Como fazer um vaso artesanal suspenso para pendurar suas plantas?

Decorar os espaços exteriores ou interiores da sua casa nunca foi tão simples. Aprenda a fazer o seu próprio vaso artesanal suspenso caseiro para pendurar as suas plantas!
Como fazer um vaso artesanal suspenso para pendurar suas plantas?

Última atualização: 03 Julho, 2021

As plantas são um elemento que você deve incluir na sua casa, pois elas dão vida e cor aos espaços. No entanto, é importante ter um local para colocá-las de forma que fiquem com uma boa aparência. Que tal fazer um vaso artesanal suspenso?

Você não precisa de uma grande quantidade de materiais ou experiência para criar seus próprios vasos. Pelo contrário, é possível fabricá-los com a ajuda de elementos recicláveis para lhes dar outro uso.

Um dos aspectos mais marcantes dessas ideias é que elas não exigem um gasto considerável de dinheiro. Com alguns materiais, você terá seus vasos suspensos para pendurar em qualquer área da sua casa, seja ela interna ou externa.

Como fazer seu próprio vaso artesanal suspenso?

Vaso de planta pendurado
Os vasos suspensos podem ser dispostos em ambientes variados para que as samambaias tragam sua graça ao local.

Fazer seu próprio vaso artesanal suspenso é a oportunidade perfeita para dar asas à sua imaginação. Procure em sua casa itens que você possa reciclar e comece a trabalhar.

Materiais necessários

  • Recipientes reciclados: potes de vidro, copos de iogurte, recipientes de plástico, etc.
  • Corda ou barbante: algodão, náilon, cânhamo.
  • Plantas.
  • Areia para a drenagem das plantas.
  • Terra para envasamento.
  • Tesoura.
  • 1 gancho.

Passo a passo

  1. Pegue a corda ou barbante e corte em 8 comprimentos iguais. Para referência, você pode estimar entre 60 a 85 centímetros. Tudo depende do tamanho do recipiente.
  2. Amarre todas as pontas das cordas, até ter um grande nó em uma das bases.
  3. Disponha as cordas em uma superfície plana e divida as 8 que você cortou em 4 pares.
  4. Dê um nó em cada par a 7 centímetros da base.
  5. Pegue as duas pontas(direita e esquerda) e amarre-as para completar o círculo.
  6. Continue dando nós de 5 a 10 centímetros acima da primeira linha de nós. Lembre-se de que as distâncias dependem da largura do recipiente.
  7. Continue com o procedimento: dê um nó em dois fios de corda alternadas de modo que a segunda linha de nós consista no par oposto de cordas.
  8. Não se esqueça de pegar as duas pontas restantes e dar um nó depois de cada corda para completar o círculo.
  9. Teste o tamanho do seu vaso. Para fazer isso, coloque-o no recipiente que você escolheu.
  10. Caso queira, você pode adicionar nós extras.
  11. Agora é a hora de começar a plantar. Para fazer isso, adicione uma camada de areia no fundo do recipiente e, em seguida, adicione uma camada de terra para envasamento.
  12. Insira a planta que você escolheu e termine de preencher com terra.
  13. Insira o recipiente com a planta no vaso suspenso. Puxe levemente na vertical.
  14. Dê um nó final na outra extremidade do vaso.
  15. Adicione um gancho para que ele possa ser pendurado onde você quiser.

6 ideias de vasos suspensos feitos com materiais reciclados

Assim que você se animar, verá que fazer um vaso deste tipo é muito simples. Você pode experimentar todos os tipos de materiais. Esta é a oportunidade perfeita para reciclar roupas, tecidos ou itens que você não usa mais.

Consequentemente, mostraremos a você uma lista com algumas ideias para fazer vasos suspensos com materiais reciclados que você talvez não conheça. Escolha o modelo que mais gosta ou que se adapta ao seu estilo para ter plantas suspensas em casa.

Vasos com flores na parede
Reutilize latas, frascos e qualquer outro material que tiver em casa para criar seus vasos suspensos.

