Cuidados especiais das plantas do jardim

· 6 de fevereiro de 2019
Ter um jardim requer tempo e conhecimento. Por isso, contamos quais são os cuidados especiais que devemos ter para que as plantas de seu jardim estejam sempre bem cuidadas.
A jardinagem requer técnicas, tempo e materiais necessários para conduzir um bom trabalho. As plantas precisam de cuidados especiais; são seres vivos e devemos respeitá-las como tal.
Assim como nossas mascotes estão em nossos cuidados e requerem nossa atenção, ter um jardim cheio de arbustos, plantas, árvores ou rosais, precisa de dedicação para mantê-los bonitos, fortes e saudáveis.

Para que o tempo dedicado ao jardim seja bem empregado, aconselhamos a focar nos seguintes aspectos, assim seu jardim permanecerá bonito e saudável ao mesmo tempo. Contamos quais são esses cuidados especiais que as plantas necessitam.

Atenções básicas para manter um jardim

Antes de comentar os cuidados especiais e mais específicos para que suas plantas se desenvolvam adequadamente, lembramos quais aspectos deve levar em consideração em primeiro lugar. Se estes primeiros passos não estão cobertos, não conseguiremos fazer com que nossas plantas se desenvolvam corretamente.

Não deixe de ler: Plantas para repelir pulgas e carrapatos

Água

Pode-se dizer que é o alimento básico para que a vegetação cresça e se reproduza. A irrigação deve ser regular e sem ser em excesso. Regar não só faz com que cresçam, também evita com que fiquem doentes e insetos as ataquem.

Aconselhamos regar pelas manhãs cedo ou de tarde; temos que evitar fazê-lo quando os raios de sol incidem diretamente sobre as plantas.

Cuidados especiais das plantas do jardim: colocar terra nova

Fertilizantes

As plantas não só precisam de água, é muito recomendado adicionar substratos e fertilizantes na terra ou na irrigação para que cresçam em boas condições. Isso assegurará a longevidade do jardim.

Uma rica dieta em nutrientes e outros elementos fará com que não lhes falte nada, temos que saber que as ervas daninhas, flores e árvores se nutrem da terra. Por isso, temos que adicionar fertilizantes para que todos estes elementos recebam a quantidade suficiente para seu desenvolvimento.

Luz solar

É verdade que muitas plantas não precisam de contato direto com o sol, mas precisam de luz. As plantas devem receber sua dose de luz diária. O ideal é colocar as plantas de tal forma que se cumpram os requisitos com relação a iluminação solar. Para isso, pesquise bem sobre o tipo de planta que possui.

Atenção com as pragas

As pragas de insetos podem agir em qualquer momento sem que percebamos, por isso, é bom revisar de forma regular as plantas para que não morram por uma infestação. Se detectar uma praga procure seu viveiro de confiança, ali dirão qual é o melhor tratamento para detê-la.

Talvez te interesse ler: Para que serve ter plantas em casa?

Cuidados especiais das plantas do jardim: adubar

Cuidados especiais para as plantas

A seguir especificamos quais são os cuidados especiais que deve ter em mente para que as plantas cresçam sem complicações.

  • Saiba que os solos argilosossão mais difíceis de trabalhar. São mais secos por isso que precisarão de uma maior quantidade de irrigação antes de plantar.
  • Utilize praguicidas para controlar as pragas daninhas.
  • Se vê as folhas amareladas pode ser por falta de ferro na terra. Adicione terra de castanho ou urze para acidificá-la e ajudar o ferro a surgir.
  • Se observar formigas próximo ao seus vasos, esfregue limão na borda para que não voltem.
  • As minhocas ajudam a airar a terra, mas se tem uma praga na terra, borrife com um leve inseticida e depois regue com água normal. Não é bom deixar o inseticida na camada superior.

Cada jardim é único pela paisagem, o clima e os diferentes tipos de plantas que ali se encontram. Isso faz com que cada um tenha cuidados especiais. Dependendo de como seja o seu, terá que enfrentar as pragas ou o baixo crescimento das plantas.

A jardinagem nos oferece vantagens, não só se trata de decorar ou ter um jardim mais ou menos bonito. Os estudiosos afirmam que o contato com a natureza é muito benéfico para o organismo.