7 truques para limpar as torneiras da sua casa de forma natural

29 de abril de 2016
Devido ao uso constante, é normal que as torneiras percam o brilho. Para recuperar seu estado original, podemos utilizar ingredientes naturais sem termos que recorrer a químicos agressivos.

As torneiras da sua casa e do banheiro costumam ser esquecidas na maior parte do tempo, até que começam a ficar com uma aparência desagradável ou surgem problemas nos canos. Sua falta de manutenção por sujeira ou vazamentos pode dar lugar ao surgimento de vários insetos que se deslocam através dos canos para entrar na nossa casa.

Embora quase sempre elas sejam ignoradas, as torneiras vão ficando opacas e oxidadas devido às chamadas “águas duras” que, entre outras coisas, também deixam manchas de calcário. Felizmente, graças às propriedades de alguns ingredientes naturais, podemos dar brilho a elas e eliminar suas bactérias sem gastar muito dinheiro. Você quer descobrir como?

Como limpar as torneiras da casa com ingredientes naturais

O uso de ingredientes naturais na limpeza doméstica é muito mais que uma tendência. Embora sejam consideradas alternativas ecológicas aos produtos convencionais, também são úteis para os cuidados de saúde.

E, como aponta uma publicação da Clínic Cleveland, muitos produtos de limpeza doméstica, como detergentes e desinfetantes, contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais à pele, sistema nervoso e trato respiratório.

Portanto, se você está pensando em limpar as torneiras da sua casa, deve conhecer alguns truques naturais de limpeza que permitem realizar essa tarefa em minutos, sem se expor. Anote!

1. Limão

Limão para limpar as torneiras

Essa fruta cítrica que conta com tantas aplicações na limpeza do lar é um dos melhores produtos para eliminar todos os rastros de sujeira das torneiras cromadas.

Como utilizá-lo?

  • Corte um limão pela metade e esfregue-o sobre a superfície até untá-la por completo.
  • Enxágue com água morna e seque com um pano limpo.

2. Vinagre branco

O vinagre branco ajuda a remover os restos de sujeira que se acumulam nas torneiras. Além disso, essa substância as deixa com um aspecto mais brilhante.

Como utilizá-lo?

  • Dilua o vinagre em um pouco de água e esfregue a misture sobre a torneira com a ajuda de um pano.
  • Repita várias vezes por semana para conservá-las em bom estado.

3. Sal grosso

Sal grosso para limpar as torneiras

O sal grosso pode ser utilizado como alternativa para remover as manchas e a sujeira de várias superfícies de nosso lar. Nesse caso, podemos umedecê-lo com um pouco de vinagre branco para potencializar seu efeito.

Como utilizá-lo?

  • Prepare uma pasta de sal e vinagre, aplique-a na superfície e deixe repousar durante 5 minutos.
  • Enxágue com água morna e finalize dando brilho com um pano.

Leia também: Como utilizar o sal contra cravos e espinhas

4. Farinha

Uma boa opção para dar brilho às torneiras de metal é esfregando um pouco de farinha combinada com vinagre. Suas propriedades facilitam a eliminação das manchas de calcário e deixam as torneiras com uma aparência limpa por mais tempo.

Como utilizá-la?

  • Umedeça um pouco de varinha com uma colher de vinagre branco e esfregue nas torneiras da sua casa.
  • Deixe agir durante 5 minutos, enxágue e seque com um pano.

5. Água salina

Limpar torneiras com água salina

A combinação de água com sal pode ser bastante útil para tirar as pequenas manchas de creme dental e cal que vão se acumulando nas torneiras.

Como utilizá-la?

  • Dilua uma colher de sal em meia xícara de água quente e esfregue nas torneiras com a ajuda de um pano.
  • Repita esse processo todos os dias para garantir sua limpeza e brilho.

6. Bicarbonato de sódio

Esse popular pó branco não serve apenas para desinfetar, mas também para remover as sujeiras que vão ficando aderidas nas superfícies. Por isso, é uma ótima opção para limpar as torneiras e os canos.

Como utilizá-lo?

  • Prepare uma pasta de bicarbonato de sódio com água ou limão e esfregue com a ajuda de uma escova de dentes.
  • Deixe repousar durante 10 minutos e enxágue.

7. Vinagre e bicarbonato de sódio

Limpar torneiras

A combinação de vinagre branco com bicarbonato de sódio como método de limpeza para as torneiras tem chamado muita atenção. A razão? Porque combina os efeitos de ambos os ingredientes e, portanto, é ideal para remover as manchas e o mofo.

Descubra: 6 usos curiosos e práticos do bicarbonato de sódio em seu lar

Diferentemente dos anteriores, neste caso não iremos utilizar um pano para aplicar a solução, e sim deixar o objeto de molho.

Ingredientes

  • 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio (40 g).
  • 1 xícara de vinagre branco (250 ml).
  • 1 saco plástico.
  • 1 elástico de borracha.

Como fazer?

  • Com todos os elementos em mãos, comece misturando o bicarbonato de sódio com o vinagre em um recipiente grande. Espere alguns segundos antes de colocar a mistura no saco, já que tem um efeito efervescente.
  • Quando tiver acabado esse efeito, coloque os ingredientes no saco e posicione-o em volta da torneira.
  • Em seguida, prenda com um elástico de borracha , de modo que fique bem firme.
  • Deixe de molho durante toda a noite ou, pelo menos, por três horas.
  • Passado esse tempo, esfregue a torneira com uma escova e deixe-a como nova.

Atenção!

Não há evidências para provar que essas soluções são 100% eficazes na limpeza das torneiras. Por isso, pode ser que nem sempre deem bons resultados. Em geral, são dicas compartilhadas entre as pessoas há anos e, aparentemente, facilitam essa tarefa. Funcionaram para você? Conte para a gente a sua experiência!

  • Household Chemical Products and Their Health Risk. (2018). Cleveland Clinic. Available in https://my.clevelandclinic.org/health/articles/11397-household-chemical-products-and-their-health-risk
  • How to remove limescale. (2018). Good Housekeeping. Available in https://www.goodhousekeeping.com/uk/house-and-home/household-advice/a656992/remove-limescale-stains/
  • Berry S. (2009). How to remove limescale. The Guardian. Available in https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2009/aug/23/how-to-remove-limescale