1. Vaso suspenso feito com uma camisa velha

Esta é uma das opções mais fáceis para criar seu próprio vaso suspenso, pois incorpora materiais que você possui em casa. Basta escolher uma camisa que não usa mais e cortar várias tiras.

A partir das tiras, comece a fazer os nós como no exemplo explicado antes e pronto. Uma boa ideia é combinar tiras de cores diferentes para obter um design muito mais original.

2. Vaso suspenso feito de madeira e corda

Se você tiver um pedaço de madeira em casa, pode fazer um vaso suspenso facilmente. A ideia aqui é usar o vaso como base e apoiá-lo com uma série de cordas para que possa ser pendurado.

Faça pequenos furos em diferentes áreas da madeira e insira os fios em cada um. Depois disso, dê um nó na parte inferior. Pendure sua peça e coloque a planta de sua escolha em cima com seu respectivo vaso.

3. Com um bastidor de bordado

Outro objeto que você pode ter em casa é o bastidor de bordar. Tudo que você precisa fazer é encontrar um bastidor adaptado do tamanho que você deseja e encontrar um pote que caiba dentro.

A ideia é que você cole o pote no anel para evitar que ele caia. Feito isso, pegue a planta desejada e pendure-a. É um enfeite sutil, mas que certamente faz a diferença.

4. Vaso feito de pneus reciclados

Esta alternativa é uma das mais recomendadas para espaços externos. Se o seu quintal perdeu vida ou você quer lhe dar um toque de criatividade, experimente este vaso feito com pneus reciclados.

Pegue aquele pneu velho que você esqueceu e pendure-o em uma árvore. Depois disso, adicione as plantas que desejar. Além disso, você pode incluir uma decoração externa dentro da borda para torná-la mais bonita.

5. Vaso feito de bola de discoteca

Nem todo mundo tem uma bola de discoteca velha em casa, mas se você for um dos sortudos, não pode ignorar a possibilidade de criar um vaso suspenso com este elemento.

O procedimento consiste em dividir a bola em duas partes. Uma dessas partes é a que vai servir de vaso, por isso é necessário fazer dois furos nas laterais para amarrar as cordas.

Depois de colocar os fios, pendure sua criação e coloque dentro o tipo de planta que deseja. É um conceito muito criativo e pode ser instalado dentro ou fora da sua casa.

6. Vaso feito com tábua de madeira

Por último, mas não menos importante, existe a opção de fazer um vaso suspenso a partir de uma longa tábua de madeira. Se você tiver uma à sua disposição, poderá usá-la como um jardim suspenso.

Basta fazer um círculo na madeira de acordo com o tamanho do vaso da sua planta. Então, você deve cortar essa forma até que tenha um buraco. O uso de uma madeira comprida permite fazer vários furos e inserir uma planta em cada um.

Depois disso, certifique-se de fazer dois furos nas pontas para amarrar as cordas e ajudá-lo a pendurar sua criação. No final, você poderá colocar este vaso onde quiser.

Use a criatividade e crie o seu próprio vaso artesanal suspenso

Fazer um vaso artesanal suspenso para pendurar suas plantas é mais fácil do que você pode imaginar. Basta um pouco de imaginação, criatividade e paciência para ter criações únicas e originais.

Colete itens que possam ser úteis para você e recicle-os. Você verá como é legal dar a eles um novo uso. Afinal, é bom para o planeta e para a decoração da sua casa. O que acha de experimentar?

Pode interessar a você...
7 peculiares plantas pretas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 peculiares plantas pretas

O preto é uma cor atraente que não passa despercebida no jardim. Conheça algumas plantas pretas que vão dar um toque moderno ao seu espaço.



  • Escuelas idea sana Eroski. La importancia de reciclar. Fundación EROSKI (2006).
  • Plantas L. Clasificación de las plantas. (2011).
  • Barrionuevo V, Planchuelo A, Fuentes E. Evaluación de plantas nativas para decorar nuestros jardines. Agro Sur (2006).
  • Cabrera R. Propiedades, uso y manejo de sustratos de cultivo para la producción de plantas en maceta. Revista Chapingo Serie Horticultura (1999).