15 ideias para decorar caixas de madeira

Quantos usos uma caixa de madeira tem? Deixe a sua criatividade fluir para reciclar e decorar essas peças em casa.
15 ideias para decorar caixas de madeira

Última atualização: 11 Janeiro, 2022

Uma mesinha de cabeceira, uma estante, um toalheiro e uma caminha para animais de estimação são algumas das utilidades que podemos obter ao decorar caixas de madeira. Essas peças são usadas para muitas coisas relacionadas ao design de interiores em casa.

Além disso, dar uma segunda chance às caixas usadas para transportar frutas, objetos e garrafas preserva os recursos naturais e reduz os índices de contaminação.

Os resultados de uma investigação publicada pela revista acadêmica INNOVA Research Journal destacam que o reaproveitamento da madeira minimiza o impacto ambiental negativo do descarte da mesma. A pesquisa também sugere a promoção de uma gestão empresarial que forneça uma base para a criação de empresas de reciclagem que vão além do método caseiro.

Ideias para reciclar e transformar caixas de madeira

Decorar caixas de madeira não é tão complicado. Você só precisa soltar a sua imaginação e colocar em prática o que já sabe sobre artesanato. Anote as recomendações a seguir:

1. Prateleira de temperos para cozinha

As caixas de madeira são fabricadas em diversos tamanhos. As que acondicionam garrafas de vinho estão no meio termo em relação a esse aspecto. Você pode transformá-las em um recipiente para acomodar os temperos de cozinha, fazendo um bonito acabamento pintando a caixa com cores suaves e modelos de stencil.

Prateleira de temperos artesanais.
Uma prateleira de temperos te ajudará a organizar melhor a sua cozinha, tornando mais fácil encontrar os ingredientes.

2. Revisteiro

Para os colecionadores de revistas, decorar caixas de madeira significa ter um móvel agradável e confortável para guardá-las. Limpe e trate a estrutura. Aplique uma camada de cera e verniz para deixar a  superfície lisa e brilhante. Deixe secar e em seguida organize a coleção no seu novo revisteiro.

3. Bandejas e mostradores

As caixas mais leves e de tamanho médio podem ser usadas como bandejas para servir aperitivos em festas. Elas também são peças ideais para expor frutas, flores e outros tipos de arranjos decorativos.

4. Caminha para animais de estimação

Projetar uma caminha para animais de estimação com madeira reciclada te ajudará a economizar dinheiro. Você precisará de uma caixa de frutas, espuma, almofadas velhas e tinta.

Coloque as almofadas na parte inferior e cubra as bordas com a espuma. Do lado de fora você pode desenhar patinhas, ossos, carinhas felizes ou qualquer outra imagem do seu agrado.

5. Baú para guardar brinquedos

Quando existem muitos objetos para guardar, as gavetas de pinho são uma excelente alternativa. Combine-as com o tema do local.

Tintas, apliques e decalques são aliados para decorar. Uma segunda opção é encaixar tubos de papelão dentro de uma caixa para que eles funcionem como um “estacionamento de brinquedos”.

6. Organizador de sapatos

Evite que os seus sapatos deixem o ambiente desorganizado ordenando-os com divisórias de madeira. Em vez de deixar os calçados espalhados pela sala, aproveite caixas velhas como sapateiros.

Você pode colocá-los dentro do armário ou, se houver espaço suficiente, uma em cima da outra próximo a uma parede. Se elas combinarem com a sua sala não será necessário alterar a cor da madeira.

7. Caixa de correio

O seu aparador está cheio de cartas, contas e todos os tipos de papéis acumulados? Evite isso construindo uma caixa de correio.

Pinte algumas gavetas pequenas e coloque-as em um suporte de parede. Instale a caixa no local de sua escolha. Certifique-se de colocar um pequeno pesinho em cima dos papéis para que eles não caiam.

8. Porta-joias

Quando for o momento de renovar o seu porta-joias, em vez de gastar dinheiro recicle uma caixa. O ideal é que ela tenha uma tampa, mas caso não tenha você pode fabricar uma.

Deixe a caixa na cor natural ou forre-a. Para a parte interna corte dois pedaços de tecido seguindo as medidas da caixa. Coloque os tecidos um sobre o outro e dobre em forma de leque, para que nesses espaços você possa guardar as as joias.

9. Jardineira

Uma jardineira nunca sai de moda. Elas parecem perfeitas ao ar livre, combinando com as plantas e o jardim.

