5 dicas para começar o dia com energia

23 Outubro, 2020
Todos nós levantamos com o pé esquerdo de vez em quando. No entanto, evitar isso é mais fácil do que você imagina. Não perca as melhores dicas para enfrentar a manhã com energia e força de vontade.

Você já se perguntou como começar o dia com energia? É normal que você demore um tempinho para conseguir se concentrar na sua rotina diária.

No entanto, existem maneiras de se sentir mais ativo sem precisar recorrer constantemente a elementos externos. Você só precisa colocar em prática algumas dicas simples que tornarão a sua vida um pouco mais agradável.

Não há nada pior do que começar a manhã com preguiça. Sem perceber, isso desencadeia uma série de eventos, conscientes ou inconscientes, que levam você a experimentar uma sensação desagradável durante o restante do dia. Portanto, aqui estão algumas dicas para começar o dia da melhor maneira possível.

1. Percepção e atenção

A primeira coisa que você deve fazer todas as manhãs é ficar na cama por alguns minutos depois de acordar. Durante esse breve período, comece inspirando e expirando profundamente cinco vezes seguidas com os olhos fechados. Você notará que, pouco a pouco, você se sentirá mais desperto.

Em seguida, faça uma breve revisão mental de todo o seu corpo, começando pelos pés. Continue subindo, sentindo cada parte até chegar à cabeça. No final, abra os olhos.

2. Alongamento, uma ótima opção

Mulher se alongando na cama

Reserve um minuto para movimentar o seu corpo. Sente-se na beira da cama e estique os braços, as pernas e as costas. É a melhor maneira de alongar de manhã e diminuir a rigidez muscular.

Depois, você pode se levantar e tentar alcançar as pontas dos dedos dos pés com as pontas dos dedos das mãos. Em seguida, faça algumas rotações suaves do pescoço. Se você quiser começar o dia com energia, esses alongamentos serão ótimos aliados.

3. Hidratar, a melhor maneira de começar o dia com energia

Uma das principais ações de autocuidado é se hidratar. Lembre-se de que você passou muitas horas sem comer alimentos ou beber líquidos. Não há melhor maneira de começar o dia com energia do que beber um copo de água.

De acordo com este estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Nutrição Básica e Aplicada, uma boa hidratação é essencial para a realização eficaz das tarefas do dia a dia.

Você pode pensar que não precisa, mas verá, assim que a sua boca entrar em contato com a água, como vai te fazer bem.

Certifique-se de que o líquido não esteja muito quente nem muito frio. A temperatura ambiente é a mais recomendada.

4. Um banho revigorante

Não há nada mais revigorante do que um bom banho no início da manhã. Apenas cinco minutos podem mudar o seu antes e depois no modo de encarar o dia.

Seria melhor começar com uma temperatura ligeiramente quente. No último minuto, diminua alguns graus. Se não se incomodar, termine com água fria, nos 45 segundos finais do banho. Ao sair do chuveiro, você se sentirá muito mais acordado e ativo.

5. Café da manhã para começar o dia, uma grande prioridade

Café da manhã para começar o dia

Nem pense em pular o café da manhã. De acordo com este estudo do Dr. Feriani Intantozzi, o hábito de não tomar café da manhã pode estar associado a certos problemas de saúde, como obesidade ou excesso de peso.

Uma boa opção pode ser um suco rico em vitamina C, assim como alimentos que contêm carboidratos e proteínas. Obviamente, você deve mastigar bem, devagar e de forma consciente.

Não tome café da manhã olhando para o celular, para a correspondência ou para o jornal. Eles não são bons companheiros se você deseja começar o dia com energia.

Administre bem o seu tempo para começar o dia com energia

Infelizmente, a grande maioria das pessoas começa o dia com pressa. Essa talvez seja a pior maneira de começar uma jornada de trabalho. Isso não apenas implica um gasto emocional e físico desnecessário, mas também causa uma indisposição quase imediata.

Tente acordar e ir dormir um pouco mais cedo. Embora possa parecer bobeira, isso ajudará você a dormir bem, seu humor vai melhorar e você terá tempo suficiente para despertar e realizar essas etapas simples.

Se você prestar atenção, começar o dia com ânimo não levará mais do que 40 minutos. Lembre-se de que a sua lista de prioridades deve ser liderada pelo seu bem-estar pessoal. Então, aproveite as primeiras horas do dia para fazer o melhor por você.

  • Ceriani Infantozzi, Florencia., Giordano De León, Carolina. (2017).Características que se asocian con la omisión del desayuno en adolescentes montevideanos que concurren a colegios privados. http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2393-66062017000300004
  • VV.AA. (2011). Importancia del agua en la hidratación de la población española: documento FESNAD 2010. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112011000100003