O que fazer se o seu ex quiser sua amizade?

· 11 de abril de 2019
Para estabelecer uma amizade com um ex, é importante ter passado o período de luto após o término e que ambos conheçam seus sentimentos um pelo outro.

Quando um relacionamento de um casal termina, a frase “podemos continuar sendo amigos” gera muitas dúvidas. Apesar de tentarmos levar as coisas com maturidade, sabemos que essa ideia de amizade não é das melhores.

Por mais deteriorado que esteja o relacionamento, sempre haverá uma parte que fica mais machucada que a outra. E, embora haja sentimentos mistos, é possível que uma das partes use a desculpa de “continuar a amizade” para tentar recuperar a relação.

Embora existam casos em que ambos consigam terminar a relação em “boas condições”, na maioria das vezes é melhor ter uma distância e dar um tempo. Assim, ninguém alimentará ilusões ou prolongará o sofrimento.

Meu ex quer que sejamos amigos, por quê?

Ex buscando amizade

Sempre que há um rompimento, duas coisas podem acontecer: você entra em um conflito com seu ex e vocês não conseguem se entender, ou você tem a sorte de construir um relacionamento saudável sem um dos dois estar fingindo “se recuperar”.

Este último seria ideal. No entanto, em geral, é difícil que ambos estejam bem com o fim do relacionamento.

Querer uma amizade quando existe outro tipo de ligação emocional e sexual geralmente não funciona na maioria dos casos. Quase sempre um dos dois tem esse desejo de alguma forma ficar por perto e tentar reconquistar o outro.

De fato, a situação pode ser muito tensa, já que a insegurança, o ciúme e outros sentimentos reinam. Estes surgem do fato de não querer continuar mais com essa pessoa.

Confira também: 7 sinais de que você deve terminar uma amizade

Por que ele pediu para vocês serem amigos?

Às vezes não há uma má intenção. Pode ser o desejo de acertar as coisas, porque vocês dois não se entenderam como um casal.

No entanto, é quase sempre uma desculpa para manter o outro perto. Às vezes por egoísmo e às vezes porque ele espera reconstruir o que já foi perdido.

É uma boa ideia? Tudo depende das circunstâncias. Se você já não sente a mesma coisa por essa pessoa, é melhor se afastar para não criar falsas ilusões em uma suposta amizade.

Se você tiver um sentimento forte e for você quem deseja consertar as coisas, fale claramente sobre as suas intenções. Você pode acabar sofrendo mais do que se fosse embora depois do término.

Você pode ter uma amizade com o seu ex?

Casal discutindo

Considerando o exposto acima, podemos concluir que o mais saudável é deixar as coisas terminarem de vez. Embora ambos concordem em construir uma amizade, é importante que o tempo cure as consequências que permanecem após a separação.

Quando a ilusão de estar com essa pessoa permanece, é possível aproveitar a abordagem da amizade para reconquistá-la. No entanto, é melhor saber quais são as reais intenções do outro para não cometer mais erros.

Tenha em mente que alguns ex-parceiros usam a desculpa da amizade para continuar manipulando o outro. Ou, ainda, continuar tendo contato sexual mesmo que não sinta mais amor.

Por esse motivo, é melhor reservar algum tempo para refletir sobre essa situação antes de tomar uma decisão. Aproveitando que você já conhece a outra pessoa, você pode ter uma ideia do que ela realmente deseja.

Não sabe como sair dessa situação?

Amizade entre ex casal

Você não é obrigado a ter uma amizade com seu ex-parceiro, mesmo que ele lhe peça. Se depois de refletir você concluiu que é melhor se afastar, converse com essa pessoa e conte suas razões.

Às vezes, mesmo que doa, é melhor aceitar que as coisas acabaram e que estar por perto pode ser mais prejudicial do que se afastar. Reserve um tempo, pense nas suas prioridades e aproveite a oportunidade para conhecer novas pessoas.

Não deixe de ler: Por que é importante ensinar o valor da amizade para as crianças

Toda separação amorosa deve passar por um processo de luto para que os sentimentos se acalmem e novas oportunidades para o amor apareçam. Se você permitir que essa pessoa permaneça na sua vida através da amizade, você pode causar mais danos.

O tempo é aquele que possui a última palavra. O desafio é superar a experiência, curar suas feridas e libertar-se da raiva. No futuro, talvez você possa ter um bom relacionamento com essa pessoa, mesmo que não chegue ao ponto de vocês se tornarem amigos.

 

  • Clark, E. M., Fernandez, P., Harris, A. L., Hasan, M., & Votaw, K. B. (2017). The aftermath: Friendship after romantic relationship termination. In The psychology of friendship BT – ItemValueImpl ( label = Título de publicación value = [The psychology of friendship] blockName = text mnemonic = pub mnemonicSearchType = ExactMatch template = null ).
  • Mogilski, J. K., & Welling, L. L. M. (2017). Staying friends with an ex: Sex and dark personality traits predict motivations for post-relationship friendship. Personality and Individual Differences. https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.04.016
  • Bullock, M., Hackathorn, J., Clark, E. M., & Mattingly, B. A. (2011). Can we be (and stay) friends? Remaining friends after dissolution of a romantic relationship. Journal of Social Psychology. https://doi.org/10.1080/00224545.2010.522624