimar o motor.

Em relação ao tamanho, sugere-se tomar como referência a dimensão do ambiente. Um cálculo aproximado indica que para cada metro quadrado deve haver um litro de água. As fontes Zen devem ser compostas de pelo menos três litros de líquido.

Pode interessar a você...
Como o Feng Shui pode contribuir com a vida humana
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como o Feng Shui pode contribuir com a vida humana

O feng shui é uma técnica milenar chinesa. Na antiguidade, Era praticada para encontrar um lugar para situar as casas e até as tumbas.