12 objetos básicos para decorar sua casa

Você gostaria de ter uma casa bonita e agradável? É possível fazer isso através de pequenas mudanças na decoração!
12 objetos básicos para decorar sua casa

Última atualização: 05 abril, 2022

Quer fazer uma reforma, mas sente que não tem habilidades de decoração? Isso é algo muito comum, pois nem todos somos especialistas em design de interiores. No entanto, existem certos truques e peças-chave que você deve conhecer. Neste artigo mostraremos 12 objetos básicos para decorar sua casa.

A decoração é baseada na criatividade, imaginação, organização e estética para dar uma aparência agradável aos espaços. De acordo com a Escola Superior de Design de Barcelona, a decoração de interiores envolve móveis, cores e texturas, além de acessórios de iluminação.

Objetos básicos para decorar a sua casa

Existem objetos que por excelência elevam a decoração a um patamar de maior sofisticação e bom gosto. Independentemente do estilo que você tem em sua casa, seja ele industrial, clássico, minimalista, vintage, vanguardista ou boêmio, há objetos que vão sempre bem.

Não se trata de colocá-los todos sem qualquer planejamento, mas sim de saber qual é a contribuição de cada um e usá-los naqueles espaços aos quais você deseja dar um novo ar. Você também deve ter em mente que não precisa fazer grandes investimentos. Sendo estes objetos básicos para decorar, é possível encontrá-los em diferentes faixas de preço.

1. Lâmpadas

Uma boa iluminação é um princípio básico no design de interiores. Por esta razão, as lâmpadas são objetos decorativos que não podem faltar. Dependendo do seu design, o importante é que se harmonizem com o espaço.

As lâmpadas altas vão muito bem em salas, bibliotecas ou locais de estudo. As lâmpadas de mesa do quarto trazem aconchego ao espaço, que deve ser acolhedor.

Elas podem ser colocadas em mesas laterais para destacar os espaços da casa. Você pode usar capuzes em cores claras e em fibras naturais para uma aparência mais natural. Se deseja um estilo mais moderno, luminárias com acabamentos metálicos e figuras estilizadas funcionam muito bem.

2. Tapetes ou carpetes

Os tapetes ou carpetes são clássicos na decoração que são inevitáveis. Especialmente no outono, inverno ou em áreas frias.

Por um lado, cumprem a função de proporcionar aconchego ao lar. Além disso, também ajudam a dar um toque especial à decoração.

Eles são ideais para uso em quartos e na sala de estar. No entanto, também são usados para colocar na entrada da casa ou nos corredores, que costumam ser mais difíceis de decorar.

O tapete é um objeto básico para decorar.
Os tapetes não são apenas funcionais em climas frios, mas também contribuem para o estilo do espaço.

3. Espelhos

Segundo o Feng Shui, espelhos são sinônimos de abundância pois ampliam a energia do que se reflete neles. Portanto, não é recomendado que eles estejam quebrados ou danificados.

Além disso, não é aconselhável colocá-los na frente da cama no quarto. Pelo contrário, eles podem ser vistos muito bem na sala de estar ou em áreas de descanso.

4. Cortinas

As cortinas regulam a luz nos espaços, ao mesmo tempo que agregam valor estético. Além disso, cumprem funções relacionadas à privacidade.

Para as casas mais modernas que priorizam o conforto, as cortinas automáticas e elétricas são uma excelente opção. Por outro lado, há também persianas de madeira, que proporcionam um acabamento mais natural e clássico.

Cortinas de tecido dependem da escolha do gênero. Tecidos mais pesados tendem a adicionar elegância, mas são reservados para salas grandes. Por outro lado, tecidos mais leves e de cores claras podem funcionar bem nos quartos.

5. Peças de arte

Cada casa deve ter uma peça de arte. Não se trata de adquirir pinturas caras e famosas, mas sim de dar espaço a pinturas, esculturas ou objetos artísticos que enchem o local de beleza.

Incluir pequenas peças artesanais pode fazer com que o lugar mude completamente de estilo. Por exemplo, se você tem uma mesa lateral vazia, uma boa peça de cerâmica pode enchê-la de vida. Procure objetos que você de que você goste e que sejam representativos.

