O frasco da calma: uma artesania espetacular para os seus filhos

· 12 de julho de 2018
O frasco da calma é uma ferramenta terapêutica que pode ajudar a proporcionar tranquilidade nos momentos de estresse e raiva com as crianças. Te contamos como fazer isso em casa.

Acalmar uma criança em plena birra é uma das tarefas mais estressantes que podemos enfrentar. Às vezes, ainda que queiramos ter toda a paciência do mundo, sentimos que a situação nos foge ao controle quando chora desesperadamente. Isso é fácil de solucionar com o frasco da calma.

Como podemos agir nestes casos? Antes que a angústia nos invada, seria bom pôr em prática um segredo curioso para acalmá-lo de forma quase que instantânea: o frasco da calma. Este revolucionário invento promete tranquilidade quando nada funcionar.

Foi desenhado pela reconhecida pedagoga italiana Maria Montessori e continua sendo uma das ferramentas preferidas para combater a angústia e raiva nas crianças. A seguir queremos contar em detalhes quais são seus benefícios e como fazer em casa.

O que é o frasco da calma?

O frasco da calma é um interessante método que se criou com a finalidade de controlar a raiva das crianças. Porém, mais além disso, se destacou como um elemento de relaxamento para os pais, que também se beneficiam com seu curioso efeito.

Frascos da calma luminosos

Esta interessante ferramenta funciona de forma similar a outras técnicas para paliar o estresse, visto que despeja a mente e proporciona tranquilidade. De fato, se compara com os efeitos da ioga, da meditação e outras práticas milenares para a saúde mental.

Agora, o frasco da calma não é um elemento caro que deve ser adquirido em algum lugar específico. Ainda que o mercado possa oferecer algumas opções, quase sempre se prepara em casa com uma garrafa de plástico, cola e purpurina.

O resultado é um frasco cheio de flashes que as crianças podem agitar em um momento de estresse ou raiva para se distraírem e relaxarem. Ainda, seu uso facilita a comunicação e permite ensinar a respiração profunda como complemento para sentir a calma.

O que é valorizado deste recurso antiestresse? Que seu uso não constitui um castigo. Devido ao fato de que é uma terapia para distrair e tranquilizar o pequeno, é de grande utilidade para enfrentar as birras sem ter que tomar medidas tão drásticas.

Leia também: Por que algumas crianças se comportam mal na presença de sua mãe?

Benefícios do frasco da calma

Em seu momento, a criadora do frasco da calma, Maria Montessori, explicou que este artefato é um invento que permite às crianças entre dois e cinco anos organizar e centralizar seu sistema nervoso em um estímulo concreto.

Frasco da calma luminoso

Quando o pequeno está estressado, seu ritmo cardíaco e respiratório se aceleram, e sua mente fica bloqueada, “em branco”. Mas, uma vez que começa a observar a queda lenta dos brilhos, se produz um modelo visual que inconscientemente ordena o cérebro a reduzir a agitação.

Por outro lado, este exercício simples estimula a capacidade de concentração do menor e estabiliza seus níveis de energia. Devido a isso, seu uso costuma ser recomendado para viagens longas ou momentos em que acontece uma espera prolongada.

Em resumo, os benefícios do frasco da calma para as crianças são:

  • Regula as emoções e controla o estresse.
  • Canaliza a ansiedade e diminui a respiração acelerada.
  • Estimula a capacidade de concentração e aumenta a energia.
  • Relaxa a mente e cria hábitos de sono saudáveis.
  • É um método de calma mas também de autodescoberta para reconhecer os sentimentos.
  • Funciona em crianças com risco de hiperatividade.

Como fazer um frasco da calma para o meu filho em casa?

Como já havíamos mencionado, fazer um frasco da calma só requer uns materiais básicos, que em geral já temos em casa ou podemos adquirir em uma papelaria. Os passos para seu preparo são muito simples e não te tiram muito tempo. Mãos à obra!

Menina segurando o frasco da calma

Materiais

  • Um pote de plástico com tampa.
  • 2 colheres de sopa de cola com purpurina (30 g).
  • 2 colheres de sopa de purpurina (cor a sua escolha) (30 g).
  • 1 gota de corante para comidas.
  • Água quente.
  • Xampu para crianças transparente.
  • Pistola de cola quente.

Talvez te interesse ler: De quais materiais devem ser os brinquedos para bebês?

Instruções

  • Adicione todos os materiais dentro do frasco (exceto a pistola de silicone), deixando um dedo de ar para que os elementos se movam quando agitar.
  • A seguir, cole a tampa com a pistola de silicone e se assegure de que a garrafa esteja bem fechada.
  • Se desejar, antes de fechá-la pode adicionar pequenos brinquedos, figuras ou pinturas fluorescentes. O mais importante é que nenhum dos materiais seja tóxico.

Ainda não provou este método de calma para o seu filho? Não deixe de tentar! Lembre-se de que poderá usá-lo sempre que as birras saírem de controle.