8 dicas para acabar com um relacionamento sem sofrimento

· 19 de março de 2018
Terminar um relacionamento de forma saudável e respeitosa com a outra pessoa, pode ser o início de um processo de cura e crescimento positivo.

Na maioria dos casos, acabar um relacionamento não é fácil. Especialmente porque as emoções estão à flor da pele, e porque é difícil para nós fecharmos o ciclo. Afinal, nunca é fácil dizer adeus.

Nesta situação, não só temos que lidar com o nosso próprio mundo interior, mas também com as emoções da outra pessoa. Quando nos preocupamos com uma pessoa, preocupamo-nos em procurar palavras ou gestos que causem menos danos para o outro. Desta forma, podemos dizer que buscamos uma garantia de superação.

Para que ambos possam seguir em frente e encontrar seus próprios caminhos; uma vez que o relacionamento acabou é necessário levar em consideração os seguintes aspectos que discutiremos abaixo.

1. Não espere o momento perfeito

Relacionamento que terminou em divórcio

Há pessoas que não se atrevem a acabar com um relacionamento porque acreditam que existe um momento ideal para fazê-lo. A realidade é muito diferente. Não há momento ideal para dar esse passo e, portanto, não devemos atrasá-lo.

Fingir que encontraremos as circunstâncias certas para acabar com um relacionamento pode nos prejudicar, tanto ou mais do que se optássemos por negligenciar.

Nossa recomendação é que, no momento em que você sentir que a relação em que você está não dá mais, prepare-se para terminar o relacionamento. Para fazer isso você pode começar parando de fazer planos juntos. Isso irá preparar você para iniciar essa conversa.

Lembre-se de que você não precisa da permissão de ninguém, nem ser melhor do que ninguém, para terminar um relacionamento. Basta que você não deseje mais, e seja capaz de manter a confiança em si mesmo, nas suas escolhas e na sua boa vontade.

Veja também: 5 perguntas que você deve se fazer antes de terminar um relacionamento

2. Prepare o ambiente para acabar com o relacionamento

Uma vez que você esteja pronto para terminar um relacionamento, encontre um lugar calmo onde você possa ter uma boa conversa. Evite distrações e elementos estressantes. Pode ser qualquer lugar onde se sintam à vontade, e onde é fácil conversar sem sentir que são observados ou criticados.

É importante que ambas as pessoas se afastem de qualquer situação em que terceiros possam influenciar ou criar conflitos.

3. Não se esqueça de mencionar as coisas boas do outro

casal acabando o relacionamento com advogada

Embora seja verdade que a sinceridade é fundamental em qualquer conversa, no momento de terminar um relacionamento, é essencial.

Além disso, é importante lembrar quais foram os aspectos positivos do relacionamento, bem como algumas de suas qualidades para que essa pessoa saiba que nós a apreciamos, e que a levamos em consideração em todos os momentos.

Idealmente, a conversa deve ser amigável. Embora tenham passado por situações complicadas, tente manter a calma.

Às vezes, temos medo de iniciar essa conversa porque sabemos que seremos imediatamente chamados de vilão da história. No entanto, se estiver bem claro que o relacionamento não funciona, é necessário conversar o mais rápido possível. Isso lhes dará a oportunidade de crescer e buscar outros vínculos.

Recomendamos que você leia: 7 coisas que acontecem quando você não está feliz no seu relacionamento

4. Evite terminar um relacionamento sem que seja pessoalmente

A mídia digital pode facilitar a comunicação, mas não pode substituir completamente determinados problemas. Quando se trata de acabar com um relacionamento é melhor se encontrar pessoalmente e enfrentar à pessoa cara a cara. Todos precisamos que nos dediquem algum tempo. Especialmente quando precisamos de explicações.

Pense: não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. Caso você se preocupe em se expressar da forma errada, organize suas ideias primeiro. Você pode usar qualquer meio que preferir, até mesmo uma folha de papel, mas o importante é se encontrar no mesmo espaço físico adequado e dedicar tempo à pessoa.

5. Certifique-se de usar as palavras mais claras

Casal decidindo acabar com o relacionamento

Às vezes, acreditamos que ter uma conversa para terminar um relacionamento é entendido sem precisar ser muito claro. O problema é que o que para alguns é evidente, não é para outros.

Para evitar qualquer confusão, ou que o seu parceiro tenha dúvidas, seja específico com suas palavras: “terminar”, “parar de ser um casal”, “nos separar”. Isso ajudará vocês dois a entenderem o que está acontecendo, e é o primeiro passo para avançar.

6. Não faça comparações

Mesmo se você acha que tem o pior relacionamento, não o compare com outro. As comparações são odiosas e não contribuem com nada de bom. Tenha em mente que é algo em que ambos trabalharam e, embora nem sempre funcionasse, houve bons momentos.

Se você agora tem outro relacionamento ou está namorando alguém, e é por isso que você decidiu terminar com seu parceiro atual, evite fazer o outro se sentir mal. Não é saudável para você nem para ninguém.

7. Assuma suas responsabilidades e evite punir

Casal em terapia discutindo sobre acabar o relacionamento

Em um casal existem dois, e estes dois têm a responsabilidade por aquilo que acontece. Por esse motivo, culpar seu parceiro por ter tomado a decisão de acabar com o relacionamento é pouco saudável. Lembre-se, culpar o outro pelo que estava errado implica que um castigo seja necessário, e você não tem porque punir ninguém.

8. Respire

Durante um rompimento é normal que haja muitas emoções misturadas. Em algum momento seu parceiro pode ser grosseiro, ou fazer comentários que ofenderão você. Quando você perceber que isso está acontecendo, proponha um momento para respirar, e se acalmar.

Saiam e deem um passeio, ou simplesmente optem por olhar para o horizonte e permaneçam em silêncio por alguns minutos. Com estas dicas para acabar com um relacionamento, esperamos que você possa superar esse momento da melhor maneira possível. Coragem!