8 dicas para decorar seu escritório

Decorar seu escritório não é perda de tempo. Pelo contrário, isso aumenta a produtividade e melhora o humor. Não perca as dicas que vamos compartilhar a seguir!
8 dicas para decorar seu escritório

Última atualização: 14 Julho, 2021

Essas dicas para decorar o seu escritório vão fazer você se sentir melhor no ambiente onde passa a maior parte do seu dia. Independentemente de ser um local pequeno ou grande, o aspecto mais importante é a organização. Com ela, a decoração vai brilhar e inspirar você.

Além de manter a ordem e a limpeza, uma boa decoração com foco na iluminação e na inspiração influenciará a sua saúde física e mental. Descubra como dar uma nova cara ao seu escritório a seguir.

Como a decoração do escritório influencia a produtividade?

Pense em como você se sentiria ao chegar ao seu escritório e se deparar com papéis por toda parte, canetas jogadas, uma enorme escrivaninha velha em um canto sem iluminação que exige manter as luzes acesas o dia todo. Desconfortável, não é?

Isso tem a ver com o fato de que a bagunça e a decoração inadequada podem ter uma influência negativa, assim como uma decoração correta pode aumentar a sua produtividade e melhorar o seu humor. Vamos nos aprofundar nisso mais tarde, mas um fator fundamental é a iluminação natural.

Outro aspecto a considerar é o olfativo. Na aromaterapia, aprendemos que essências como a canela ajudam a reduzir a fadiga e a aliviar o estresse. As rosas combatem a tristeza e as frutas cítricas, como a tangerina, aumentam a sensação de calma.

Dicas para decorar o seu escritório

A seguir, vamos apresentar 8 dicas para decorar o seu escritório que, além de dar um toque de elegância ao ambiente, vão deixá-lo um pouco mais aconchegante, motivando o seu trabalho todos os dias.

Mulher com sono no escritório
Passamos grande parte do dia no escritório, então podemos ficar entediados nesse cômodo. Por isso, nada melhor do que mudar o seu estilo.

1. Paredes de cores claras

Pintar as paredes do seu escritório com cores claras, como branco ou creme, deixa o seu espaço de trabalho mais iluminado. Contudo, existem outros tons que, segundo alguns estudos, influenciam a criatividade e a produtividade no trabalho.

O laranja, por exemplo, é uma cor relacionada à criatividade, ao sucesso e à disposição. Então, pode ser uma boa ideia pintar uma das paredes dessa cor.

Por outro lado, o azul, o roxo e o cinza simbolizam o sucesso. Além de usá-los, você também pode considerá-los como possíveis cores para seus acessórios ou móveis decorativos.

2. Escreva uma frase motivacional

Esse conselho se aplica dependendo do tipo de trabalho. Isso está muito na moda em escritórios de criação, como agências de publicidade ou assessoria de imprensa, por exemplo.

Se você gosta de se refugiar na leitura, escolha uma frase motivacional do seu livro preferido e escreva-a em uma das paredes. Você também pode usar películas adesivas.

Se isso não for permitido na sua área de trabalho, você pode colocar um porta-retrato com uma frase motivacional da sua escolha. A ideia é que você a leia todos os dias e se inspire para ter um dia maravilhoso.

3. Fontes de luz natural

As fontes de luz natural têm grandes benefícios para a saúde. Estudos identificaram que a exposição à luz natural pode prevenir doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson.

De fato, ensaios clínicos em animais mostraram que esse tipo de iluminação melhora as funções cognitivas e o rendimento, pois tem impacto no hipocampo.

Ao mesmo tempo, algumas pesquisas mostraram que o fato de contar com a iluminação natural, especialmente nas primeiras horas da manhã, reduz os sintomas de doenças mentais ao estimular a produção de serotonina e melhorar a síntese de vitamina D.

4. Compre uma escrivaninha prática

A escrivaninha é um móvel muito importante. Se você gosta de um espaço amplo, o ideal é que ela seja mais comprida do que larga. Dessa forma, ocupará menos espaço do que uma mesa robusta.

