Como fazer uma decoração com fotos bonita e original

18 Novembro, 2020
As fotografias são uma ótima maneira de decorar os diferentes cômodos da sua casa. Use-as para proporcionar um ar único e personalizado ao ambiente.

Para criar um lar diferente que mostre a nossa personalidade ao mundo, devemos deixar a nossa imaginação correr solta! Sejamos criativos e nos expressemos através de fotos, flores, quadros, gravuras, almofadas e qualquer objeto decorativo. Você está em busca de ideias para usar fotos na sua decoração de forma original? Então não perca estas dicas.

Você pode usar alguns elementos de sua casa para fazer isso facilmente. Quer saber mais? Você vai adorar!

Aprenda a fazer uma decoração original com fotos

1. Fotografias de tamanhos diferentes

Quadros na parede
Brinque com os tamanhos e texturas dos quadros para dar uma aparência diferenciada ao ambiente.

Normalmente, tendemos a pendurar fotos de tamanhos semelhantes e dispor os quadros simetricamente. Mas o que aconteceria se usássemos não apenas quadros de tamanhos diferentes, mas também com cores e texturas diferentes? Junte-se a esta tendência e organize suas fotografias como visto na imagem que ilustra este tópico.

2. Quebra-cabeças com fotos como parte da decoração

Com você bem leu, você pode criar quebra-cabeças com suas melhores fotos e depois decorar a sua casa com eles. Você vai se divertir ao montá-los! Se você não gosta de fazer quebra-cabeças, que tal dividir uma foto em três ou quatro quadros?

Leia também: A decoração grunge: estilo e modernidade

3. Brinque com o batente da porta

A porta costuma ser um espaço que não decoramos. Hoje, propomos mudar essa situação. Imprima suas fotos favoritas em tamanhos diferentes, em cores e em preto e branco. Em seguida, organize-as em torno da porta, seguindo o contorno da moldura. 

4. Faça uma guirlanda

Fotos penduradas na parede
As guirlandas são ótimas ideias para decorar de forma original com fotos do tipo Polaroid. Você pode até adicionar luzes!

Adoramos essa ideia pela sua simplicidade. Você precisa de um fio forte e pequenos clipes de madeira. Depois, basta colocar o fio em algum lugar da sala, contra a parede, e começar a decorar com as fotos. Você pode até incorporar qualquer objeto que lhe permita dar um pouco mais de cor e personalidade ao ambiente.

Você também pode usar tiras de luzes para preparar as guirlandas, assim você obterá uma iluminação íntima e diferente e, além disso, com um toque muito pessoal!

5. Colagem de fotos

Quem disse que as fotos precisam ser enquadradas? Faça um desenho na parede e preencha-o com fotos. As opções são múltiplas: você pode fazer um coração, a Torre Eiffel, uma casa ou o que você puder imaginar! Quer outra ideia? Escreva uma frase significativa para você no meio das fotos. Vai ficar sensacional!

6. Quadro de colagem

Decorar de forma original com fotos não é tão complicado quanto você imagina. Se você não quiser fazer grandes alterações na sua casa porque gosta de variar a decoração com frequência, pode criar quadros de colagem com fotos.

Nós daremos uma ideia para a qual você precisará de quatro quadrados iguais. Pegue 4 folhas que caibam nas suas molduras. Desenhe em cada folha uma letra da palavra AMOR e preencha cada uma com pequenas fotografias. Organize cada colagem em uma moldura e pendure-as da maneira que você mais gostar.

7. Mosaico com fotos Polaroid

Mural de fotos
Prepare uma colagem com fotos e reúna as que são mais importantes para você.

Uma placa de cortiça pode ser tudo que você precisa para decorar de forma original com fotos. Se você tem uma Polaroid em casa, use-a! Caso contrário, é possível imprimir suas fotos em formato Polaroid. Quando você tiver suas fotos, posicione-as na cortiça de uma maneira um pouco desorganizada, para dar uma atmosfera mais descontraída à sua decoração.

8. Não se esqueça dos cantos das paredes

Assim como as portas são negligenciadas na decoração, os cantos das paredes sofrem o mesmo destino. Normalmente, nos concentramos em colocar fotos no meio das paredes, mas mudar o foco pode mudar o estilo de uma sala inteira!

Escolha suas melhores fotos, enquadre-as e brinque com elas, colocando-as nos cantos entre duas paredes, algumas em uma parede e outras na oposta. Você vai ficar surpreso com o resultado!

9. Fotografias nas escadas

Talvez essa não seja a mais original das nossas ideias, mas ela nunca sai de moda! Aproveite o espaço esquecido ao lado da escada para expor suas melhores fotografias. Sem dúvida, é uma boa maneira de ir para a cama (ou levantar) com um grande sorriso.

10. Almofadas com fotos como parte da decoração

Almofadas divertidas
Outra opção decorativa é criar seus próprios itens personalizados, como almofadas.

Outra maneira de decorar de forma original com fotos é usar almofadas personalizadas! Escolha uma foto que você ame, seja uma paisagem, seus filhos ou seu animal de estimação, e transforme essa memória em uma almofada bonita e confortável para dar um toque pessoal ao seu quarto ou sofá.

Talvez você possa se interessar: Como fazer almofadas com camisetas recicladas

11. Decoração com fotos penduradas

Você gosta da chamada decoração ecológica? Então, junte-se a essa tendência criando um mural de fotos penduradas. Você precisará de um varão longo e forte o suficiente para segurar as decorações, barbantes fortes e fotografias.

  • A ideia é unir as fotografias com o fio, fazendo três ou quatro tiras de fotos, dependendo do tamanho da decoração desejada.
  • Em seguida, amarre as cordas das tiras fotográficas no varão e pendure-o na parede.

12. Conte uma história com fotos

Se você colocar vários quadros com fotos detalhadas sobre o mesmo assunto, poderá contar uma história de maneira original. Por exemplo, você pode colocar a foto da espuma de um café, de uma mão na xícara, de lábios bebendo… Deixe a sua imaginação correr solta!

Fazer uma decoração original com fotos é muito mais fácil do que você imaginava, não? Abra a sua mente, olhe para o seu quarto e deixe a sua personalidade se expressar. Você ficará surpreso com o resultado!

  • Vaivasuata. (2013). Diferencia entre diseño interior y decoración interior.
  • Garrido, S. G. (2010). Diseño como materialización de la identidad 1. Revista Internacional de Investigación, Innovación y Desarrollo En Diseño.
  • Pérez Jaimes, A. E. (2004). Diseño interior: solución integral a los espacios. (Spanish). INTERIOR DESIGN: INTEGRAL SOLUTION FOR SPACES. (English).
  • Mendoza, E. (2017). Diseño de Interiores. Manual de Diseño de Interiores.