O uso do mel para perder peso

· 29 de outubro de 2014
Se nosso objetivo é perder peso, é muito importante evitar o açúcar refinado e substituí-lo por mel. Um copo de água com mel e canela em jejum também pode nos ajudar nessa batalha.

Muitos não acreditam que é possível usar o mel para perder peso. O mais comum, para alguém que quer perder peso, é eliminar ou diminuir ao máximo o consumo de alimentos doces na  dieta.

No entanto,  substituir o açúcar refinado por mel para adoçar chás e demais alimentos ou refeições, proporciona um sabor rico e ajuda a manter a silhueta em forma com esse produto natural. 

As vantagens do mel em relação ao açúcar

Podemos usar  o mel para perder peso porque, embora o mel  tenha um pouco mais de calorias do que o açúcar (21 contra 16 por colher de chá), ele também é mais doce.

Por esse motivo, necessitamos de menor quantidade para dar um sabor mais adocicado aos alimentos ou bebidas, resultando em uma menor ingestão calórica.

Ao contrário do açúcar refinado, cuja única função é adoçar sem fornecer qualquer valor nutricional, o mel não é somente saboroso como também contém vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

Ele também possui propriedades terapêuticas e inúmeros  benefícios para a saúde, entre eles a diminuição do estresse, a regulação do sono e a prevenção de efeitos respiratórios e laxantes.

Como mencionado, o mel contribuiu para uma noite mais tranquila de sono, reduz o estresse e a ansiedade, e nos deixa  menos propensos a cair na tentação de assaltar a geladeira à noite ou com aquela sensação de fome ao acordar durante a noite.

Sabe-se que existe uma relação direta entre o aumento de peso com fatores como o estresse e a falta de sono.

Leia também: 6 dicas para ter uma boa noite de sono após um dia de trabalho

Mel para perder peso e demais benefícios

mel para perder peso

Uma importante vantagem deste alimento é que ele é absorvido mais lentamente do que o açúcar, tornando-se ideal para pessoas que praticam atividade física, evitando que tenham uma súbito aumento de energia e em seguida tenham a perda de energia repentinamente.

Recomenda-se consumir quantidades moderadas antes e depois do treino como ajuda para manter estabilizados os níveis de glicose ao longo do dia. É um alimento ideal para melhorar o desempenho do dia a dia e prevenir a fadiga.

Quando consumimos mel, temos menos probabilidade de quebrar a dieta, pois é um alimento que nos fornece uma sensação de satisfação e, consequentemente, há um menor desejo de consumir alimentos doces, calóricos e ricos em gorduras.

Leia também: Frituras: mudanças que ocorrem ao fritar os alimentos

Opções para perder peso com o uso do mel

mel para perder peso

Uma receita bem conhecida e recomendada para perder peso é beber água com canela e uma colher de sopa de mel antes de tomar o café da amanhã.

Você também pode optar por comer uma maçã em fatias junto com queijo cottage e meia colher de chá de mel para adoçar como um lanche entre as refeições. Se quiser um café da manhã energético, prepare aveia com leite e mel.

Para conseguir  os efeitos desejados para a perda de peso e aproveitar todos os efeitos positivos do mel, é necessário dispensar o açúcar refinado e substituir por este adoçante saudável que promete uma melhor qualidade de vida e uma contribuição importante para sua saúde.

  • Crane, E., & Kirk Visscher, P. (2009). Honey. In Encyclopedia of Insects. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-374144-8.00130-2