10 dicas para criar uma decoração com um estilo industrial

O estilo industrial é caracterizado por refletir um clima urbano, atemporal e sóbrio. Aprenda a aplicar esse estilo em casa sem errar na tentativa.
10 dicas para criar uma decoração com um estilo industrial

Última atualização: 05 Agosto, 2021

Como o nome indica, o estilo industrial é inspirado nas fábricas. É um estilo com uma arquitetura simples e a utilização de materiais com poucos detalhes e ornamentos. É um estilo que dará à sua casa um toque jovem, fresco e cheio de personalidade. Neste artigo, vamos falar sobre 10 chaves para criar uma decoração com estilo industrial e não falhar na tentativa.

Uma publicação chamada O estilo industrial adaptado ao estilo contemporâneo no design de interiores explica que, durante a década de 1950, várias fábricas em Nova York fecharam e acabaram se transformando em residências.

Assim nasceu o famoso estilo industrial. Também é conhecido como estilo urbano ou loftÉ um dos favoritos para decorar restaurantes, cafés e apartamentos nas cidades. Devido ao uso de materiais ásperos como cimento, tijolos e aço, e cores escuras, metálicas e frias, esse estilo tem sido associado aos homens.

No entanto, sua adaptação e uso atual permitem que o estilo industrial se misture com materiais, texturas e cores mais suaves, mais leves e mais femininas. No entanto, este estilo tem um toque roqueiro, moderno e sofisticado.

Características do estilo industrial

Estilo industrial na decoração
Este estilo é baseado na aparência de algumas fábricas antigas.

O estilo industrial é caracterizado por ser atemporal. Após mais de 50 anos do seu auge, ainda é atual. Espaços abertos com tijolos à vista e paredes e pisos de concreto, grandes janelas e móveis que combinam madeira e metal para dar um ar urbano, inspirado nas fábricas, mas adaptado às casas e às tendências.

É também um estilo eclético, ou seja, permite misturas com diferentes tipos de estilos e elementos. Assim, podem ser incluídos elementos dos estilos rústico, vintage, escandinavo e minimalista.

Uma das suas principais características é que, por ter sido inicialmente utilizado em fábricas, costuma ser utilizado em espaços tipo loft. Ou seja, em casas ou locais com poucas paredes ou divisórias.

10 chaves para criar uma decoração com estilo industrial

O estilo industrial é ideal para utilização em espaços abertos onde existam grandes janelas e tetos altos, com uma arquitetura simples e com tendência para o minimalismo.

Porém, se a sua casa não for do tipo loft, não se preocupe! Você pode adaptar o estilo ao seu lar. Aqui, compartilharemos algumas chaves para fazer isso.

Use madeira natural

Se quiser criar um estilo industrial, o melhor é deixar os móveis de madeira no seu estado natural. Não aplique vernizes, brilhos ou tintas.

Você pode até permitir que pedaços ou outros acabamentos apareçam. Não há necessidade de disfarçá-los.

Deixe os materiais nus

Enquanto muitos estilos decorativos tentam esconder torneiras, guarnições e tijolos para obter acabamentos altamente polidos, o estilo industrial busca o oposto. Não tem problema deixar tubos e estruturas expostas.

Da mesma forma, cimento, madeira, concreto, couro e ladrilhos devem ser deixados no estado mais natural possível.

Ferro e aço são os melhores aliados

Estes tipos de materiais são essenciais se você pretende ter uma decoração com um estilo industrial. Coloque de lado os plásticos e cerâmicas para substituí-los por aço inoxidável ou ferro. Você pode substituir as organizadoras de plástico por cestas de metal.

O mesmo acontece com cadeiras e mesas. Você pode até usar algumas que têm pernas de metal ou o corpo inteiro. Itens decorativos como estatuetas e utensílios de cozinha também devem ter esses materiais.

Escolha móveis que combinem madeira e metal

Ao decorar com um estilo industrial, você deve brincar com elementos que pareçam novos e antigos. Uma das melhores formas de obter esse efeito de forma equilibrada é utilizar móveis que combinem madeira com metal.

