8 ideias de artesanatos para decorar uma festa infantil

Se você está planejando uma festa infantil, certamente terá que colocar sua criatividade e imaginação à prova para torná-la atrativa para as crianças. Aprenda a fazer artesanatos incríveis e divertidos!
8 ideias de artesanatos para decorar uma festa infantil

Última atualização: 04 Agosto, 2021

As festas infantis são momentos que criam memórias inesquecíveis para as crianças. No entanto, podem ser um desafio para os pais, pois envolvem uma longa preparação para torná-las atrativas e divertidas. Neste artigo apresentamos 8 ideias de artesanatos para decorar uma festa infantil de forma fácil e econômica.

Durante muito tempo os protagonistas na decoração de festas infantis foram os balões. No entanto, um relatório da Envirobites, organização que se dedica à divulgação científica sobre o meio ambiente, afirma que os balões representam uma preocupação global porque geram muita poluição.

Da mesma forma, a organização Greenpeace aponta que eles são perigosos para os animais marinhos. Os que são fabricados com látex levam cerca de 6 meses para se decompor e seu uso breve, que varia de alguns minutos a alguns dias, não justifica o seu impacto negativo.

Portanto, é preferível optar por alternativas de decoração com um menor impacto ambiental e com materiais reciclados. Aqui estão algumas dessas ideias.

Por que a festa infantil é importante para as crianças?

A Convenção sobre os Direitos da Criança, tratado ratificado por 195 países, aponta a necessidade de as crianças terem acesso a ambientes lúdicos e recreativos, pois este é um direito fundamental para uma infância ideal.

As festas infantis são ambientes que permitem que as crianças se divirtam com seus colegas e amigos. Como espaços de recreação, contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, físicas e emocionais. Além disso, aumentam a autoestima das crianças, fazendo-as se sentirem reconhecidas e valiosas.

Uma festa de aniversário é uma oportunidade de agradar uma criança e reconhecer suas qualidades e habilidades, o que é um aspecto fundamental de uma educação familiar positiva. É a ocasião ideal para agradecer pela sua vida e mostrar-lhe o quanto ela é valiosa para a família.

Decoração infantil
A forma mais tradicional de decoração para aniversários eram os balões, mas seu impacto ambiental fez com que eles caíssem em desuso.

8 artesanatos para decorar uma festa infantil

Uma festa infantil costuma se destacar pelas suas cores. As crianças passam por vários estágios de crescimento e seus gostos mudam com frequência.

Portanto, é provável que fiquem entusiasmadas com temas diferentes. É importante que você converse com seu filho a respeito de como ele gostaria que fosse a decoração da sua festa e que, juntos, vocês avaliem as opções.

Se, por outro lado, você deseja planejar uma festa surpresa, deve pensar nos gostos do seu filho, suas cores, livros ou programas preferidos. A seguir damos 8 ideias de artesanato para decorar uma festa infantil.

1. Pinhata de balão de papel

A pinhata é uma brincadeira de aniversário bem divertida! Ela é um objeto que fica pendurado no teto, cheio de guloseimas e surpresas. Quando estoura, os doces caem e as crianças pegam. Pode ser feita com balões de papel que são muito baratos, e podemos encontrá-los em papelarias ou lojas de decoração.

Devido ao seu formato redondo, um balão de papel pode se transformar em uma bola de futebol, um Pokémon, um monstro ou um favo de mel com o auxílio de papel colorido, tintas e marcadores.

2. Máscaras e cartazes com caixas de cereais

Esta é uma boa oportunidade para reciclar caixas de cereais ou produtos domésticos. Para isso, você deve desmontar as caixas e cortá-las em forma de máscaras ou cartazes.

Depois, você deve decorá-las e pintá-las de acordo com o tema que escolheu. Nos cartazes, você pode colocar mensagens engraçadas ou acessórios para tirar fotos, como bigodes, lábios, orelhas ou chapéus. Para que cumpram a sua função, você deve colar um palito para apoiá-los.

3. Souvenirs em tecido de algodão ou feltro

Para preparar as lembrancinhas do aniversário, você pode utilizar feltro. Este é um material muito versátil e barato. Com uma agulha, alfinetes de segurança e linhas coloridas, você pode fazer algumas lembrancinhas bonitas e vistosas ​​para dar às crianças que forem à festa.

