Como fazer um porta-vela decorativo com flores de lavanda

Fazer um porta-vela decorativo com flores de lavanda é muito simples. Esse enfeite proporciona um toque muito íntimo aos seus espaços.
Como fazer um porta-vela decorativo com flores de lavanda

Última atualização: 27 Maio, 2021

Fazer o seu próprio porta-vela decorativo com flores de lavanda não exige muito trabalho e permite que você dê asas à sua criatividade. Esse porta-vela é uma excelente opção para aromatizar quartos e banheiros e até para decorar mesas em festas.

Neste artigo, vamos ensinar duas opções diferentes. São duas ideias simples que você pode colocar em prática usando coisas que já deve ter em casa. Se você não tiver, não se preocupe, elas não são caras.

O que é a lavanda?

Antes de começarmos com as ideias para fazer os porta-velas com flores de lavanda, gostaríamos de falar um pouco sobre essa planta. Típica da região mediterrânea, ela se destaca pela sua cor roxa e seu formato pontiagudo. Existem cerca de 30 variedades, mas as mais comuns são a Lavandula officinalis e a Lavandula angustifolia.

Seu aroma agradável possui diversas propriedades amplamente utilizadas na aromaterapia. Inclusive, vários estudos destacam sua ação relaxante. Por isso, muitas pessoas utilizam o óleo essencial de lavanda em tratamentos alternativos contra o estresse. Esse efeito se deve à presença de álcoois terpênicos, como o geraniol e o linalol.

Entre os diferentes usos da lavanda, podemos destacar os produtos de limpeza e os perfumes. Além disso, ela também figura como ingrediente em cosméticos, como tônicos faciais.

Plantação de lavanda
O óleo essencial de lavanda costuma ser utilizado como alternativa para reduzir a ansiedade.

Como fazer um porta-vela decorativo com flores de lavanda?

Que tal perfumar e enfeitar seus espaços com um lindo porta-vela decorativo com flores de lavanda?

A seguir, mostraremos duas opções diferentes que usam quase os mesmos materiais. Além deles, as únicas coisas que você precisa são habilidades manuais e um pouco de imaginação!

Lista de materiais

  • Tesoura
  • Alicate
  • Fio
  • Laço de cetim fino
  • Fio de juta
  • Laço de cetim largo
  • Barbante de cozinha verde
  • Cola quente
  • Potes de vidro vazios (novos ou reciclados no tamanho da sua preferência)
  • Flores de lavanda
  • Velas que caibam nos potes de vidro

Primeira opção de porta-vela decorativo com flores de lavanda

Apesar de ser simples de fazer, a primeira opção de porta-vela decorativo com flores de lavanda tem um resultado incrível.

As instruções são as seguintes:

  1. Corte um pedaço de fio grande o suficiente para envolver o gargalo do pote de vidro da sua escolha. A ideia é formar “pequenos pares de orelhas” em cada extremidade. Você pode fazer como espirais.
  2. Meça o diâmetro do pote de vidro e corte um pedaço de cetim desse tamanho. Junte as pontas com um pouco de cola quente. Tome cuidado com a cola quente para evitar se queimar.
  3. Com as flores de lavanda, faça um pequeno buquê e prenda-o com o barbante de cozinha verde, que deve ser grande o suficiente para ficar no centro do frasco de vidro. Cole bem no meio, onde depois você poderá colocar o pedaço de cetim para esconder.
  4. Cole o laço de cetim fino no buquê de flores de lavanda. Tudo que você precisa fazer agora é colocar a vela dentro e acendê-la quando quiser. Pouco tempo após acendê-la, você começará a sentir o aroma da lavanda.
  5. Coloque o seu porta-velas onde você quiser, mas tenha cuidado com crianças e animais de estimação. Você pode fazer vários porta-velas para enfeitar mesas em dias de evento especial.

Segunda ideia de porta-vela decorativo com flores de lavanda

Como fazer um porta-vela?
Os porta-velas são uma ótima opção para decorar sua casa em situações especiais e celebrações.

Agora, vamos ver a segunda opção de porta-vela decorativo com flores de lavanda que você pode fazer com as próprias mãos:

  1. Meça seu pote de vidro. Lembre-se que ele pode ser substituído por algo reciclado: recipientes de café, potes de geleia ou um copo. Corte as flores de lavanda com essa medida, garantindo que elas possam cobrir o fundo do recipiente e ficar um pouco para fora na parte de cima.
  2. Após cortar todas as flores o suficiente para cobrir o recipiente, cole uma a uma com a cola quente. A camada de flores deve ficar o mais espessa possível.
  3. Agora, corte um pedaço de fio de juta e enrole-o no vidro várias vezes. Para finalizar, faça um laço. Você também pode fixá-lo com cola quente para ele não cair.
  4. Coloque a vela dentro e acenda-a quando quiser.

Gostou dos porta-velas decorativos com flores de lavanda?

Se você gostou destas ideias de porta-velas decorativos com flores de lavanda, não deixe de experimentá-las. Você pode adicionar qualquer outro elemento que preferir.

Pode interessar a você...
As velas: significados e usos para sua casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As velas: significados e usos para sua casa

As velas são uma decoração muito usual e fantástica para colocar em nossa casa. Elas aromatizam, iluminam e decoram cada canto que desejarmos. São adornos que caem muito bem em datas especiais, principalmente se se trata de um jantar romântico.