Decoração de interiores: truques surpreendentes

· 6 de fevereiro de 2019
Assim como existem algumas regras para ter em mente, sempre há exceções e truques que podemos aproveitar para fazer de nossa casa um lugar verdadeiramente bonito.

O lar, para muitos, vai além de ser o local de descanso e armazenamento de nossos objetos pessoais. É um espaço mágico que nós condicionamos, de acordo com nossas necessidades e gostos. Para ajudá-lo a conseguir um resultado espetacular, compartilhamos os seguintes truques de decoração.

Truques de decoração de interiores

A regra das alturas

Um dos truques de decoração que você pode colocar em prática a partir de agora é a regra da altura. Consiste em colocar objetos de diferentes tamanhos sobre as superfícies planas e procurar não juntar dois objetos com a mesma altura. Por exemplo: se em uma mesa há três vasos de flores, eles não devem se localizar no mesmo lugar se tiverem a mesma altura.

Consequentemente, na hora de decorar uma mesa, o melhor é ter a variedade no tamanho dos objetos. Tal como acontece na natureza, na diferença se encontra a harmonia.

Porém, toda regra tem sua exceção. Se você quiser colocar vários objetos da mesma altura em uma superfície, pelo menos se assegure de que variem de forma. Assim oferecerá uma visão diferente.

Decoração de interiores: truques surpreendentes para decorar

As linhas verticais

Use as linhas verticais para dar mais altura. Independentemente do tamanho do espaço que você tem, se você jogar com as linhas verticais criará um espaço visualmente amplo.

Esse truque funciona especialmente na hora de decorar as paredes. Não só porque ajuda a maximizar as alturas, mas também porque cria uma ilusão de maior brilho e simetria. Do mesmo modo que acontece quando os interiores têm um teto alto.

A partir das linhas verticais de um ponto focal em concreto (que pode ser um quadro, um móvel ou um outro tipo de acessório), distribuímos e desenhamos o resto dos elementos do quarto. Assim, podemos encontrar salas que põem seu centro em um sofá, outras em um quadro, e outras em uma lâmpada de pé.

Um truque que se deriva do uso correto das linhas verticais é o uso da própria estatura como a referência. É usado para pendurar quadros, colocar prateleiras e localizar estantes.

Nesse sentido, imagine que um quadro fica muito alto, com certeza você não poderia apreciá-lo de maneira confortável. Por esse motivo, tomar como referência a própria altura é conveniente na hora de colocar os objetos à vista.

Também pode te interessar: 6 dicas para decorar quartos pequenos

O ponto de encontro

O terceiro dos truques de decoração é o uso de um elemento comum que dá coesão a todo o cômodo. Se trata de um detalhe que funciona como o link central de uma cadeia. Na maioria dos casos, é uma cor específica, mas pode ser muitas outras coisas. Por exemplo, defina um motivo específico: floresta, estampa de animal, um material como a madeira, etc.

Deve-se destacar que, embora não costume ser comum, uma textura também supõe um ponto de encontro na decoração de interiores. Por exemplo, almofadas e cortinas de seda em uma sala geram uma sensação de unidade no ambiente. Claro, este aspecto se verá reforçado pelo uso da cor e outros fatores.

A regra dos ímpares e as escadas

Embora os elementos possam ser colocados em pares, o uso de números ímpares é muito mais dinâmico à vista. Na decoração de interiores as composições constituídas por três elementos triunfam. A mais popular é a de: um vaso, uma vela ou uma lâmpada e um livro.

Da regra dos ímpares se deriva outra que consiste em criar escadas. Organize os objetos de forma que eles pareçam ser colocados em diferentes etapas, mesmo que estejam na mesma superfície.

Decoração de interiores: truques surpreendentes para sala

A iluminação perfeita

Outro dos truques da decoração de interiores gira em torno da iluminação. É bem sabido que a luz natural deve ser usada o máximo possível.

Cuide da escolha de suas lâmpadas. Certamente, o tipo de lâmpada faz com que o tom da luz varie (sendo assim mais frio ou mais quente), mas há uma questão além disso a ser levada em conta.

Leia também: 5 luminárias decorativas super originais

A iluminação perfeita é obtida através do uso da luz. Isso implica em não colocar nenhum elemento que possa ser interposto entre a entrada da luz e o interior. Mas também, observe o ambiente em diferentes momentos do dia e coloque as lâmpadas em lugares onde a luz não chega a ser projetada.

Esses truques nos ajudam a aproveitar os diferentes espaços e a alcançar um ambiente agradável, bonito e acolhedor. Portanto, não hesite em colocar em prática e aproveitar esses truques. Depois de tudo, um espaço com uma estética agradável pode dar origem a muitos momentos especiais.