Faça sapateiras com estes 2 materiais básicos

· 3 de março de 2019
Ao invés de gastar dinheiro comprando uma sapateira, pode aproveitar algumas ideias e materiais que tem em casa para fazer uma de forma rápida e simples.

Seja para um comércio, uma venda de garagem, ou até mesmo para colocá-la em casa como objeto de decoração e organização, as sapateiras são práticas e bonitas. Está interessado em conhecer como fabricá-las com apenas alguns materiais?

Sem dúvida, temos de diferentes formas, tamanhos e estruturas; as sapateiras não só são úteis para mostrar as mercadorias, como podem ser um importante elemento decorativo em casa, se optarmos pelas menores.

Confira algumas dicas para criar as suas!

Como criar sapateiras com madeira

1. Sapateiras tradicionais

Sapateira de madeira

A primeira opção que enumeramos é uma das mais simples. Trata-se de uma grande ideia para espaços reduzidos ou para aquelas pessoas que gostam de praticidade.

Certamente deveremos contar com várias madeiras para fazer este modelo, além de certos elementos de carpintaria como parafusos e chave de fenda. Se conseguir alguma ajuda, certamente será útil.

Leia também: Descubra tudo sobre o estilo de vida minimalista

A quantidade de tábuas dependerá de quantas prateleiras ou andares quer formar. O comprimento, por outro lado, vai depender do espaço que temos; com relação a largura, recomendamos uns 25 centímetros para que caibam todo tipo de sapatos.

  • Assim que tiver a madeira, corte retângulos para os suportes. Estes ficarão organizados na vertical para criar a separação necessária entre cada prateleira. 
  • Definitivamente, os suportes devem ser colocados a uns 5 ou 6 centímetros dos extremos da madeira. Por outro lado, estes retângulos servirão depois para dividir as prateleiras entre si; é uma grande estratégia para criar sapateiras de vários andares.
  • Ao invés de colocar os suportes verticais de maneira alinhada, é recomendado colocá-los com uns centímetros de diferença entre cada andar.
  • Finalmente, o processo para fixá-los é simples: coloque dois parafusos de forma vertical em cada peça. Para que fique mais bonito, não coloque as tábuas verticais em linha reta, mas com alguns centímetros de diferença.

Esta “disparidade” não afetará a estabilidade do móvel e trará um efeito estético muito vistoso.

2. Sapateiras com caixas

Então, você sabia que as caixas de madeira, como as de verduras, têm muitas utilidades além do uso original? Uma delas é que permitem a reciclagem para criar sapateiras com somente um empilhamento.

Assim, o procedimento para fazê-las é bem simples. Primeiro, deixe as caixas em boas condições; ou seja, passe uma lixa para retirar asperezas, adicione pregos onde precisa para furá-las e pintá-las com aerossol da cor que agradar.

Conselho: se deixar algumas zonas sem pintar, conseguirá um efeito rústico muito bonito.

Logo depois, coloque-as no local onde será a sapateira. Se cabem bem e você gosta de como fica, comece a colocar silicone nas extremidades para fixá-las e evitar acidentes com seu uso. Pode até mesmo adicionar um pouco na parte traseira para que fiquem presos na parede.

Outra recomendação: para conseguir uma estrutura bonita e não tão homogênea, pode colocar algumas caixas na vertical e outras na horizontal. Para ganhar espaço nas verticais, será bom adicionar tábuas que as dividam e formem uma prateleira a mais.

Leia este artigo: 20 ideias criativas para organizar seus sapatos

Sapateiras com papelão

Sapatos em sapateiras

Além da infalível madeira, o papelão também pode ser muito versátil para este tipo de móvel. Esta sapateira contará com várias estruturas piramidais pequenas. Todas juntas, oferecem um espaço para encaixar sapatos individualmente.

  • Precisará de algumas caixas de papelão desarmadas, jornais picados, verniz, silicone, cola e fita.

Depois, siga estes passos:

  • Em primeiro lugar, corte retângulos de papelão de 45 x 30 centímetros. Faça duas dobraduras ao longo, separadas por 15 centímetros entre si e de sua borda mais próxima. Una os extremos com silicone para formar um triângulo e segure a união com fita. Faça a quantidade que considerar necessária.
  • Por outro lado, recorte outro triângulo de papelão do tamanho correspondente para cobrir todos os triângulos localizados um ao lado do outro. Lembre-se de que a largura deve ser de 30 centímetros.
  • Assim que tiver os andares que desejar, cole os triângulos com silicone e também as bases.
  • Finalmente, faça uma mistura de cola e água em partes iguais e use para colar os pedaços de papel de jornal sobre o papelão.
  • Deixe secar por um par de dias e, como toque final, pinte e envernize da cor que mais desejar. Também pode deixar o papel de jornal à vista; fica fantástico.

Em conclusão, as sapateiras podem ser feitas com muita facilidade com apenas alguns objetos. Se não os temos em casa, poderemos consegui-los rapidamente em qualquer lugar. Não espere mais e ponha-se a criar para dar o uso que desejar à estas prateleiras!

  • Krüger, Fritz. El Mobiliario popular en los países románicos.[Arcas, cofres y baúles, armarios y cómodas…]. Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, Instituto de estudos românicos, 1963.
  • Melgarejo Belenguer, María Purificación. “De armarios y otras cosas de casas.” Feminismo/s. Vol. 17. No. 1. Publicaciones Universidad de Alicante, 2011.
  • Sanz de la Higuera, Francisco José. “Familia, hogar y vivienda en Burgos a mediados del siglo XVIII: Entre cuatro paredes, compartiendo armarios, camas, mesas y manteles.” (2002).