Dicas para dar um estilo rústico à sala de estar

15 de fevereiro de 2019
Aqui estão algumas dicas para dar um estilo rústico para sua sala de estar de forma fácil e simples, mas bonita. Não perca!  

O estilo rústico tem uma grande vantagem: a sua atemporalidade. Motivo pelo qual é um estilo que sempre pode ser usado quando se quer decorar uma casa de forma aconchegante, tradicional, e acima de tudo em harmonia com a natureza. Por outro lado, este estilo é perfeito em áreas como a sala de estar ou living room.

Para isso não é necessário recorrer à típica lareira ou ao tapete de pele de vaca. Pelo contrário, você pode fazer sem essas coisas e, mesmo assim, conseguir uma decoração com estilo rústico

Dicas para criar uma sala com estilo rústico

Independentemente de termos uma casa de campo ou um apartamento na cidade, podemos incorporar facilmente o estilo rústico em nossos espaços de uma forma muito simples: procurando ornamentos feitos com produtos naturais.

No caso dos tecidos, recorremos às fibras mais “puras” e aos padrões de design mais tradicionais; enquanto eu no caso de objetos, recorremos à madeira, pedras, e certos toques em metal.

E como isso se transforma em uma sala de estar? Muito fácil. Vamos dar ver isso passo a passo. Em primeiro lugar, isso traduz-se em colocar um tapete de tamanho médio a grande, confeccionados de forma artesanal, com fibras naturais (juta, bambu, sisal, barbante, lã, entre outros tipos de tapetes) ou imitação (de couro, por exemplo).

O mobiliário deve ser principalmente “de descanso” (cadeiras, bancos, leitos) e, em segundo plano, tipo  “caixa”, ou seja, de armazenamento. Você também pode colocar móveis; ” uma mesa”? Sim, porque no estilo rústico estes não são os protagonistas.

Objetos com estilo rústico

A mobília

Embora o mobiliário deva ser ajustado proporcionalmente ao espaço da sala, o mobiliário rústico é geralmente amplo, com linhas sóbrias e materiais sólidos e, como mencionado acima, com acabamentos artesanais. Portanto, eles têm muita presença. Hoje em dia, o estilo rústico foi adaptado à corrente minimalista das seguintes formas:

  • Um único sofá ou espreguiçadeira e um móvel “mesa” (mesa de café). Os acessórios colocados aqui seriam objetos de madeira, cestaria, velas, um carpete de uma só cor, e uma planta de interior para dar um toque de cor.
  • Em vez de colocar móveis “caixa”, como vitrines e estantes, algumas prateleiras de madeira podem ser colocadas em uma das paredes da sala de estar (o comprimento dependerá do espaço disponível). E você pode incorporar acessórios de cerâmica feitos à mão em tons neutros e objetos de madeira. No que diz respeito ao mobiliário, este pode consistir em um sofá e uma pequena mesa de café, ou dois sofás e uma pequena poltrona.
  • Você também pode ter todos os elementos típicos de uma sala de estar: sofá, poltronas, mesa de café e prateleiras, mas minimizando o uso de objetos decorativos para não saturar o espaço.

Você também pode ler: 5 maneiras diferentes de fazer flores de materiais diferentes para decorar .

Quais são as cores características do estilo rústico?

  • Tons da terra: são todos aqueles que estão incluídos dentro dos tons de cores quentes, que variam do amarelo até o marrom. Portanto, inclui ocres, laranjas, rosas, vermelhos, marrom (marrons claros e escuros), além de certas tonalidades próximas ao cinza.
  • Cores neutras: branco, cru, osso, areia, bege, etc…

Embora estas sejam as cores características deste estilo, você sempre pode incorporar outras cores, como o azul e o verde. Por outro lado, podemos jogar com o branco e o preto para reforçar um tom, ou destacar um elemento em particular.

É muito conveniente aproveitar as diferentes tonalidades das cores base, para criar um ambiente uniforme, sem que isso se torne monótono.

Não perca a leitura: 6 dicas rápidas para a decoração de interiores

Chaves para criar um estilo rústico em um dois por três

Chaves para criar um estilo rústico em um dois por três

  • Incorpore peças unicolores de diferentes texturas. No sofá, por exemplo, você pode adicionar várias almofadas (de tamanhos diferentes) com texturas completamente diferentes, mas sempre dentro do natural. Além disso, recomenda-se sempre colocar um cobertor, para criar o efeito visual de convite ao descanso e ao recolhimento.
  • As plantas não são um requisito essencial, mas é sempre uma boa ideia incorporá-las porque dão um certo ar de frescor ao ambiente. Além disso, elas ajudam a criar facilmente a sensação de que você pode desfrutar da natureza no conforto do lar.
  • Não há necessidade de temer as diferentes peças: cadeiras de balanço, troncos, apoios de pés; já que estes reforçam o conforto e o calor do ambiente.
  • Se você tem paredes de tijolo ou cimento (sem acabamento) aproveite isso e destaque-as. Desta forma você terá outro elemento em sua decoração rústica, sem ter que fazer quase nenhum esforço.
  • Não é necessário fazer uma decoração especial nas paredes. Pintá-las com um tom neutro ou deixá-las completamente brancas funciona muito bem. No entanto se quisermos incorporá-las de maneira mais explícita na decoração, podemos colocar um papel de parede com um desenho de madeira, por exemplo.
  • A iluminação deve ser quente e, de preferência, fraca. Embora isso não seja uma regra. Por outro lado, as lâmpadas devem ser peças sóbrias, com acabamento em madeira, latão, ou ferro forjado.

Conclusão

Como você pode ter notado, é possível obter uma sala de estar com um estilo rústico através do tipo de elementos, e da disposição dos mesmos.

Hoje em dia, não se trata mais de recriar uma cabana, mas de gerar a ilusão de maneira mais sutil.

Claro, isso sempre dependerá do nosso gosto, mas o importante é que você pode encontrar uma forma de adaptar às “regras”.

  • Bärnthaler, T. Do It Yourself. Editorial: Phaidon, 2017
  • Michaels, M. Simple decorating. Editorial: Harvest House Publishers, 2014.
  • Wiking, M. The little book of hygge: the Danish way of to live well. Editorial: Timun Mas, 2018.