Fertilizante orgânico para as plantas: prepare o seu!

· 23 de março de 2019
Alguns resíduos alimentares contendo potássio e cálcio podem ser usados ​​para preparar fertilizantes orgânicos para nutrir os solos. Nós diremos a você como usá-los para beneficiar suas plantas.

Há muitas maneiras de fazer fertilizante orgânico para fertilizar plantas de jardim. Embora esses produtos possam ser adquiridos em várias apresentações comerciais, existem ingredientes 100% naturais que fornecem uma “vantagem” de nutrientes para o solo.

Na verdade, são opções que foram usadas desde a antiguidade em todas as culturas, mas que foram substituídas por fertilizantes sintéticos. Este último, embora nutra o solo rapidamente, pode causar efeitos negativos a longo prazo, uma vez que acaba esgotando-o.

1. Fertilizante orgânico com casca de banana

A casca de banana é um dos melhores ingredientes para fazer um fertilizante orgânico devido ao seu alto teor de potássioEste mineral essencial é um dos nutrientes mais importantes para as plantas depois do nitrogênio. Ele intervém na fotossíntese e na formação de tecidos resistentes.

Além disso, ajuda a revitalizar as plantas quando elas diminuem sua floração ou adquirem uma aparência opaca. O melhor de tudo é que eles podem ser usados ​​em seu estado natural ou preparados em forma de chá.

Instruções:

  • Corte as cascas de banana em várias tiras e coloque-as para ferver em uma panela com água por 15 minutos.
  • Após esse tempo, desligue o fogo e espere que descanse.
  • Finalmente, pulverize o fertilizante ao redor da planta. Se desejar, você pode deixar as cascas.

2. Fertilizante orgânico de vinagre de maçã

O ácido acético contido no vinagre de maçã pode ajudar a fertilizar as plantas que crescem em solos ácidos. A absorção de seus nutrientes ajuda a manter a planta em boas condições e impede que suas folhas adquiram uma aparência queimada.

Instruções:

  • Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã na água para regar as plantas e molhe o solo como de costume.
  • Repita o procedimento pelo menos uma vez por mês.

Confira também: Cuidados especiais das plantas do jardim

3. Fertilizante orgânico com casca de ovo

Fertilizante orgânico: casca de ovo

Ao fazer um fertilizante orgânico com cascas de ovos, outros ingredientes naturais são geralmente usados. No entanto, eles também podem ser usados ​​sozinhos, uma vez que contêm altas doses de cálcio e evitam o apodrecimento típico das plantas como o tomate, pimentão e berinjela.

Instruções:

  • Amasse várias cascas de ovo e insira-as no fundo de suas plantações.
  • Opcionalmente, seque as cascas e transforme-as em um pó fino usando um moedor.
  • Em seguida, aplique o pó ao redor das plantas.

4. Fertilizante orgânico com cinza de madeira

Fazer um fertilizante orgânico com cinza de madeira pode promover a maturação de flores e frutos de várias plantas. Este elemento natural contém altas doses de potássio e fósforo, ambos necessários para o enriquecimento do solo.

Por outro lado, contém substâncias que repelem formigas e outros tipos de pragas. No entanto, deve ser evitado para espécies ácidas, uma vez que altera o pH do solo.

Instruções:

  • Em primeiro lugar, pegue uma boa quantidade de cinzas de madeira e dilua-as em água.
  • Logo em seguida, regue com esse líquido sobre as plantas desejadas.
  • Finalmente, se preferir, espalhe uma fina camada de cinzas a 2 ou 3 centímetros de distância do caule.

Você deve verificar se as cinzas não vêm de madeiras comprometidas com metais pesados ​​ou elementos poluentes. Se assim for, seu uso pode arruinar o jardim.

5. Fertilizante orgânico com algas

Fertilizante orgânico: algas

Um dos fertilizantes orgânicos que quase ninguém conhece são as algas. Este ingrediente natural, que pode ser adquirido fresco ou seco, contém oligoelementos poderosos que servem como alimento para os “bons” micróbios que habitam o solo.

Seu uso mantém as plantas com a aparência saudável e as impede de murchar. Além disso, protege as plantas contra alguns micro-organismos que lhes causam doenças.

Não deixe de ler: 6 usos da canela nas plantas do jardim

Instruções:

  • Em primeiro lugar, pique uma quantidade generosa de algas marinhas e adicione-as a um balde com água.
  • Logo após, cubra o balde e deixe o fertilizante repousar por 2 ou 3 semanas.
  • Assim que esse tempo passar, use o líquido para molhar o solo.
  • Finalmente, para pequenas plantas, basta aplicar 2 xícaras. Se a planta for média ou grande, você pode colocar de 4 a 6 xícaras.

Em conclusão, você quer revitalizar as plantas em seu jardim? Não gaste dinheiro em fertilizantes industriais caros. Antes disso, use um dos ingredientes mencionados e veja suas benéficas propriedades por si mesmo.

  • Soto, G., & Meléndez, G. (2004). Cómo medir la calidad de los abonos orgánicos. Manejo Integrado de Plagas Agroecología (Costa Rica).

  • Ganadería, S. de A. y. (2000). Producción de abonos organicos. Producción De Abonos Organicos.

  • Herrán, F. ., Sañudo, J. A. ., Torres, R. R. ., & Rojo, M. . (2008). Importancia de los abonos orgánicos. Ra Ximhai. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004.