Por outro lado, você pode otimizar o espaço se o seu escritório for pequeno. Por exemplo, a escrivaninha pode contar com gavetas verticais para guardar seus itens de trabalho.

Outra recomendação: se o seu escritório for muito pequeno, você pode considerar a instalação de uma escrivaninha dobrável ou rebatível. Dessa forma, você ganhará espaço quando terminar a jornada de trabalho, principalmente se o escritório for em casa.

5. Cadeiras dobráveis

Esse conselho segue a mesma ideia do ponto anterior. Hoje em dia, é possível encontrar vários acessórios que podem tornar uma cadeira dobrável muito confortável para o trabalho. No final do dia, você pode ganhar um pouco mais de espaço.

Outro benefício de adquirir esse tipo de cadeira é que você pode comprar um modelo moderno e colorido, fugindo dos padrões de cadeiras de escritório. Contudo, nesse ponto o aspecto mais importante é o conforto.

6. Use prateleiras para organizar

As prateleiras são uma maravilha. Se você tem muitos papéis, pastas ou itens de trabalho, essa é a opção ideal para manter a ordem.

Prefira modelos verticais e que tenham muitas divisões. Isso facilitará a atribuição de um espaço para cada tipo de elemento, e será mais rápido encontrá-los sem ter que mexer em tudo.

Prateleiras suspensas
As prateleiras ajudam a ganhar espaço. Se você trabalha em casa, deve pensar seriamente em comprar pelo menos uma.

7. Armários verticais para arquivos

Quando as pastas e os documentos importantes precisam ficar arquivados, os modelos verticais são os melhores. Esses móveis com grandes gavetas economizam espaço e armazenam documentos importantes muito bem. O melhor local para esse tipo de móvel costuma ser nos cantos no quarto.

8. Dê um toque pessoal

A última das dicas para decorar o seu escritório é a mais importante. Como dissemos, é neste espaço que você passa a maior parte do seu tempo.

Portanto, permita-se personalizar o ambiente. Coloque um bonito porta retrato com a fotografia da sua família ou dos seus animais de estimação. Escolha um porta-lápis do seu gosto e adicione uma linda suculenta ou um cacto.

O que você achou das nossas dicas para decorar o seu escritório?

Você ficou com vontade de colocar em prática essas dicas para decorar o seu escritório? Agora você já sabe que, além dos padrões da estética e da moda, a decoração adequada do seu escritório influencia sua saúde, sua produtividade e seu humor. Portanto, tomar essa decisão fica muito mais fácil.

O aspecto mais importante é que o seu escritório seja um espaço onde você deseje realizar suas tarefas de trabalho com disposição e alegria. Os acessórios e tudo o que há nele devem ser uma inspiração para que você cumpra seu horário de trabalho sem que isso seja uma dor de cabeça diária.

Pode interessar a você...
5 tendências de cores na decoração da sua casa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 tendências de cores na decoração da sua casa

As opções sempre vão depender do ambiente a ser decorado e do gosto de cada um, mas há certas tendências de cores que estão em alta no momento.



  • Zhou Z, Zhou R, Zhang Z, Li K. The Association Between Vitamin D Status, Vitamin D Supplementation, Sunlight Exposure, and Parkinson’s Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. Med Sci Monit. 2019 Jan 23;25:666-674. doi: 10.12659/MSM.912840. PMID: 30672512; PMCID: PMC6352758.
  • Joel E. Soler Alfred J. Robison Antonio A. Núñez Lily Yan. Light modulates hippocampal function and spatial learning in a diurnal rodent species: A study using male nile grass rat (Arvicanthis niloticus). Hippocampus, 2017. https://doi.org/10.1002/hipo.22822.
  • Lewy AJ, Bauer VK, Cutler NL, et al. Morning vs Evening Light Treatment of Patients With Winter Depression. Arch Gen Psychiatry. 1998;55(10):890–896. doi:10.1001/archpsyc.55.10.890