Uma das melhores opções é fazer lembrancinhas de animais. Basta recortar a silhueta, os olhos e as manchas e unir as partes. Além disso, eles podem decorar a festa das crianças e serão entregues no final como despedida.

4. Guirlandas de papel

As guirlandas de papel são um dos artesanatos mais fáceis de fazer. Você só vai precisar de lã, corda e cola. A primeira coisa que você deve fazer é escolher um tema. Podem ser super-heróis, frutas, flores ou até triângulos simples.

Você deve recortar diferentes figuras e decorá-las. Você pode escrever o nome do homenageado ou “feliz aniversário” nas figuras. Então, você vai colá-los na corda e pendurá-los para decorar. A melhor parte é que eles podem ser dobrados e guardados para a próxima celebração.

5. Moldura para fotos com caixa

Em uma época em que as redes sociais são tão populares, uma moldura de foto não agradará apenas às crianças, mas também aos pais. Além disso, é muito fácil de fazer.

Você só precisará de um papelão, que pode sair de uma caixa. Você deve escolher um tema para decorar a moldura; dinossauros, animais, personagens de filmes e monstros são algumas ideias simples.

Por fim, você deve fazer círculos do tamanho aproximado das crianças da idade da festa infantil, para que elas possam colocar a cabeça e tirar a foto.

Não deixe de ler também: Os benefícios do desenho para as crianças

6. Centros de mesa com rolos de papel

Costumamos jogar fora os rolos de papel higiênico ou de cozinha. Porém, devido ao seu formato, podemos reciclá-los e usá-los na decoração da festa infantil, como centros de mesa ou jogos. Com papelão, tintas, lã e marcadores coloridos, é possível transformá-los completamente.

Se recortarmos e colarmos os triângulos nas laterais, é possível criar um foguete. Colocando orelhas, pelos e chapéus sobre eles, criaremos simpáticos animais, como cachorros, unicórnios, girafas ou leões. Ao adicionar asas, eles se tornam borboletas ou abelhas.

Bolo para festa infantil
O bolo de aniversário é um alimento, mas também é um elemento da decoração que podemos usar com engenhosidade.

7. Alimentos em forma de animais

A mesa de doces e o bolo de aniversário são elementos essenciais em uma festa infantil. Se também os enfeitarmos de uma forma agradável e bonita, serão mais elementos da decoração. Para isso, um bom truque é fazer petiscos de forma criativa.

Você pode fazer bonecos de neve de marshmallow, salsichas em forma de polvo, morangos pontilhados de chocolate para parecerem insetos, sanduíches em forma de urso ou colocar olhos nos recipientes para parecerem monstros divertidos. Deixe a sua imaginação voar e busque inspiração na internet.

8. Babados de papel

Os babados e as cortinas de papel são muito fáceis de fazer e ajudam a decorar os batentes das portas, paredes ou mesas. Existem muitas possibilidades de fazê-los.

Uma delas é cortar longas tiras de papel de várias cores, arrumá-las em forma de arco-íris e uni-las a uma longa tira para colar em uma moldura ou mesa. Isso vai ficar bem com um tema de unicórnio, por exemplo.

Outra opção é recortar figuras de várias cores (corações, bolas, borboletas, flores ou frutas) e uni-las com um fio para formar uma tira. Depois, várias dessas tiras podem ser coladas no teto ou nas paredes.

Faça com que a criança participe ao decorar a sua festa infantil

Depois de aprender sobre diferentes artesanatos para decorar uma festa infantil, você pode pedir ao seu filho que trabalhe em equipe para fazer as opções que mais gostar. Esta atividade vai ajudar a estimular a sua criatividade, responsabilidade e promover uma boa autoestima, pois ele sentirá que está contribuindo para uma atividade importante. Além disso, vocês passarão bons momentos juntos.

Pode interessar a você...
Como fazer uma cortina infantil com restos de tecido?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como fazer uma cortina infantil com restos de tecido?

Aproveite os restos de tecido que ficam pela casa e recicle-os. Aprenda a seguir como fazer uma cortina infantil com muito estilo.