Como fazer uma mesinha lateral?

As mesas laterais são essenciais em casa porque são muito práticas e acrescentam estilo. Aprenda como fazer uma você mesmo!
Como fazer uma mesinha lateral?

Última atualização: 02 dezembro, 2021

Fazer uma mesinha lateral é uma ótima ideia. É uma peça funcional e acrescenta estilo à decoração. Esses tipos de mesas complementam muito bem diferentes espaços. Elas são muito úteis para colocar objetos como vasos, livros ou qualquer outro tipo de elemento decorativo.

Além disso, as mesinhas laterais ajudam muito, pois dão espaço para colocar itens como pratos de comida, controles de televisão, copos, etc. Da mesma forma, são fáceis de mover e fabricar.

As mesas auxiliares existem há milhares de anos na vida dos seres humanos devido à sua grande utilidade; Pode-se dizer que é o primeiro móvel desenvolvido pelo homem. Há até passagens bíblicas de 895 aC que falam sobre a preparação das casas e o uso de mesas auxiliares, segundo o livro História Ilustrada do Mobiliário: do início ao presente.

Mesinha lateral de madeira e metal

Metal e madeira são uma combinação que nunca falha. Combina muito bem com uma decoração de estilo rústico ou industrial. Além disso, são materiais que se preservam bem ao longo do tempo, são baratos e podem ser facilmente mantidos.

Materiais

Os itens para fazer uma mesa lateral de madeira e metal são fáceis de encontrar. São várias opções de acabamento que você mesmo decidirá de acordo com o estilo da sua casa.

Por exemplo, você pode usar madeira natural ou pintá-la. O mesmo se aplica ao metal. Aqui está a lista de coisas que você deve conseguir:

  • Um pedaço redondo de madeira.
  • Tubos hidráulicos de cobre de tamanho médio.
  • Parafusos.
  • Braçadeiras de aço.
  • Tinta ou verniz de sua preferência.
Mesa lateral reciclada.
As mesas auxiliares podem feitas com elementos reciclados ou reaproveitamento de materiais.

Passo a passo

  1. Prepare a madeira: a primeira coisa que você deve fazer é adaptar a peça de madeira de forma que se adapte ao seu gosto. Você pode lixar, pintar e dar a forma que você mais gosta. Além disso, você pode usar um verniz que a proteja.
  2. Crie os pés: os tubos de cobre são um recurso muito versátil porque podem ser dobrados sem muito esforço e adquirir formas firmes. Assim, você pode criar pernas em forma de U com pontas dobradas para colar na madeira com os grampos.
  3. Cole os pés na mesa: o último passo é prender as pernas com segurança na mesa com a ajuda dos parafusos e grampos. Você deve certificar-se de que eles estão firmes e a uma boa distância um do outro.

Mesinha lateral de madeira e pneu

Pneus velhos podem ser um grande agente de poluição quando não são descartados de maneira adequada. Portanto, reciclar e reutilizar pneus usados é uma excelente ideia para mitigar seu efeito poluente e dar uma segunda chance de uso em casa. A seguir mostraremos como fazer uma mesa com um pneu velho.

Materiais

  • Pneu usado.
  • Lixa.
  • Verniz.
  • 2 peças redondas de madeira com o mesmo diâmetro do pneu.
  • Tinta.
  • Cola para borracha e madeira.
  • Parafusos.

Passo a passo

  1. Prepare muito bem o pneu: para que o pneu tenha um bom aspecto é fundamental que você faça uma limpeza profunda que elimine qualquer vestígio de sujidade.
  2. Pinte o pneu: escolha a cor que mais combina com a sua decoração e pinte o pneu. Certifique-se de que é uma tinta adequada para borracha. Se você usar uma tinta spray, será mais fácil conseguir um acabamento uniforme.
  3. Prepare as peças de madeira: uma servirá de tampa e a outra de base. É conveniente colocar verniz na tampa.
  4. Parafuse e cole os pés na base: use a cola e os parafusos para que os pés fiquem fixos e firmes na base.
  5. Cole as peças de madeira no pneu: coloque a cola na borda do pneu e prenda bem a base e a tampa. Deixe a cola secar até que as peças estejam totalmente firmes.
Recicle pneus.
Conseguir a reciclagem de pneus é uma grande contribuição para o meio ambiente.

Outras idéias de mesa lateral

Com um pouco de criatividade, engenho e dedicação, muitos itens podem ser reaproveitados para criar objetos úteis e bonitos para a casa. No caso das mesas auxiliares, é uma tarefa simples, pois não possuem muita complexidade.

Você não precisa ser um especialista em marcenaria para obter bons resultados, como os seguintes:

  • Mesa de pallet: As estruturas de pallet não requerem muita intervenção para ter boa aparência. Ela pode ser equipada com rodas para facilitar sua movimentação.
  • Tronco de árvore: se você quiser uma mesa com um estilo rústico e natural, pode aproveitar a base de um tronco para usá-lo como mesinha. É uma opção perfeita para uma casa de campo.
  • Revestir um pneu: você pode fazer o mesmo processo da ideia do pneu que explicamos antes, mas em vez de pintar o aro, você deve cobri-lo com uma corda. Isso lhe dará um toque boêmio.
  • Reaproveitar um baú antigo: os baús antigos são muito bonitos e adicionam um toque vintage à casa. Se você tem um baú que não sabe como usar, pode decorá-lo e usar como mesa lateral.

Experimente!

Agora que você sabe como fazer uma mesinha lateral, é hora de começar a trabalhar e ser criativo. As vantagens de construir você mesmo os móveis de sua casa são que você pode economizar dinheiro e colocar seu toque pessoal nesses projetos. Além disso, você pode passar um tempo divertido com sua família.

This might interest you...
5 ideias para reciclar móveis de madeira
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 ideias para reciclar móveis de madeira

Se você quiser economizar algum dinheiro, não hesite em transformar seus móveis de madeira antigos em verdadeiras joias. Mãos à obra!