O metal, com seu brilho, vai dar aquele ar moderno. Já a madeira dá um toque mais rústico, ficando ainda mais especial ao não utilizar vernizes.

Reutilize e faça seus próprios objetos decorativos

Este estilo é inspirado em fábricas, então você pode reutilizar elementos industriais para torná-los objetos úteis. Mesas ou cadeiras de paletes funcionam muito bem. Da mesma forma, você pode procurar lâmpadas ou decorações feitas com objetos de metal reutilizados.

Além disso, você pode usar caixas de lata ou garrafas de vidro âmbar para transformá-los em vasos ou recipientes. Se você for um amante da música, pode colocar suas guitarras elétricas ou instrumentos expostos com bases de metal.

Use móveis e objetos que pareçam desgastados

Como o estilo industrial é inspirado nas fábricas e no ambiente urbano, os elementos com aspecto desgastado são ideais. Desgastado não é sinônimo de danificado. Trata-se de encontrar tecidos e texturas que reflitam a mudança do tempo.

Você pode até conseguir itens como relógios, lâmpadas ou pinturas que tenham um pouco de tinta descascando, intencionalmente.

Além disso, você pode aplicar um estilo de pintura que atinja o efeito desgastado, em que alguns tijolos são deixados à vista e as manchas de tinta não são uniformes.

É importante que você procure um pintor especialista neste tipo de acabamento ou que procure inspiração com imagens que possa imitar. Não se trata de fazer respingos de tinta aleatórios.

Incorpore elementos retrô

Como o estilo industrial nasceu na década de 50, é possível colocar alguns elementos vintage ou retrô, como logotipos antigos da Coca-Cola, pinturas de bandas de rock and roll, chapas decorativas ou pinturas em estilo pop, como as de Andy Warhol. Você pode até tirar o pó de algumas antiguidades e relíquias de família, como relógios e objetos de metal.

Escolha uma paleta de cores de acordo com o estilo industrial

Ao decorar com um estilo industrial, é importante usar uma paleta de cores que corresponda. Cores brilhantes raramente são usadas. Predominam as cores neutras com diferentes tons de cinza, bege, bronzes, azuis acinzentados e destaques em tons de preto e branco.

O maior calor será proporcionado pelo tom da madeira que você escolher, os tijolos que ficarão expostos e alguns acessórios de couro.

Escolha tecidos e padrões para combinar

O estilo industrial era muito popular nos clubes masculinos britânicos. Assim, os tecidos xadrez do tipo escocês são um clássico. No entanto, tecidos feitos de fibras naturais e em cores claras como linho ou algodão também combinam muito bem e fornecem calor.

Por outro lado, o couro é um material perfeito para ter em alguns móveis. O sofá Chester em tons de marrom é uma peça icônica para o estilo industrial.

Use lâmpadas grandes e spots

A iluminação é essencial para uma decoração de estilo industrial. Use lâmpadas com tampas de metal ou deixe as lâmpadas à vista. Lâmpadas penduradas também funcionam muito bem.

Adapte o estilo industrial ao seu espaço

Mulher segurando flores amarelas
Pense no que te faz feliz antes de decidir reformar o seu espaço.

Embora o estilo industrial tenha algumas características especiais na sua origem, que se adaptam a espaços com poucas e grandes divisões, é possível ajustá-lo a outros tipos de espaços.

Mesmo no design de interiores, o termo neoindustrial ou industrial chic tem sido usado para denominar o estilo industrial que inclui outros elementos que o suavizam, acrescentam mais cor e permitem adaptá-lo a espaços menores.

Por exemplo, você pode adicionar algumas plantas ou almofadas em tons claros para dar vida e cor aos espaços. Você também pode adaptar a decoração industrial para um espaço pequeno ou apenas uma área específica da sua casa, como uma sala de recreação, escritório ou o quarto de um adolescente.

Pode interessar a você...
5 ideias originais para renovar as paredes da sua casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 ideias originais para renovar as paredes da sua casa

Para renovar as paredes da sua casa, você não precisa gastar muito. Há vários materiais que permitem uma mudança rápida, econômica e descomplicada.