Como utilizar o sal contra cravos e espinhas

18 de janeiro de 2020
Um produto tão simples quanto o sal tem utilidades fantásticas para os tratamentos de beleza. Neste artigo, ensinaremos você a usá-lo como esfoliante e adstringente para combater os cravos e as espinhas.

Cravos e espinhas são um tipo de acne leve que se desenvolve quando os poros da pele se obstruem por excesso de oleosidade e pela exposição constante às impurezas do ambiente.

Fatores como o estresse e a alimentação podem piorar o estado da acne, conforme afirma este estudo da Clínica Mayo. Embora a acne não costume causar dificuldades para a saúde, é considerada um problema estético que requer solução.

Nesse sentido, a indústria cosmética desenvolveu centenas de tratamentos que limpam a pele e, ao mesmo tempo, extraem os incômodos cravos. No entanto, muitas pessoas não têm dinheiro o bastante para comprar esses produtos ou apresentam sensibilidade aos componentes das fórmulas.

Felizmente, também existe um amplo catálogo de remédios naturais que agem com um efeito similar, sem ser necessário gastar mais.

Neste artigo, queremos compartilhar várias receitas com sal, cujas propriedades adstringentes e antibacterianas contribuem para ter uma pele mais limpa e sem imperfeições.

Quais são os benefícios do sal contra os cravos e as espinhas?

O sal é um ingrediente conhecido em todo o mundo por seus usos na gastronomia. No entanto, além de ser bom para dar sabor aos pratos, conta com propriedades que podem ser aproveitadas do ponto de vista estético.

Em primeiro lugar, destaca-se sua ação esfoliante, que remove as células mortas e todas as partículas prejudiciais que ficam aderidas à pele. Sua aplicação com suaves massagens favorece a circulação sanguínea e promove a oxigenação das células para repará-las.

Além disso, atua como um poderoso tônico adstringente, já que é capaz de fechar os poros e reduzir o excesso de produção de sebo. É muito benéfico como tratamento contra os casos leves de acne, já que além de limpar, reduz a presença das bactérias que causam o problema, já que se trata de um grande desinfetante. É o que afirma este estudo realizado pelo Hospital Clínico de la Mutual de Seguridad (Chile).

Apesar disso, é importante levar em conta que, em alguns casos, a eliminação excessiva de água na pele pode causar hiperosmoralidade, provocando irritações. Por isso, é importante estar sempre atento ao estado da sua pele. É melhor parar de usar ou reduzir a frequência desses tratamentos se você notar estes sintomas, já que pode ser que eles não sejam adequados para o seu tipo de pele.

Tratamento com sal e leite

sal_flor_leite

A combinação de sal com leite resulta em um creme de limpeza com qualidades esfoliantes e restauradoras. Seu uso constante elimina cravos e espinhas, e ajuda a regular o pH natural do rosto para aliviar os transtornos que o afetam.

Ingredientes

  • 2 colheres de leite (20 ml)
  • 1 colher de sal (10 g)

Como fazer?

  • Misture o leite com o sal até obter uma pasta espessa e úmida.
  • Limpe a área a tratar e, em seguida, aplique o produto com suaves massagens circulares.
  • Cubra toda a zona T do rosto, que costuma ser a área mais afetada.
  • Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Recomenda-se repetir a aplicação a cada dois dias.

Tratamento com sal, argila e mel

sal_argila_mel contra cravos e espinhas

Segundo este estudo da Universidad de Zaragoza (Espanha), a argila é outro dos ingredientes naturais recomendados para limpar a pele do rosto e diminuir a acne. Seu alto teor de minerais penetra em profundidade para facilitar a eliminação das impurezas.

Neste caso, usamos a argila como complemento do sal para preparar uma máscara contra as espinhas.

Ingredientes

  • 1 colher de argila medicinal (10 g)
  • 1 colher de chá de sal (5 g)
  • 4 colheres de mel (100 g)

Como fazer?

  • Numa vasilha, misture todos os ingredientes até obter uma pasta espessa.
  • Se achar necessário, adicione água para obter uma consistência cremosa.
  • Limpe a pele do rosto e cubra-a com uma fina camada do produto.
  • Deixe agir por entre 30 e 45 minutos.
  • Por fim, faça suaves massagens esfoliantes e retire com água morna.

É recomendável repetir o uso uma vez por semana.

Visite também este artigo: Esfoliantes naturais

Tratamento com sal e iogurte natural

sal_iogurte_natural_pele_rosto

O peeling facial de sal e iogurte natural é uma ótima opção para revitalizar a pele e remover suas células mortas. A ação esfoliante do sal misturado ao ácido lático (muito benéfico para a pele, segundo este estudo realizado pela Universidade Tzu Chi de Taiwan) do iogurte contribui para reduzir a presença de cravos, proporcionando um rosto mais suave e fresco. Seu uso regular também pode servir como tratamento contra manchas escuras e outras marcas que afetam a beleza cutânea.

Ingredientes

  • 2 colheres de iogurte natural sem açúcares e saborizantes (30 g)
  • 1 colher de sal grosso (10 g)

Como fazer?

  • Primeiramente, coloque as duas colheres de iogurte natural em uma vasilha e acrescente o sal.
  • Misture tudo com a ajuda de uma colher de pau até que fique bem homogêneo.
  • Assim que o creme estiver pronto, aplique uma fina camada por todo o rosto, evitando o contorno dos olhos e a boca.
  • Faça suaves massagens circulares e deixe agir por 20 minutos.
  • Por fim, enxágue com água morna e repita a cada três dias.

Recomenda-se o uso a cada três dias.

Você conhecia esses usos do sal? Escolha algum desses tratamentos e comprove que eles podem ser excelentes aliados para manter a pele do rosto saudável e sem imperfeições.