O que são e como preparar almojabanas?

Vamos te ensinar a preparar almojabanas de uma forma simples. Trata-se de pequenos pães com queijo bastante comuns na culinária sul-americana.
O que são e como preparar almojabanas?

Última atualização: 13 janeiro, 2022

Almojabanas é o nome de um tipo de pão muito popular na Colômbia. Elas são simples de preparar e possuem uma textura e sabor excelentes. Essa preparação pode ser incluída na dieta mas com moderação, pois é fonte de carboidratos e também uma opção melhor que o pão branco, pois não se usa farinha de trigo na receita.

É importante observar que a presença de carboidratos na dieta é recomendada na maioria dos casos. No entanto, é importante sempre escolher alimentos que forneçam açúcares de cadeia longa, pois eles têm um processo de absorção mais lento e portanto terão menos impacto nos níveis de glicose no sangue e, assim, protegerão a saúde do pâncreas a médio prazo.

Ingredientes das almojabanas

Para preparar almojabanas fabulosas são necessários os seguintes ingredientes:

  • Uma xícara de fubá pré-cozido.
  • 2 colheres de sopa de açúcar branco granulado.
  • 1 colher de chá de fermento em pó.
  • 1/4 colher de chá de sal.
  • 4 xícaras de coalhada, queijo fresco ou queijo ralado.
  • 1 ovo grande batido à temperatura ambiente.
  • Leite.
Almojabanas: receita passo a passo.
As almojabanas são pães de queijo típicos da Colômbia.

Passo a passo

  1. Pré-aqueça o forno a 230 graus Celsius com calor em ambos os lados.
  2. Misture os ingredientes secos em um recipiente grande; eles são a farinha, açúcar, fermento em pó e sal.
  3. Em seguida acrescente o queijo e mexa bem para que todos os elementos fiquem devidamente integrados.
  4. Adicione o ovo e comece a trabalhar a massa com as mãos.
  5. Coloque leite aos poucos até obter um resultado homogêneo.
  6. Divida a massa em aproximadamente 10 ou 12 porções iguais e molde-as como pequenos discos.
  7. Coloque os pães em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  8. Asse as almojabanas por 15 a 20 minutos, até que elas estejam douradas.
  9. Ao retirá-los do forno, deixe-as esfriar um pouco antes de consumir.

Benefícios das almojabanas

Consumir almojabanas em quantidades moderadas pode ter vários benefícios para a saúde. Mas é importante que elas sejam incluídas no contexto de uma dieta variada e equilibrada. Além de garantir o equilíbrio energético, é fundamental evitar déficits nutricionais que podem afetar negativamente o funcionamento do organismo.

Elas fornecem uma boa quantidade de energia

As almojabanas são alimentos muito energéticos, principalmente devido ao conteúdo de farinha e queijo que as compõem. Elas permitem preencher os estoques de glicogênio de forma eficiente, o que é decisivo para os atletas. É fundamental garantir uma boa ingestão de carboidratos antes dos exercícios para evitar que a fadiga apareça precocemente, e para ajudar a aumentar o desempenho físico.

Além disso, após treinamentos de força ou potência, também é importante repor o glicogênio perdido. Para isso será necessário garantir a combinação de carboidratos com uma dose de proteínas de alto valor biológico, conforme afirma um estudo publicado na revista Nutrients. Felizmente as almojabanas fornecem ambos nutrientes.

Previnem problemas musculares

É necessário cobrir diariamente as necessidades de proteína do organismo. Caso contrário, certas patologias que afetam a massa magra como a sarcopenia podem ser geradas ao longo do tempo. De acordo com algumas pesquisas publicadas na revista BioMed Research International, uma dieta adequada deve ser combinada com exercícios físicos regulares para evitar esse problema.

Por outro lado, pelo menos metade das proteínas deve ser de alto valor biológico. Elas se caracterizam por concentrar em sua composição todos os aminoácidos essenciais e também apresentar uma pontuação adequada em termos de digestibilidade. Elas são classificadas como alimentos de origem animal, como os laticínios.

Melhoram a saúde dos ossos

O cálcio é um dos minerais mais importantes para manter uma boa saúde óssea ao longo do tempo, pois ele faz parte da estrutura do esqueleto. Conseguir uma ingestão adequada desse elemento reduz o risco de sofrer fraturas e outros contratempos que condicionam a funcionalidade do corpo, conforme afirma um estudo publicado na revista Nutrients.

Como fazer almojabanas?
As almojabanas, assim como o pão, fornecem energia devido ao teor de carboidratos presente em sua composição.

O queijo é uma fonte de cálcio. No entanto, será necessário garantir que os níveis de vitamina D no corpo sejam ideais. Para fazer isso é conveniente se expor à luz do sol com frequência. A radiação solar estimula a síntese endógena da vitamina e, assim, atinge uma fixação ótima desse mineral a nível ósseo. Desta forma, um equilíbrio no nível inflamatório também é garantido.

Precauções ao consumir almojabanas

Embora as almojabanas possam ser incluídas com moderação no contexto de uma dieta saudável, certos cuidados devem ser tomados em relação ao consumo delas. Esses são alimentos muito energéticos, por isso em nenhum caso devem ser utilizados como acompanhamento de refeições principais. Caso elas estejam presentes devem ser a principal fonte de carboidratos do prato.

Por outro lado, pessoas com intolerância à lactose podem desenvolver sintomas após a ingestão. Nesse caso o ideal é optar por um tipo de queijo sem esse açúcar para evitar desconfortos posteriores. Ao escolher um acompanhamento, os molhos devem ser evitados para impedir o aumento de calorias.

Prepare almojabanas de forma simples

Como você pode ver, é fácil preparar almojabanas em casa de uma forma simples e sem muitos ingredientes. Você pode degustar esta receita em qualquer uma das refeições principais. Especialmente no caso dos atletas ela pode servir para melhorar os processos de recuperação por meio de uma alta ingestão de carboidratos.

No entanto, lembre-se de que para garantir uma boa saúde será necessário aliar uma boa alimentação a outros hábitos de vida saudáveis. Isso inclui a prática de exercícios físicos regulares, um descanso adequado e a exposição frequente ao sol. Somente se todos esses hábitos forem colocados em prática será possível reduzir a médio prazo a incidência de patologias complexas.

This might interest you...
Receita de hambúrguer de aveia e abóbora vegana
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receita de hambúrguer de aveia e abóbora vegana

O hambúrguer vegano de abóbora e aveia fornece uma boa quantidade de nutrientes e antioxidantes essenciais. Anote essa receita!



  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253
  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Vannucci, L., Fossi, C., Quattrini, S., Guasti, L., Pampaloni, B., Gronchi, G., Giusti, F., Romagnoli, C., Cianferotti, L., Marcucci, G., & Brandi, M. L. (2018). Calcium Intake in Bone Health: A Focus on Calcium-Rich Mineral Waters. Nutrients10(12), 1930. https://doi.org/10.3390/nu10121930