5 conselhos para superar o sofrimento por amor

· 5 de julho de 2018
Uma das emoções mais angustiantes de uma pessoa é o sofrimento por amor. Como podemos superá-lo? De que forma seguir adiante? Como aumentar nossa autoestima? Comentamos a seguir.

Acredita-se que o sofrimento por amor seja algo que unicamente acontece aos adolescentes ou a quem se apaixona pela primeira vez. Porém, isso não é verdade. Existem muitas pessoas que passam mal quando separam ou quando não são correspondidas em seus sentimentos em relação a alguém.

Sofrer por amor pode parecer muito novelesco, algo puramente romântico para os livros e filmes…, mas é mais comum do que pensamos. Como superar esta situação? Neste artigo comentamos.

Dicas para enfrentar ao sofrimento por amor

O desamor, a frustração, o engano ou inclusive a morte, são situações que nos levam a sofrer muito quando estamos apaixonados. As emoções que experimentamos não nos permitem fazer outras atividades, focar a mente em algo mais, seguir adiante ou pensar no futuro.

Mulher que não pode superar o sofrimento por amor

Nos “engarrafamos” na perda ou na traição e não há espaço para outros sentimentos ou emoções. Por isso, é fundamental aprender a superar o sofrimento por amor. Parece difícil, e é, mas não é impossível. Preste atenção nos seguintes conselhos:

1. Assuma que precisa de tempo

Nenhuma má situação ou experiência é curada da noite para o dia. Não pretenda retirar um sentimento como o amor do coração como por passe de mágica. Se sabe disso, poderá inclusive planejar ao longo prazo, mas por nada no mundo use a desculpa do fator tempo para continuar sofrendo.

As mudanças serão paulatinas e cada vez maiores à medida em que trabalhe nelas, se comprometa e deseja melhorar. As emoções negativas são complicadas de erradicar, precisamos de tempo para que um novo hábito se forme. Alguns dizem que para cada dia de felicidade são requeridas noites de pranto. Tudo depende de você!

Pode ser que lhe interesse ler: 7 emoções que nos impedem de alcançar a felicidade

2. Reconheça suas obrigações

Ninguém além de você tem a chave para mudar e deixar de lado o sofrimento por amor. Questione a si mesma para que serve continuar assim, deprimida e angustiada…. Em absoluto! Ninguém merece sofrer neste mundo por amor, mas às vezes somos nós que evitamos a possibilidade de sermos felizes.

O desamor dói, e muito, mas é sua responsabilidade e obrigação passar de página. A chave que fecha esse cofre da tristeza é você quem tem, ninguém mais.

Você é o encarregado por encontrar as novas oportunidade que a vida te oferece, e ainda que não creia, seu poder é imenso; só deve descobri-lo e canalizá-lo para o seu próprio bem.

Homem que não pode superar o sofrimento por amor

3. Se encontre consigo mesmo

Outra das chaves para superar o sofrimento por amor é… amar a si mesmo! Todos esses sentimentos que tem pela outra pessoa devem mudar em direção a você.

Muitos cometem o erro de ficar em casa vendo filmes românticos, ouvindo músicas tristes ou comendo quilos de chocolate ou sorvete. Porém, a melhor forma de se encontrar é com outro tipo de atividades.

Com certeza ouviu falar da meditação. É o momento perfeito para que tente. Não precisa de muito: um incenso, alguma música relaxante e fechar os olhos.

Se isso não funcionar, tome um banho de imersão, dê um passeio pelo parque, faça um retiro espiritual ou desfrute de uma xícara de chá olhando pela janela.

As “escapadas” ao campo, à praia ou à montanha também podem servir para que você se encontre consigo mesmo. Mas, para que surtam efeito, deve cumprir com a seguinte premissa: Nada de aparelhos eletrônicos, filmes, redes sociais. A ideia é que se desconecte de todo o demais para poder se conectar consigo mesmo. Os silêncios são muito necessários!

4. Procure companhia de qualidade

Para superar o sofrimento pelo amor, nem sempre é bom ficar só. Em ocasiões precisamos nos desafogar, falar de nossas emoções, ouvir os conselhos de outras pessoas…

Com companhia de qualidade nos referimos a aqueles seres que nos permitem ver as coisas de outra forma, que nos dão seu ponto de vista desde a experiência ou o estudo e que não “colocam mais lenha na fogueira”.

Se, por exemplo, estamos sofrendo porque nosso parceiro nos deixou ou enganou, não serve de nada que sua melhor amiga diga coisas horríveis sobre ele. Porque isso não ajuda!

Pelo contrário, escolha entre seus familiares ou amizades que te permitam superar esta situação tão horrível seja te levando ao cinema ou ao parque, cozinhando para você, organizando passeios ou simplesmente ficando ao seu lado sem falar.

Conheça: 8 possíveis alertas que o homem te engana

Uma amiga pode ajuda a superar o sofrimento por amor

5. Evite os excessos

Manter hábitos pouco saudáveis parece ser algo imprescindível quando sofremos por amor. Pode ser que queira sair para beber todos os dias, que coma batatas fritas ou bolos a cada momento, que deixe de ir à academia ou não se ocupe de sua limpeza pessoal.

Tudo isso pode “ajudar” nos primeiros momentos quando parece que o mundo cai em cima de nós, mas quanto antes conseguirmos voltar aos nossos hábitos saudáveis, melhor será para nós porque poderemos superar o sofrimento por amor de outra maneira.

Permita-se uma semana ou duas (no máximo) não sair da cama, não fazer exercícios ou não fazer o jantar. Mas depois volte à normalidade. É a melhor maneira de seguir adiante e de focar em você mesmo, que definitivamente é com quem estará a sua vida toda.