Garrafas de vinho vintage: como decorar com elas!

29 de janeiro de 2019
Você sabia que estas garrafas de vinho também são chamadas de botijas? Em seguida, te contaremos o que você pode fazer com suas garrafas de vidro antigas para decorar sua casa de uma forma muito original.

As garrafas de vinho vintage são um charme e estão super na moda! Em questões de decoração, não existem limites. Podemos pegar qualquer tipo de artigo de casa, modificá-lo, dar o nosso toque pessoal e transformá-lo em algo maravilhoso como um elemento decorativo. E isso pode acontecer, por exemplo, com as velhas garrafas de vinho.

Garrafa de vinho vintage, o que é isso?

Garrafas de vinho velhas usadas para criar garrafas vintage

A garrafa de vinho é um recipiente usado para guardar e armazenar líquidos. Tem a forma de uma garrafa e geralmente é feita de vidro ou porcelana. Tem um gargalo fino, é redonda e bem grande. Podem existir garrafas de vinho que consigam conter 2 a 40 litros.

Tradicionalmente, costumavam ter uma camada de vime, embora atualmente possam ser encontradas de muitos outros materiais. Em geral são plastificadas porque são mais estáveis ​​e favorecem o transporte adequado.

Em um nível decorativo, as botijas que mais vemos são feitas de vidro, já que são realmente uma peça ideal para decorar qualquer canto de nossa casa.

História da garrafa de vidro

O nome Damajuana chama muito a nossa atenção e queremos compartilhar com você por que a garrafa de vidro é chamada também assim.

Encontramos lendas, mas há duas que queremos contar:

  1. Primeiramente, o nome está ligado ao termo “dame-jeanne“, e surgiu de uma anedota da rainha Juana I de Nápoles que em um dia de tempestade e chuva acabou refugiando-se em uma oficina de fabricação de vidro. Assim, interessada, queria tentar fazer uma garrafa e de tanto soprar ganhou uma garrafa de vidro de 10 litros.
  2. Em segundo lugar, na cidade de Tijuana, um vidraceiro largou sua mulher, uma tal de Juana de los Milagros González. Ela, pequena e gordinha, se aproximava todos os dias do mercado para comprar vinho que vinha em uma garrafa com estas mesmas características. O lojista começou a chamá-la de “a garrafa de Lady Juana”; fazendo alusão ao físico da mulher.

Também pode te interessar: 4 diferentes formas de decorar um jantar romântico

Garrafas de vinho velhas usadas para criar garrafas vintage

Garrafas de vinho como elementos decorativos

Como você pode verificar, é um objeto com história e nós queremos te contar quais são as melhores opções que estas garrafas ou botijas podem nos dar.

Existem de tamanhos, materiais e cores diferentes. Se encaixam em quase qualquer estilo de decoração; desde um estilo moderno, até um estilo minimalista ou rústico.

Garrafas de vinho vintage usadas como elementos decorativos

São peças únicas, geralmente grandes e por si só muito atraentes para usar na decoração. Além disso, a cor do vidro pode ser clara, azulada ou esverdeada.

Estes recipientes cairão bem em qualquer lugar, com um toque vintage tão distinto e procurado. Ideal para colocar em lugares onde os raios do sol incidem, você vai ver como criam espaços de sonho.

Garrafas de vinho vintage usadas para armazenagem

Não só podemos ter esses recipientes em um canto. Você pode usá-los para armazenar líquidos, vinho, fazer qualquer bebida para o verão ou adicionar dentro curtidos como azeitonas.

Eles são um recipiente muito bom e com uma vida longa de uso, porque a material é resistente e de qualidade. É preferível usá-lo mais do que os tupperware ou garrafas de plástico.

Então, se trata de um produto amigável com o meio ambiente.

Garrafas de vinho vintage usadas como centro de mesa

Certamente, você pode colocá-la em uma grande mesa de madeira para obter um centro de mesa fantástico para sua sala de jantar. Decore-as ou deixe-as naturais.

Leia também: 3 luminárias que você pode fazer com materiais reciclados

Garrafas de vinho vintage usadas como jarros e vasos de flor

Se você tem uma garrafa de vinho antiga, pode colocá-la e dar um toque de cor a sua casa com um bom punhado de flores. Você também poderia adicionar água dentro e usar como base para as plantas que precisam de contato constante com a água.

Garrafas de vinho vintage usadas como lâmpadas rústicas

Sem dúvida alguma, você pode transformar as garrafas de vinho em lâmpadas fantásticas. Você precisará fazer a instalação e colocar uma tampa na abertura.

Mas, se esta tarefa não te convence, pode iluminá-las com guirlandas de luzes de LED, que criará uma sensação de que há estrelas ou vaga-lumes dentro. Decore assim a sala, o quarto ou o jardim.

O vidro destas garrafas é resistente, grosso e com marcas, o que lhe confere um toque único e vintage. Pergunte a algum família se possuem alguma botija velha esquecida no jardim e use-a de uma maneira criativa para decorar sua casa.

Em conclusão, se você tiver sorte o suficiente de encontrar uma garrafa de vinho antiga não terá desculpa para usá-la para dar um toque pessoal a sua casa.