O que é betume da Judéia e para que é usado?

O betume da Judéia é um clássico que não pode faltar se você gosta dos trabalhos de bricolage. Aprenda a usá-lo com nossas dicas.
O que é betume da Judéia e para que é usado?

Última atualização: 02 junho, 2022

Se você esta começando no mundo do bricolage, pode já ter tido que aplicar diferentes técnicas nas superfícies dos seus projetos. O betume da Judéia é um dos materiais mais utilizados na reforma de móveis e objetos diversos. Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre ele.

Se você já tem um betume em casa, mas seu tom escuro te intimida e você não se atreve a aplicá-lo em seu trabalho, queremos te contar que sua aparência não tem nada a ver com o resultado que você obtém. A seguir, revisaremos o que é o betume da Judéia e quais usos você pode dar para obter ótimos acabamentos em seus artesanatos.

O que é betume da Judéia?

O betume da Judéia é uma substância negra que deriva do petróleo cru e que, quando diluído em terebintina, é usado para restauração e trabalhos de bricolage. Pode ser aplicado em madeira, gesso, entre outras superfícies.

Tem diferentes usos e você pode usá-lo para obter diferentes efeitos em seu trabalho. Por exemplo, para dar um aspecto envelhecido à madeira, bem como para suavizar o tom da pintura e dar brilho às superfícies.

Da mesma forma, o betume da Judeia pode ser misturado com tintas acrílicas ou à base de água, para que possa ser combinado com várias técnicas de bricolage. A única desvantagem é que leva muito tempo para secar, então você terá que ter paciência para ver o resultado final.

Pinte em bricolage.
A pintura é uma parte essencial do bricolage. 

Para que ele é usado?

Como já mencionamos, este betume é usado para oferecer diferentes acabamentos aos artesanatos que você está fazendo. Embora ao abrir a garrafa veja uma pasta preta, ao aplicá-la, o tom se dispersa e muda completamente. No entanto, se quiser que fique ainda mais claro, você pode misturar ele com cera em pasta incolor.

Muitas vezes é usado para dar o toque final ao seu trabalho. Se você estiver usando madeira, notará que, ao colocar o betume da Judéia, o objeto terá uma aparência envelhecida. Da mesma forma, você pode cobrir imperfeições no material.

A principal vantagem é que, quando seca, você pode continuar aplicando tinta acrílica ou aquosa, se precisar dar alguns retoques finais.

Você pode colocá-lo com um pincel ou pano, dependendo do efeito que deseja alcançar. Por exemplo, você pode aplicá-lo a molduras, pés de móveis ou áreas esculpidas para destacá-las. Por fim, você retira o excesso com um pano, estende-o para o restante do móvel ou elemento até que seja totalmente removido.

Reparações com betume da Judéia

Se você trabalha com madeira e restaura móveis, ele não pode faltar na sua oficina. É especial para reparar as imperfeições e danos que a madeira possa ter. Se a superfície tiver arranhões e buracos rasos, você pode preenchê-los.

Para danos mais profundos, use cera dura ou massa tingida com o mesmo betume para obter um tom escuro. Vale lembrar que esse material é para trabalhar em superfícies escuras, pois por mais que você consiga clareá-lo com a cera em pasta incolor, ele não ficará com um tom totalmente claro.

Quando você aplica betume da Judéia, você pode fazer as superfícies brilharem se esfregar um pano nelas. Você consegue ter áreas com mais luzes do que outras.

Faça veladuras

Esta pasta é ideal para fazer veladuras e conseguir um efeito muito especial nas superfícies. Lembremos que a técnica de veladura consiste em aplicar finas camadas de tinta (ou betume, neste caso) de forma que as camadas anteriores fiquem visíveis. O resultado é uma mistura suave das cores que foram adicionadas.

Ao adicionar o betume, você notará como a cor da superfície adquire um tom amarelado, que simula madeira envelhecida.

Um fato interessante: o nome “Betume da Judéia” vem do local onde essa substância é encontrada naturalmente. Ele está localizado nos depósitos naturais do Mar Morto, uma área que foi chamada de “Judéia” nos tempos antigos. Hoje é extraído da destilação do petróleo.

Lixe e depois pinte com betume da Judéia.
Se você lixar um pouco primeiro, e depois aplicar o betume, isso gera um efeito de veladura em camadas.

Betume da Judeia: indispensável na sua caixa de bricolage

Esperamos que experimente o betume, pois verá que obterá efeitos muito bonitos nos acabamentos. Por outro lado, não é necessário ser profissional, pois o resultado desejado com esse elemento é que fique mais rústico.

Pode interessar a você...
Os melhores artesanatos com talheres velhos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os melhores artesanatos com talheres velhos

A reciclagem é uma das técnicas mais efetivas realizar trabalhos manuais. São muitos os materiais que podem ser usados; um exemplo são os talheres ...



  • Rodríguez, A. R. (2008). Tríadas. Nuevas lecturas en ciencia y tecnología. Netbiblo.
  • Guerrero, R. (1998). Escultura y bricolaje. Quark17, 7-10.
  • Poggi, F. (2016). Bricolaje con madera. Parkstone International.
  • Fernández, M. (2008). Las 10 claves del consumidor español de bricolaje. Distribución y consumo, (102), 89-93.
  • Nuere, E. (2007). Madera, en restauración y rehabilitación. Informes de la Construcción59(506), 123-130.