Apesar de a madeira ser um material resistente, vale a pena tratá-la com um produto que ofereça proteção contra sol e água. Dependendo do modelo da caixa, uma malha ou tecido permeável será necessário para possibilitar o plantio.

10. Prateleiras

Se você tiver algumas gavetas vazias, coloque-as uma sobre a outra para formar uma prateleira. Não é necessário ter muita criatividade, basta colocá-las em um espaço adequado. É possível guardar ferramentas leves nessas prateleiras. Instale uma alça na parte frontal e para que seja fácil movê-las quando você estiver procurando por utensílios.

11. Toalheiro

A decoração de caixas de madeira que funcionam como porta-toalhas ocupa pouco espaço, seja no quarto ou no banheiro. Não é necessário mais trabalho que dar a ele a aparência desejada.

12. Lâmpada

Use uma cor forte para pintar o interior de uma caixa de vinho, coloque um papel de parede ou um estofamento externo. Na frente coloque uma folha de acetato; você pode moldá-la da forma que quiser.

Pulverize um spray branco com moderação para que a caixa pareça translúcida. No interior acomode luzes LED (que podem estar em guirlandas). Feche a caixa com a tampa de acetato e pronto, você tem uma lâmpada feita por reciclagem.

13. Mesa de cabeceira ou de centro

3 caixas empilhadas funcionam como uma mesa de cabeceira. Com uma quarta caixa (mas com todas unidas entre si), você obterá uma mesinha de centro bastante útil para guardar livros e revistas.

14. Caixa decoupage

decoupage é uma técnica baseada na colagem de imagens de papel em superfícies. Esse método é considerado uma arteterapia e, segundo um estudo publicado pela revista Procedimento de Desenvolvimento Comunitário, essa prática é tão divertida para as crianças quanto brincar com aparelhos eletrônicos.

Na transformação de caixas com decoupage você usará uma lixa fina para diminuir a aspereza da madeira. Com a tinta acrílica é possível mudar a aparência da gaveta.

Durante a secagem corte figuras de papel, embora também seja válido o uso de tecidos. Fixe os desenhos com cola branca e verniz com cola diluída em água. Adicione detalhes com marcadores e modelos.

Caixa decorada com técnica decoupage.
A técnica de decoupage é muito útil para transformar itens que parecem destinados ao lixo e dar a eles uma segunda chance na decoração.

15. Separador de ambiente

Colocar caixas de madeira em espaços pequenos é uma boa ideia para separar ambientes. Disponha-as de forma a harmonizar com o local, apoiando-as com plantas, imagens e elementos variados.

Como construir uma caixa de madeira?

Você pode precisar reformar a caixa de madeira para um novo uso. Se for esse o caso, serão necessários os seguintes itens:

  • Tábuas de madeira.
  • Fita métrica ou régua.
  • Lápis.
  • Serra manual ou circular.
  • Martelo.
  • Grampeador para madeira.
  • Pregos de acabamento.
  • Massa de madeira.
  • Lixa.

Decida qual será o tamanho da caixa e com base nisso meça e marque as tábuas. Corte as dimensões medidas com a serra. Junte as peças em ângulos retos, usando cola e grampos para segurar. Em seguida martele os pregos de acabamento.

Tenha uma tábua preparada para ser a tampa. Apoie a madeira com uma dobradiça cujo rolo vá para fora e encaixe-a nas laterais e na parte superior da caixa, para que ela possa abrir e fechar sem problemas. Preencha os buracos dos pregos com massa e lixe quando já estiver seco.

Por que reutilizar caixas de madeira?

As peças feitas com madeira têm um longo ciclo de vida e milhares de possibilidades de reaproveitamento. No caso das caixas, caso estas possuam o certificado FSC Reciclado, existe uma comprovação de que elas aliviam a pressão de demanda em fontes de material virgem e colaboram com a proteção das florestas do mundo, conforme destaca o Forest Stewardship Council.

E você não apenas estará cuidando do meio ambiente. Ao reciclar e decorar caixas de madeira, você não gasta dinheiro com móveis novos ou acessórios para a casa.

Pode interessar a você...
Como saber se a madeira tem caruncho?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como saber se a madeira tem caruncho?

O caruncho é um dos grandes inimigos da madeira. Os buracos e túneis criados por eles não são perceptíveis até causarem danos significativos.