Plantas resistentes que não requerem muitos cuidados

Ter jardins floridos e bonitos não necessariamente é algo difícil. Saiba tudo sobre as plantas mais fáceis de cuidar para tê-las em sua casa!
Plantas resistentes que não requerem muitos cuidados

Última atualização: 10 Maio, 2021

Para quem vive uma vida agitada ou viaja com frequência, a jardinagem pode se tornar uma tarefa complicada. Por isso, neste artigo vamos mostrar a você uma série de plantas resistentes que não requerem muitos cuidados.

As plantas dão vida e cor à decoração da sua casa. Além disso, oferecem diversos benefícios, como purificação do ar, redução do estresse e contribuição para o cuidado do meio ambiente. Continue lendo e aprenda mais a seguir.

15 plantas resistentes para ambientes internos

A característica da maioria das plantas de interior é que elas são originárias de climas tropicais e subtropicais. Portanto, não resistem ao inverno no exterior e se adaptam a ambientes fechados.

Em geral, exigem que a água de irrigação esteja em temperatura ambiente e tenha uma rotação ocasional do vaso para equilibrar a chegada da luz a todas as suas partes, conforme consta no “Manual práctico de la jardinería”. Conheça 15 plantas resistentes para o interior da sua casa que não requerem muitos cuidados.

1. Cacto

Os cactos são as plantas preferidas de quem não tem tempo para se dedicar às tarefas de jardinagem. Não precisam de poda e não requerem rega constante, embora precisem estar em um local bem iluminado.

Em climas quentes ou no verão, só precisam de uma rega semanal. Em climas frios e estações de outono-inverno, uma rega por mês será suficiente. Uma das espécies mais bonitas é o cacto-dedal (Mammillaria gracilis), que tem flores vermelhas.

Os cactos são plantas resistentes
Os cactos são ideais para ter em casa, pois os seus requisitos de cuidados são mínimos.

2. Rosa de Pedra

A Echeveria elegans ou rosa de pedra pertence à família das suculentas e caracteriza-se por possuir tecidos que conservam a água, o que a torna resistente às estações secas. Além disso, é muito versátil para fazer diferentes designs decorativos, combinada com outras variedades de suculentas.

Você precisa colocá-la em um local bem iluminado e regar a cada 10 dias em climas quentes, ou uma vez por mês em climas frios.

3. Coléus

O coléus, ou “coração magoado”, é uma das plantas de interior preferidas pois as suas folhas têm uma beleza extraordinária. A combinação das cores vermelho, fúcsia, laranja, amarelo e verde dá uma aparência de terem sido pintadas à mão, como uma obra de arte.

O melhor é que são muito fáceis de cultivar. Essas plantas irão se desenvolver desde que estejam localizadas em um local claro, sem exposição direta ao sol. Basta regá-las algumas vezes por semana, evitando que o solo seque.

4. Croton

Esta planta é muito procurada pelos vários formatos e cores vivas (vermelho, laranja, amarelo) de suas folhas. Tornam os espaços interiores cheios de vida e alegria. É uma planta muito fácil de cuidar, embora requeira umidade constante.

5. Aspidistra

Se você tem uma sala mal iluminada que deseja decorar com plantas, a aspidistra é a opção perfeita. Ela dura muitos anos, cresce melhor em ambientes secos e pode viver sem fertilizantes.

6. Antúrios

O antúrio é uma das plantas mais agradáveis ​​que existem. Dá flores praticamente o ano todo com poucos cuidados. Basta manter o solo úmido e borrifar água com spray nas folhas uma vez por semana para que fique em ótimo estado.

7. Kalanchoe

A kalanchoe é uma planta que floresce uma vez por ano, na primavera, com várias flores pequenas fúcsia, vermelhas, laranja ou amarelas. Não devem ter exposição direta ao sol e requerem rega moderada, mas sem molhar as folhas.

8. Aloe vera

O aloe vera tem vários usos no âmbito dos cosméticos e da saúde. Também é uma planta muito fácil de cuidar. Requer muita luz e pouca rega. Porém, à medida que crescer será necessário transplantá-lo para vasos maiores que permitam o seu desenvolvimento correto.

9. Bananeira ornamental

Se você tem um espaço amplo e quer dar a ele um toque tropical, a bananeira é a planta ideal. Esta planta deve seu nome à sua semelhança com a banana. Tem um metro de altura e folhas bastante grandes. Necessita de umidade e iluminação constantes para que se desenvolva.