6. Estantes

As estantes são objetos básicos para decorar porque cumprem uma função fundamental nas casas: dar suporte a outros objetos. Mesmo nos estilos mais minimalistas, é feita a inclusão de estantes, pois nelas podem ser colocados livros, fotografias, brinquedos ou plantas.

7. Almofadas

As almofadas são um elemento clássico na decoração, pois criam impacto de forma simples. Eles são usados em sofás, poltronas ou na cama. Além disso, podem ser encontrados opções mais econômicas.

Elas criam vida e contraste nos quartos. Por exemplo, se sua sala de estar parece muito sem graça, você pode colocar algumas almofadas no sofá, o que certamente chamará a atenção.

8. Plantas ou vasos com flores

A inclusão da natureza no lar é uma tendência que nunca sai de moda. As plantas trazem muito frescor aos espaços, além de proporcionar benefícios à saúde e ajudarem a purificar o ar.

Os vasos de flor ficam ótimos em corredores e salas de estar, assim como as plantas. No entanto, estes também são ótimas para decorar pátios, varandas e terraços.

9. Mesas auxiliares

Em geral, nas casas há sempre uma mesa na sala de jantar e outra na sala de estar. No entanto, as mesas auxiliares também são muito convenientes e complementam a decoração. Em primeiro lugar, elas podem ser um objeto decorativo, dependendo do estilo que você escolher, mas também ajudam a colocar outros objetos por cima.

10. Bibliotecas

Bibliotecas são estantes para guardar livros que, além dessa função, também ficam bem nas casas. Elas dão um toque sofisticado e elegante aos espaços.

Podem ocupar locais que parecem vazios, e enchê-los de vida. O importante é que você também mantenha a estante organizada e as lombadas dos livros bem cuidadas.

A biblioteca é um objeto de decoração comum.
Há muitas maneiras de fazer uma biblioteca em casa. Desde uma pequena nos cantos até as paredes inteiras cheias de livros.

11. Cobertores e mantas

As mantas são mágicas porque trazem um toque de sofisticação aos espaços! Acima das poltronas e sofás, ou na cama, os cobertores dão um toque de aconchego e conforto.

Se você usar os que são feitos de fibras naturais, eles contribuem para um estilo sofisticado e muito moderno. No entanto, se o resto da decoração for simples e monocromática, uma manta texturizada em cores fortes preencherá o espaço.

12. Caixas e cestos

Caixas e cestos são um objeto maravilhoso que todos devemos ter em casa! Existem em vários estilos: fibras naturais, papelão, com motivos infantis, madeira, em cestaria artesanal. Elas permitem organizar objetos como brinquedos, cabos, bijuterias, artigos de higiene ou pequenas peças de roupa.

Dicas para usar os objetos básicos para decorar

Um dos erros mais comuns na decoração da casa é ter um espaço com uma quantidade exagerada de objetos. Isso causa saturação e faz com que os espaços pareçam confusos e não muito harmoniosos ou agradáveis.

Um passo básico é definir o estilo da sua casa ou dos cômodos que deseja decorar. Depois de definir o estilo, você pode buscar inspiração na internet ou em livros.

Levando isso em consideração, é importante que você revise quais objetos realmente contribuem para sua casa em termos de utilidade. Você guarda coisas apenas para acumulá-las? O método de Marie Kondo, famoso por seu programa de sucesso na Netflix, fala em preservar apenas os objetos que realmente mantêm uma conexão importante com as pessoas.

Além disso, existem técnicas úteis que te guiarão para harmonizar os espaços. A roda de cores é uma delas. As cores que são opostas se combinam e também as que são vizinhas.

Agora você conhece 12 objetos básicos para decorar sua casa e como usá-los! Antes de começar a implementar melhorias em sua casa, é fundamental que você avalie as necessidades das pessoas e dos animais de estimação que vivem no local.

Pode interessar a você...
11 erros de decoração que fazem a sua casa parecer antiquada
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
11 erros de decoração que fazem a sua casa parecer antiquada

Todos nós queremos que nossa casa esbanje estilo. Mostraremos os erros de decoração que fazem a sua casa parecer antiquada. Descubra!