5 ideias originais para decorar com discos de vinil

Os discos de vinil podem ser reutilizados na decoração de salas, quartos e outros espaços da casa. Você tem alguns deles em casa? Confira 5 ideias interessantes para tirar proveito desses itens.
5 ideias originais para decorar com discos de vinil

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

Decorar com discos de vinil se tornou uma tendência, especialmente entre os amantes do estilo vintage ou retrô. Devido ao seu design específico, são ideais para redesenhar muitos espaços da casa sem gastar muito dinheiro. Quer aprender a usá-los na sua decoração? Não perca as ideias que compartilharemos a seguir.

Tocar música usando discos de vinil é coisa do passado. No entanto, muitas pessoas os armazenam como lembranças. Por esse motivo, é comum observar que alguns os incorporam à decoração, principalmente em locais como a sala de estar, os quartos e corredores.

5 ideias para usar seus discos de vinil na decoração

A grande vantagem de decorar com esse material é que esse recurso permite criar obras de arte interessantes. O material de que são feitos é muito versátil e pode ser moldado sem problemas. Além disso, é resistente e se destaca muito bem em várias superfícies.

1. Móbiles com discos de vinil

Móbiles com discos de vinil
Unindo vários discos de vinil, você pode criar um lindo móbile para colocar em tetos ou portas.

Se você tiver discos de vinil de tamanhos diferentes, tire proveito dessa ideia simples para decorar o escritório, a sala de estar ou o hall de entrada da sua casa. Consiste em criar um belo móbile suspenso, que pode ser colocado no teto ou nas portas para criar um som relaxante.

Como fazer?

  • Primeiramente, pegue cerca de 5 ou 10 discos de vinil, de preferência de vários tamanhos.
  • Logo depois, prenda-os a um suporte com a ajuda de um fio grosso, modelando o móbile.
  • Para finalizar, coloque-o no ambiente que você preferir.

2. Decore a mesa com discos de vinil

Quer ter sousplats originais e baratos? Então, você vai adorar essa ideia interessante usando discos de vinil. Você só precisa usar os discos como protetor de toalha de mesa para colocar a louça no almoço ou no jantar. Aliás, pode até usá-los para decorar a mesa em uma ocasião especial.

Como fazer?

  • Pegue vários discos de vinil e decore-os ao seu gosto.
  • Em seguida, use-os para pôr a mesa.

3. Garrafeiras

Adega com discos de vinil
Os discos de vinil podem ser moldados para dar forma a uma garrafeira ou adega de vinhos bem original. Mãos à obra!

Em casa, nunca é demais ter móveis especiais para organizar as garrafas de vinho. Se você ainda não possui um, use essa ótima ideia com discos de vinil reciclados. É um projeto bastante simples que você pode usar para decorar a cozinha, a sala de estar ou a sala de reuniões.

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, pegue um disco de vinil grande e mergulhe a peça que deseja dobrar em água fervente.
  • À medida que o material amolecer, comece a moldá-lo suavemente.
  • Logo depois, quando o vinil endurecer, fixe-o na superfície desejada e coloque as garrafas.
  • Prenda-o firmemente para evitar acidentes.

4. Cabideiro com discos de vinil

Fazer um cabideiro é uma maneira simples de decorar com os discos que estavam guardados e empoeirados. Além de dar um visual vintage aos espaços, é um complemento funcional, pois servirá para pendurar chapéus, bolsas, jaquetas e outros acessórios que ficam jogados nos cantos da casa.

Como fazer?

  • Primeiramente, consiga cola branca ou cola quente de silicone, discos de vinil e ganchos.
  • Logo depois, comece a colar os discos, fazendo uma composição com a forma que você preferir.
  • Para finalizar, prenda os ganchos e pendure-o na parede.

5. Molduras para fotos

Molduras artesanais para as suas fotos
Substitua suas molduras tradicionais com fotos por molduras feitas com discos de vinil e dê um estilo vintage à sua decoração.

A última ideia para decorar com esse material servirá para destacar as lembranças familiares na sala, nos quartos ou no escritório. Graças à sua forma particular, esses discos são ideais para substituir as molduras tradicionais.

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, pinte os discos de vinil com uma tinta acrílica especial. Se quiser, você pode usar tinta de uretano, de preferência em tons pastel, para ter uma aparência mais vintage.
  • Em seguida, recorte as fotos, se necessário, e cole-as no centro do disco.
  • Para terminar, coloque-os nos lugares que quiser decorar.

Resumindo…

Tire o pó dos seus discos de vinil antigos para criar itens decorativos bonitos para o seu lar. Como você pôde ver, basta adquirir alguns elementos básicos que permitem moldar os discos para realizar os projetos. Além disso, você pode dar um toque personalizado a tudo usando a sua criatividade.

Então, você se anima a colocar essas ideias em prática?

Pode interessar a você...
A decoração grunge: estilo e modernidade
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A decoração grunge: estilo e modernidade

O grunge é um estilo descontraído e inspirado nas ruas. Por isso, muitos bares e escritórios, entre outros interiores, decidem optar por essa estét...