7 plantas de interior que absorvem umidade

A umidade na casa interrompe a tranquilidade, gera danos estéticos e pode causar doenças respiratórias. No entanto, ter plantas em casa é uma solução natural para reduzir os níveis de vapor acumulado.
7 plantas de interior que absorvem umidade

Última atualização: 22 Setembro, 2021

As plantas de interior que absorvem a umidade podem ser uma solução natural para este problema. A umidade é a quantidade de água em estado de vapor que está no ar. Quando se acumula excessivamente em um espaço fechado, provoca problemas.

Este inconveniente atrapalha a estética da casa, pois provoca fissuras nas paredes, danos no chão, deterioração da pintura e alteração da aparência dos móveis. Além disso, é prejudicial à saúde, pois está associada a fungos, ácaros, mofo, poeira e sujeira.

Diante desse fator que pode surgir devido à falta de ventilação, falhas de construção e infiltração de água nas estruturas da casa, existem algumas plantas de interior que têm a capacidade de absorver umidade. Falaremos sobre elas a seguir.

Plantas de interior que absorvem umidade

As plantas são essenciais dentro de casa, pois além de decorar, proporcionam frescor e vitalidade ao ambiente.

Existem plantas que são decisivas para neutralizar os espaços úmidos, já que a maioria vem de áreas secas e precisam se adaptar para atrair o mínimo de água que encontram no ambiente. Como resultado, conseguem limpar o ar e equilibrar os níveis de umidade.

1. Hera

Esta é uma planta de interior ideal para absorver a umidade dentro de casa, pois sobrevive em boas condições apesar de não ser exposta a uma quantidade abundante de luz. Além disso, é fácil de cuidar. Não necessita rega constante e resiste com um spray a cada 2 dias.

A hera é uma planta importante para ser posicionada perto de paredes e tetos, pois é caracterizada por absorver umidade. Além disso, ao manter o equilíbrio dessas estruturas, evita a presença de fungos.

É reconhecida como uma planta purificadora, por isso é relevante dentro das casas para eliminar as substâncias tóxicas e permitir que o ar seja mantido o mais limpo possível.

Vaso suspenso
A hera não requer muitos cuidados, por isso é ideal para ter em espaços que não frequentamos muito.

2. Tillandsia aérea

Trata-se de uma planta aérea, pois não possui raízes que a obriguem a crescer na superfície terrestre, e sua sobrevivência depende do que suas folhas absorvem do meio ambiente. Por isso, sua estadia em uma casa é de benefício mútuo, já que para se alimentarem elas extraem a umidade que circula no local.

Esta planta pode ser mantida em casa, já que não necessita de luz direta, e evolui bem apenas com o sol que passa através de uma janela. Pode ser mantida com 3 irrigações ao longo da semana.

3. Cacto

O cacto é uma planta muito presente em locais desérticos, o que indica que, como o recurso hídrico é escasso, a alimentação não ocorre com a água obtida da terra.

Essas condições têm levado à subsistência da planta por meio da absorção da umidade encontrada no meio ambiente. Assim, sua presença é útil na casa para reduzir a quantidade de vapor no ar.

Para o cuidado adequado, deve ser regado pelo menos uma vez por semana e colocado em um local com luz solar.

4. Lírio da paz

Pode ser cultivado em um espaço interno porque precisa de pouca iluminação. Essa planta exige que seu solo seja regado, porém, não se limita à função das raízes, já que suas folhas também cumprem uma função específica.

As folhas ajudam a absorver a umidade do local, evitando o acúmulo de bactérias, fungos e mofo. Elas também purificam o ar e eliminam as substâncias tóxicas que estão no meio ambiente, de acordo com um artigo intitulado “As melhores plantas de interior segundo a NASA”.

5. Samambaia-americana

Este tipo de samambaia fica mais confortável em condições de umidade. À medida que se desenvolve nesse ambiente, absorve esse tipo de vapor, sendo ideal para uma casa que busca enfrentar o problema.

Este tipo de planta é considerado purificador. Elimina compostos químicos perigosos para os humanos e o seu entorno.

6. Areca-bambu

Esta planta pode ser mantida em espaços fechados da casa ou no jardim. Ela mantém sua vitalidade em espaços mal iluminados, mas também pode crescer quando exposta a locais mais abertos.

É outra planta que obtém nutrientes do ar, por isso aproveita a umidade e reduz esse fator dentro de casa, sendo recomendada para prevenir sujeira e bactérias que desencadeiam doenças nas pessoas.

7. Clorofito

O clorofito é recomendado para uso domiciliar pois não precisa de luz intensa ou irrigação contínua. É benéfico porque elimina naturalmente a maior parte das substâncias que contaminam o interior da casa.

Outros benefícios de ter plantas em casa

Plantas de interior para absorver a umidade
As plantas de interior podem exigir muito ou pouco cuidado, de acordo com quais forem escolhidas para o seu ambiente.

Ter plantas em casa é uma escolha econômica e natural que proporciona uma sensação de bem-estar e paz. Estes são alguns dos benefícios que elas oferecem em ambientes internos:

  • Contribuem para uma melhor respiração: as plantas equilibram o local, ou seja, garantem que ele não fique muito úmido e nem muito pesado para respirar. Elas também filtram o dióxido de carbono do ar.
  • Favorecem o relaxamento: o contato visual com as plantas permite que as pessoas se sintam em um ambiente mais natural que transmite calma.
  • Reduzem o estresse: hábitos como cuidar das plantas, regá-las e dar atenção a elas fazem a pessoa pensar em algo diferente e recuperar o bom humor.
  • Reduzem o ruído: elas absorvem o ruído e permitem que os impactos sejam mais leves.
  • Ajudam a eliminar os maus odores: purificam o espaço, minimizando a sujeira e os odores.
  • Embelezam: harmonizam os espaços com suas cores e estilos. Além disso, os vasos proporcionam estética e elegância.

Cuide bem dessas plantas de interior que absorvem a umidade

É importante que as pessoas se questionem, façam perguntas e saibam tudo o que suas plantas precisam para garantir que elas evoluam bem em casa. Elas são seres vivos que não devem ser esquecidos depois de acomodados em nossos lares.

Devem ser estabelecidos hábitos de cuidado contínuo para obter os benefícios esperados. As plantas de interior para absorver a umidade, embora geralmente não exijam muita atenção, precisam ser regadas esporadicamente e devem ser protegidas das pragas.

Pode interessar a você...
Conselhos para cultivar plantas em terraços
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Conselhos para cultivar plantas em terraços

Neste artigo, vamos compartilhar alguns conselhos e dicas para ser bem-sucedido na tentativa de cultivar plantas em terraços.



  • Martines E. Definiciones de humedad y su equivalencia [Internet]. México: ENME; 2007 [citado 10 de marzo de 2021]
  • Espinosa B. Las mejores plantas de interior según la NASA [Internet]. (S.L): BUAP; 2015 [citado 10 de marzo de 2021]