10. Maranta ou rezadeira

É originária do Brasil e tem um ar muito tropical. Suas folhas são caracterizadas por apresentarem 3 cores: verde, amarelo e vermelho. Precisa de umidade já que é originária de florestas.

O seu crescimento é lento e não requer tantos cuidados. É conhecida pelo nome de rezadeira pela forma das suas folhas, porque elas se unem e fecham durante a noite.

11. Samambaia de Boston

Esta é, provavelmente, a variedade mais popular de samambaias. É perfeita para ambientes com pouca luz e precisa de muita umidade, por isso deve ser borrifada com água. As samambaias ficam lindas em vasos suspensos e, embora não tenham flores, suas folhas decoram qualquer ambiente, dando um toque boêmio.

12. Fícus elástico

É uma planta exuberante com lindas folhas verdes. Você deve colocá-la em um espaço com muita claridade, mas que não recebe os raios solares. Requer irrigação moderada, uma vez por semana em climas quentes e a cada 15 dias no inverno. Além disso, requer um vaso grande para o seu crescimento.

13. Palmeira Camedórea

A Camaedorea Elegans é uma das palmeiras de interior mais resistentes. Possui caules e folhas alongadas que conferem um aspecto elegante a qualquer espaço. Não requer sol direto e sobrevive bem à sombra. Tem um crescimento lento e uma irrigação ocasional que permite que o solo seque entre uma rega e outra.

14. Espatifilo

É uma planta que resiste muito bem a espaços mal iluminados e produz elegantes flores brancas, conhecidas como lírios da paz. No entanto, se você tiver cães ou gatos, pode ser tóxica para eles. Regue-a sempre que o solo estiver seco ou se as folhas parecerem murchas.

15. Costela de Adão

É uma planta semi-trepadeira com folhas largas de uma forma particular a que deve o seu nome. Devido ao seu tamanho, requer um vaso grande. Precisam de muita luz, mas sem raios solares diretos, e de umidade constante. Com estas condições, irão crescer rapidamente e darão um toque vintage à sua casa.

Costela de Adão para um toque vintage na casa
A forma característica das suas folhas dá o nome à costela de Adão.

15 plantas resistentes para ambientes externos

As plantas de exterior são caracterizadas pelo fato de que suportam bem a luz solar. Além disso, para o plantio ao ar livre, é melhor escolher as plantas nativas do local onde são plantadas ou de zonas climáticas semelhantes.

Vamos partilhar com você 15 plantas resistentes para ambientes externos que se adaptam a diferentes condições.

1. Gerânios

É uma das plantas com flores de exterior mais populares do mundo. O gerânio é usado para embelezar varandas e sacadas. Suas flores coloridas e abundantes preenchem os espaços com vitalidade, com pouca demanda de cuidados. Requerem 2 irrigações semanais no verão ou em climas quentes e uma em climas frios ou no inverno.

2. Pimenta caiena

Esta planta, que deve seu nome ao lugar de origem – Caiena – é um arbusto de crescimento rápido, com pouca irrigação e uma bela floração. São mais adequadas para ambientes ensolarados e são plantas que se propagam rapidamente; portanto, uma poda semestral será necessária. Certamente, vão manter o seu jardim cheio de vida e de cores.

3. Margarida africana

Esta variedade de margarida destaca-se por crescer muito bem em ambientes áridos e por ter flores coloridas que abrem e fecham ao longo do dia. Preferem climas ensolarados e podem passar muitos dias sem serem regadas.

4. Pinheiro anão

É uma variedade de pinheiro que podemos plantar em um vaso e que cresce em ambientes externos. Este pinheirinho se caracteriza por resistir a todos os tipos de clima, embora os dias de sol sejam mais adequados ao seu desenvolvimento. Em climas quentes ou no verão, exige um solo úmido. Fora isso, o cuidado é mínimo.

5. Verbena

A verbena é uma planta que cresce com muita facilidade em climas quentes e temperados ao ar livre. Não precisa de regas constantes e multiplica-se no jardim com uma gama de lindas cores que vão decorar a sua casa.

6. Érica

É uma planta muito resistente, capaz de crescer em condições difíceis. Encherá o seu jardim de cores lilás e rosa. Geralmente prefere ambientes ensolarados, embora também suporte baixas temperaturas. Requer pouca rega; basta que o solo não seque completamente.

7. Bromélias

As bromélias são plantas rústicas muito resistentes que se adaptam tanto ao interior quanto ao exterior. Por serem nativas de um clima tropical, gostam de umidade e sol, mas não direto. Portanto, crescem muito bem à sombra de árvores ou alpendres. São perfeitas para os amantes do exótico, pois as suas flores têm uma aparência muito particular.

