Por que é importante ensinar o valor da amizade para as crianças

· 27 de setembro de 2018
Ensinar o valor da amizade às crianças as ajuda no seu desenvolvimento e lhes permite cultivar habilidades para viver em harmonia com a sociedade, e construir sua própria identidade.

Uma das relações sociais mais próximas e maravilhosas que qualquer pessoa pode desenvolver é a amizade. No entanto, o que pode ser dito no caso das crianças? Por que é importante ensinar o valor da amizade para as crianças? Abaixo explicamos as razões.

O que é a amizade

Crianças juntas aplicando o valor da amizade

Segundo a Real Academia Espanhola (RAE), a amizade é definida como “afeição pessoal, pura e desinteressada, compartilhada com outra pessoa, que nasce e se fortalece com o trato”.

Em outras palavras, as amizades são relações entre duas pessoas que implicam dar e receber voluntária e afetivamente, ao longo do tempo.

Características básicas da amizade

Às vezes, a interação social pode ser diferente de uma pessoa para outra. Na verdade, nosso conceito de “amizade” pode não ser o certo.

Pensar nisso é importante porque, se quisermos ensinar o valor da amizade para as crianças, precisamos saber quais são seus princípios fundamentais. Por essa razão, compartilhamos 9 características básicas que devem existir em um relacionamento amigável.

  • Aceitação do outro
  • Sinceridade e lealdade
  • Confiança mútua
  • Criação de laços afetivos
  • Comunicação profunda e intensa
  • Interesse e sensibilidade para com o outro
  • Cuidado e apoio emocional
  • Empatia
  • Proximidade física

Você sabe O que acontece quando não recebemos muito amor na infância?

A importância de ensinar o valor da amizade para as crianças

Crianças com valor da amizade

Segundo um artigo do Arquivo Digital da Universidade de Sevilha, “as relações de amizade são essenciais para o desenvolvimento intelectual, emocional, e social das pessoas ao longo do ciclo de vida” . Esse ponto é de vital importância, uma vez que o impacto das relações de amizade durante a infância influencia diretamente no comportamento social, que o sujeito irá desenvolver na adolescência e na maturidade.

No entanto, se as crianças não cultivarem amizades, elas podem sofrer conflitos emocionais e mentais. De fato, essas deficiências estão associadas ao comportamento criminoso durante a juventude, ou psicose, entre outros problemas psicológicos.

Ajuda no desenvolvimento emocional

Nas crianças, o valor da amizade permite que elas vivenciem afeto, apoio emocional, carinho e segurança emocional de outro círculo social. Nesses casos, não falamos mais de uma relação assimétrica, como a que uma criança tem com seus pais; ao contrário, é um relacionamento igualitário.

Essa interação de criança para criança permite que elas experimentem uma série de sentimentos e valores positivos e negativos. O pequeno aprenderá a sentir afeto, apoio, lealdade, mas também sentirá ciúme, ressentimento, e raiva.

Essas sensações são sinais do bom desenvolvimento emocional da criança. É aqui que as crianças precisam aprender a diferenciar e controlar suas emoções com a ajuda de seus pais.

Melhora o seu autoconceito e desenvolvimento social

A criança pode ter adquirido certos padrões deformantes em seu comportamento dentro da vida familiar. No entanto, ao estar em contato com outras crianças, educadas de forma diferente, permitirá que ela corrija comportamentos negativos.

Através da amizade, a criança desenvolverá habilidades sociais, como comunicação, cooperação, e trabalho em equipe para resolver problemas. Por outro lado, ela também aprenderá sobre qualidades morais, desenvolverá seu papel sexual na sociedade, e construirá sua própria identidade.

Conheça A importância de ensinar às crianças a dizer “por favor”, “obrigado” ou “bom dia”

As habilidades que as crianças desenvolverão

Como ensinar o valor da amizade para as crianças

Através da amizade as crianças aprendem certas habilidades sociais. Por sua vez, essas habilidades permitirão que desenvolvam habilidades muito importantes, para estabelecer relacionamentos sociais saudáveis:

  • Habilidades para o estímulo de interações
  • Capacidade de lidar com conflitos interpessoais
  • Habilidades de comunicação para expressar seus desejos e expectativas

Como fomentar o valor da amizade nas crianças

A amizade é um valor de definição abstrata que, poderia ser complicado de entender para as crianças. No entanto, para elas é mais fácil aprender o que é a amizade, observando o exemplo de seus pais.

Se quisermos que nossos filhos sejam bons amigos e, por sua vez, saibam como escolher bons amigos, como pais nós também temos que ser.

É por isso que é importante perguntar a nós mesmos: tratamos nossos amigos com respeito? Valorizamos suas opiniões, sem criticá-los? Lembre-se de que nós como pais ensinamos as crianças o básico sobre como viver. Se você perceber que não está indo bem nesse aspecto, trabalhe e melhore.

Por outro lado, também é fundamental incentivar a interação do nosso filho com crianças da mesma idade. Isso permitirá que ele aprenda ao mesmo tempo, e no mesmo nível de capacidade social.

No entanto, deve ser salientado que cada criança é diferente e tem diferentes necessidades sociais e estilos de interação. Portanto, como pai, a idealização excessiva da amizade deve ser evitada. É necessário intervir nelas com uma atitude tolerante e respeitosa.

Conclusões

É muito importante ensinar o valor da amizade para as crianças, uma vez que a qualidade de suas amizades será a base de suas futuras relações sociais. Além disso, essas interações os ajudam a cultivar destrezas e habilidades, que lhes permitam viver em sociedade e construir sua própria identidade.

Por essa razão, os pais devem ajudar seus filhos nessa área, e promover atividades que favoreçam os laços de amizade da família, da escola e da comunidade.

E você, por que acha importante ensinar o valor da amizade para as crianças?