Como decorar sua casa com mandalas

A seguir mostraremos como você pode desenhar e decorar sua casa com mandalas para dar um toque original, novo, colorido e harmonioso.

A decoração com mandalas não é apenas uma tendência boêmia ou oriental. Também podem ser usadas em espaços onde falta um toque de cor ou onde as formas são uniformes demais.

Esses elementos tão chamativos são mais simples de elaborar do que se pensa. Tudo se trata de darmos uma oportunidade e de deixar nossa imaginação voar.

As mandalas são desenhos constituídos por formas geométricas e simétricas, em geral. Estruturam-se com base em padrões e estão muito relacionadas com o mundo interior e a espiritualidade humana. A rigor, a palavra significa, em sânscrito, “círculo”.

Não existem regras na hora de colorir. Razão pela qual são muito populares. Além disso, nos dão grande satisfação durante o processo criativo. Para conseguir fazer a sua, serão necessários alguns materiais básicos de desenho, tais como:

  • 1 régua.
  • 1 lápis.
  • 1 compasso.
  • 1 folha de papel.
  • 1 borracha.
  • Lápis colorido, tinta guache e marcadores.

Instruções para desenhar uma mandala

1. Desenhe um quadrado

A primeira coisa que você deve fazer é desenhar um quadrado do tamanho que preferir. Você deve ter em conta que, quanto maior for o quadrado, mais detalhes você pode adicionar ao seu desenho. Levando isso em conta, é recomendável que você faça um quadrado de 20 cm.

Quadro para desenhar mandala

2. Una vértices e pontos

Em seguida, você deve desenhar um ponto bem no centro da folha. Utilize uma régua e o lápis para unir os vértices e o ponto médio de cada lado, olhe o exemplo (a metade deste é 10 cm).

Quadro para desenhar mandala

3. Marque os pontos para desenhar os círculos

Em seguida, você deve desenhar uma série de círculos em torno desse ponto. A maneira mais fácil de fazer isso é com um compasso. Caso não tenha um desses, use a régua.

Com a régua, meça 1,5 cm (você deve escolher a medida dependendo da sua preferência), à direita, à esquerda, acima e abaixo desde o ponto central. Depois desenhe outro ponto a 4 cm do centro.

Faça uma marca com essa mesma distância na parte superior, debaixo, à esquerda e à direita do ponto central. Faça o mesmo, medindo 9 cm desde o ponto central. Leve em conta que a sequência de pontos deve ser equidistante em relação ao centro do desenho.

Quadro para desenhar uma mandala

4. Desenhe os círculos

O passo seguinte você fará com a ajuda de um compasso, unindo a sequência de pontos em três círculos, conforme o exemplo.

Começo de desenho de mandala

5. Faça seus primeiros desenhos

Não tenha medo de ser levado por sua criatividade na hora de desenhar o que melhor expressar seus sentimentos. Você pode começar de dentro para fora ou vice-versa.

Desenho para decorar a casa com mandalas

6. Repita os padrões

Repetir e reutilizar os padrões é fundamental para dar unidade ao desenho final. Por exemplo, se você fizer um círculo em uma das linhas, lembre-se de voltar a fazê-lo exatamente no mesmo lugar nas demais linhas. Assim terá um efeito melhor.

Desenho para decorar a casa com mandalas

7. Adicione novas e diferentes formas

Neste ponto, deixe a criatividade se impor acima de tudo. Adicione novas formas, folhas, gotas, triângulos, círculos, borboletas ou o que vier à sua mente.

Desenho para decorar a casa com mandalas

8. Apague as linhas de guia

Assim será melhor para que apenas os traços escuros do marcador sejam vistos.

Desenho de mandalas

Pronto! Quando tiver terminado, comece a colorir a mandala como preferir.

Como decorar sua casa com mandalas?

Você pode utilizar diversos elementos com mandalas para decorar a sua casa. Além de elas fornecerem um toque de cor e criatividade aos espaços, também harmonizam muito bem os ambientes.

Por exemplo, se nossa decoração for minimalista ou estiver baseada em tons neutros, podemos procurar almofadas com mandalas que tenham dourado e tons pastéis.

Lembre-se de que, hoje em dia, os desenhos disponíveis são muito variados e não se limitam à ideia original, com as cores dos 7 chacras.

Agora sim, você pode aproveitar para aplicar acessórios nas mandalas para destacar certas superfícies.

A seguir diremos quais são elas:

  • Na mesa. As toalhas de mesa com mandalas ficam lindas tanto em superfícies de madeira como de granito.
Mesa decorada com mandalas

  • Em sua cama. É possível encontrar mantas, almofadas, edredons e outras roupas de cama decoradas com mandalas.
  • Em quadros.Você pode juntar vários quadros pequenos com mandalas diferentes ou pode optar por um grande.
Sala de casa decorada com mandalas

  • No chão, como os tapetes. Funcionam muito bem tanto para a parte interna como externa da casa.
  • Nas paredes. Esta é uma opção mais ousada e, sem dúvidas, é indicada aos mais habilidosos em trabalhos manuais. Há muitas pessoas que curtem desenhar sua própria mandala nas paredes como parte da decoração.
Recomendados para você