8. Gazânia

É uma planta que floresce o ano todo em climas quentes. Desenvolve-se muito bem em ambientes onde recebe sol direto. No entanto, é capaz de resistir a até 5 graus de temperatura. É uma planta muito apreciada para quem quer um ambiente bem colorido.

9. Camomila

É uma planta que resiste a todos os tipos de solos, embora os melhores sejam os secos. Portanto, deve-se regar pouco. Não requer muitos cuidados e resiste ao sol. Produz lindas flores pequenas brancas com amarelo. Além da sua beleza, as flores possuem diferentes propriedades medicinais e um aroma agradável.

10. Hera

A Hedera Helix é a opção perfeita tanto para cobrir paredes quanto para criar um tapete ou piso verde. Reproduz-se rapidamente, adapta-se a várias condições e não necessita de rega constante. Além disso, resiste muito bem a áreas com pouca luz.

11. Lampranthus vermelho

É uma planta muito resistente, razão pela qual costuma ser utilizada como cobertura do solo em jardins. Se você tiver crianças ou animais de estimação que brincam no jardim, é uma opção perfeita que não enfraquece facilmente. Suas flores são muito vistosas e crescem muito bem em lugares ensolarados.

12. Crisântemos

Os crisântemos são plantas ideais para terraços porque se adaptam aos vasos. Precisam de muita luz, mas também de sombra, e devemos regá-los todas as vezes que o solo secar. Pouco exigentes, agradecem os mínimos cuidados proporcionando flores com diferentes camadas nas pétalas.

13. Buganvílias

É uma das plantas mais famosas por suas belas e abundantes flores fúcsia e brancas. Precisam de pouca rega e a sua maior vantagem é que não precisam de fertilizantes para florescer.

Têm características trepadeiras, o que as torna ideais para revestir uma parede ou coluna dando um ar romântico aos terraços ou jardins. Em locais com estações definidas, elas florescem na primavera e no verão. No entanto, em climas temperados, dão flores durante o ano todo.

Buganvílias
Esta trepadeira chama a atenção pelas suas cores vivas e pode decorar ambientes dando-lhes um toque romântico.

14. Amor-perfeito

Se você mora em uma região de clima frio, esta é a flor ideal para o seu jardim, porque ela se adapta perfeitamente às geadas. Entretanto, não resiste bem a altas temperaturas.

Floresce em vários tons, como vermelho, amarelo, rosa, azul, roxo, branco e até mesmo combinados. É muito resistente; no entanto, você deve cuidar para que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.

15. Lavanda

A lavanda é outra planta que resiste bem a climas frios e também possui várias propriedades terapêuticas voltadas para o relaxamento. É uma planta rústica ou silvestre, por isso suporta muito bem condições adversas.

Deve ter boa ventilação e luz, por isso não deve ser plantada perto de arbustos que lhe deem sombra ou limitem o seu espaço. Deve ser regada quando o solo estiver seco, aproximadamente uma vez por semana.

Escolha as plantas resistentes que melhor se adaptem à sua cidade

Segundo uma publicação da Universidade da Geórgia, o cuidado com as plantas ornamentais torna-se mais complexo quando são selecionadas espécies que não estão bem condicionadas ao local ou são mal plantadas. Portanto, é importante que você se informe sobre as plantas resistentes ideais para a região onde você mora.

Ter uma planta resistente não significa que ela não necessite de alguns cuidados. Selecione aquelas que melhor se adaptam ao seu estilo de vida e às características da sua casa.

Pode interessar a você...
Ideias para revitalizar sua casa com plantas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Ideias para revitalizar sua casa com plantas

As plantas são ideais para decorar a nossa casa, criando quartos limpos, saudáveis, acolhedores. Veja algumas ideias para revitalizar sua casa com plantas.



  • Ponce O, Rodriguez A, Hernández E, Leiva Á, Pérez L. Manual de técnicas de cultivo de plantas ornamentales. 2nd ed. La Havana: Jardín Botánico Nacional; 2014.
  • Rubio Coll, M. and Fernández Terricabras, M., 2018. El Gran Libro De Las Plantas De Interior. Editorial De Vecchi S.A.
  •  Soto A. Guía básica de plantas ornamentales para el diseño de jardines de interior y exterior para clima templado [Maestría]. Universidad Rafael Landivar; 2017.
  • Torrecilla, C., 1998. Manual Práctico De La Jardinería. Madrid: Ed. El País.