Dê um toque rústico à sua casa

6 de março de 2019
Você sabe o tanto de coisas que pode fazer com uma corda? Dê uma olhada nestes conselhos e dê um toque campestre a sua casa.

É possível dar um toque rústico à casa? Se falamos de decoração, as possibilidades são praticamente ilimitadas. Muitos objetos da vida cotidiana, cuja presença jamais imaginaríamos em um elemento decorativo, podem ser usados com estas finalidades. Confira algumas ideias

Como dar um toque rústico à sua casa usando somente uma corda?

1. Faça uma lâmpada rústica com uma corda

Esta bela opção para iluminar seus espaços é bem atrativa e simples. Para fazê-la, basta contar com uma corda fina de um comprimento considerável (aproximadamente 2,5 metros), uma pinhata, cola e um soquete.

  • Em primeiro lugar, infle a pinhata e desenhe o contorno do soquete em uma parte dela.
  • Logo depois, cubra-a com cola e cole a corda dando voltas ao redor de maneira desordenada.
  • Assim que tiver obtido a forma que desejar, volte a passar cola por cima da corda.
  • Por outro lado, deverá deixar a cola secar para que a lâmpada tome forma definitivamente.
  • Finalmente, arrebente a pinhata e introduza o soquete, que irá conectado com um extensor e um tubo cobertor até o teto.

2. Toalha de mesa de corda

Contando com somente uma corda de grossura média poderemos fazer bonitas toalhas de mesa individuais para a cozinha ou jardim. 

Por exemplo: são ideais para acompanhar um churrasco no quintal com um jogo de cadeiras e mesa de madeira.

Criá-las é extremamente simples:

  • Em primeiro lugar, coloque silicone quente no lado externo da corda à medida que vai formando um círculo em forma de “caracol” com ela.
  • Se o fizer menor, pode criar descanso de copos magníficos.
  • Assim que chegar ao final, terá uma bonita toalha individual. Só basta secá-la e colocá-la onde você quiser.

Não deixe de ler: Decoração de interiores: truques surpreendentes

Carpete feito de corda dá um toque rústico

3. Decore seus vasos com corda

Dependendo do tamanho do vaso que for decorar, você deverá escolher a grossura da corda ideal. Em geral, a mais recomendada é a fina, já que traz um aspecto mais delicado para a peça final.

O processo é muito simples:

  • Em primeiro lugar, coloque tiras verticais de fita dupla face em diferentes pontos do vaso; também pode optar por fazer linhas de cola.
  • Assim que enrolar a corda, esta ficará firme e não se moverá depois. Devemos começar da base e ir subindo.

Uma ideia fantástica é a de enrolar fios de cores em diferentes partes da corda à medida que subimos. Assim daremos um toque colorido precioso ao vaso.

Sem dúvida alguma, se você tiver duas cordas de diferentes cores e deseja combiná-las, não hesite!

4. Espelho com corda

Você sabia que pode dar um aspecto muito original ao seu espelho somente o decorando com corda? É bem fácil, até mesmo se começar do zero, como detalharemos a seguir.

  • Pegue um espelho, somente o vidro, claro, sobre uma base de papelão; pode utilizar silicone quente para isso.
  • Logo depois, como fizemos no ponto 2, comece formando um círculo em forma de caracol ao redor deste. Coloque apenas um pouco de silicone para que a corda grude no papelão.
  • Finalmente, basta cortar o papelão quando conseguir o diâmetro que pretendia com a corda. 

Se desejar, pode pintar a corda com tinta aerossol; nesse caso, lembre-se de colocar um papel para não manchar o espelho. Pendure-o e pronto!

5. Estante com paletes e cordas

Caixas de madeira servem para dar um toque rústico

Os paletes são elementos indispensáveis na hora de criar com madeira; além disso, podem trazer um toque rústico para sua casa usando somente uma corda e este simples elemento. O melhor desta ideia, ainda que possa ser mais complexa que as demais, é que resulta extremamente útil e econômica.

Confira também: 7 ideias de decoração fáceis, bonitas e econômicas

Para criar uma estante com paletes:

  • Em primeiro lugar terá que desmontá-los e cortar tábuas de diferentes larguras; estas serão estantes depois. É claro que devemos ter muito cuidado neste momento e devemos pedir ajuda se não temos domínio das ferramentas que formos usar.
  • Por outro lado, perfure as esquinas e passe uma corda através das tábuas que for usar. A quantidade justa costuma ser de 3 a 4, para que conservem a estabilidade.
  • Também deverá colocar ganchos ou argolas no teto; estes devem coincidir com a posição dos furos das tábuas.
  • Finalmente, passe duas cordas justo na metade das argolas. Faça um nó para evitar que soltem e depois coloque as tábuas na mesma altura de cada lado. 
  • Novamente, prenda bem com um nó na parte de baixo.

Em conclusão, dar um toque rústico à casa usando somente uma corda é possível e barato. Além disso, será uma atividade muito relaxante se o trabalho manual te agrada. Mãos à obra!

  • Gram-Hanssen, K., & Bech-Danielsen, C. (2004). House, home and identity from a consumption perspective. Housing, Theory and Society. https://doi.org/10.1080/14036090410025816
  • Attfield, J. (1989). Home: A short history of an idea. Journal of Design History. https://doi.org/10.1093/jdh/2.1.48
  • Clarke, J. (1991). The Houses of Roman Italy, 100 B.C.-A.D. 250: Ritual, Space, and Decoration. Revue belge de philologie et d’histoire.